domingo, 23 de setembro de 2012

Galo e Grêmio ficam no empate em jogo amarrado

Empate foi ruim para as duas equipes, que ficaram ainda mais distantes do líder Fluminense, que está com 56 pontos no Campeonato Brasileiro
LANCEPRESS! - 23/09/2012 - 20:28 Belo Horizonte
Ronaldinho não conseguiu levar o Galo à vitória (Foto: Gil Leonardi) Candidatos ao título, Atlético-MG e Grêmio fizeram um jogo de muita força no ataque, mas com as defesas levando a melhor. Desta forma, o placar não poderia ser diferente do 0 a 0 neste domingo, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. O resultado não alterou a posição das duas equipes na tabela de classificação, porém ambos se distanciaram do Fluminense, que está com 56 pontos, enquanto os mineiros alcançaram 52 pontos, com um jogo a menos, e os gaúchos, 49.
O Galo enfrenta o Flamengo em jogo adiado do primeiro turno nesta quarta-feira, 26 de setembro, no Engenhão, e o Grêmio encara o Santos em casa, no próximo domingo.
Primeiro tempo
Atlético-MG e Grêmio mostraram porque possuem bom aproveitamento neste Brasileiro. As duas equipes tentaram usar suas melhores armas para abrir o placar. Pelo lado do Galo, Ronaldinho Gaúcho inspirou-se na homenagem que a torcida fez para sua mãe - uma bandeira de apoio à Dona Miguelina - e comandou as ações de ataque do time, sempre tentando municiar Bernard pela esquerda e as subidas de Carlos César.
Foi do lateral-direito a melhor chance atleticana, quando recebeu de R49, entrou na área gremista e mandou uma bomba, que bateu na trave de Marcelo Grohe. Outros bons lances do Galo foram com Guilherme, que chutou em cima do arqueiro tricolor, e um bom arremate de fora da área de Leandro Donizete, defendido por Grohe.
O Grêmio não ficou acuado e teve algumas tentativas de revide aos ataques atleticanos. Kléber e Marcelo Moreno tentavam se infiltrar na zaga atleticana, mas com pouco perigo. Elano, aos 30 minutos, cobrou falta pelo lado esquerdo, que encobriu Victor e acertou a junção da trave com o travessão. No rebote, Souza, sozinho, chutou para fora, desperdiçando a melhor oportunidade de gol do time gaúcho. O duelo do primeiro tempo foi intenso, com poucas faltas, mas de muita marcação de ambos os lados, daí o 0 a 0, mas bem temperado e emocionante para gremistas e atleticanos.
Velocidade na segunda etapa
O segundo tempo começou em velocidade maior. As duas equipes sabiam que somente a vitória manteria o Flu por perto, sem se distanciar muito na tabela. O torcedor atleticano estava aflito, pois via o time correndo, tentando, mas sem muita inspiração. Leonardo recebeu um belo lançamento de trivela de Bernard, entrou na área, mas parou na defesa de Marcelo Grohe. As jogadas pelas laterais do Galo perderam força na segunda etapa. Richarlyson não avançava, pois preferia marcar Kléber ou Marcelo Moreno. Já Carlos César, que não disputava um jogo desde agosto, sentiu cansaço e foi substituído por Serginho.
O Grêmio aproveitou-se disso e começou a dominar o jogo. Zé Roberto apareceu mais nos segundo tempo e, enquanto esteve em campo, articulou boas jogadas e viu Marcelo Moreno perder um gol incrível, sozinho na área, em bobeira de Victor e Richarlyson em uma saída de bola. O time gaúcho usava Pará pela direita e Anderson Pico pela esquerda para armar os ataques gremistas.
Funcionou tão bem que Cuca se viu obrigado a tentar mudar a cara do time. Colocou em campo Neto Berola para aumentar a velocidade do ataque, já que Guilherme não estava em boa noite; Escudero entrou para ajudar Ronaldinho na armação de ataque, porém pouco produtivo. Neto Berola tentava jogadas individuais, mas nenhuma com grande efetividade e sem qualquer articulação com Bernard - sumido do jogo na etapa final - e com o R49.
Vanderlei Luxemburgo mostrava-se satisfeito com o empate, pois é visível o objetivo do Grêmio: ir para a Libertadores de 2013, diferentemente do Galo, que busca o título. Com o empate, perdeu outra chance de recuperar a liderança com seu jogo a menos, caso vença o Flamengo, na quarta-feira, no Engenhão. Mesmo que leve os três pontos, chegará a 55, um a menos que o Fluminense e com o mesmo número de jogos. O empate parece ter sido apreciado apenas pelo Grêmio.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 0 X 0 GRÊMIO
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data/Hora: 23/9/2012 - 18h30
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (Fifa-SP) e Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO)
Público/renda: 19.668 pagantes / R$ R$ 688.505,00
Cartões amarelos: Leonardo Silva, Bernard e Neto Berola (ATL); Zé Roberto, Elano, Kléber e Marcelo Moreno (GRE)
Cartão vermelho: Não houve
ATLÉTICO-MG: Victor, Carlos César (Serginho, 28'/2ºT), Réver, Leonardo Silva e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Guilherme (Neto Berola, 14'/2ºT), Ronaldinho Gaúcho e Bernard; Leonardo (Escudero, 30'/2ºT). Técnico: Cuca
GRÊMIO: Marcelo Grohe, Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando, Souza, Elano (Léo Gago, 34'/2ºT) e Zé Roberto; Kléber (André Lima, 38'/2ºT) e Marcelo Moreno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Nenhum comentário: