sábado, 22 de setembro de 2012

Cuca x Luxa: igualdade marca duelo entre os técnicos na era dos "pontos corridos"

Mas o atleticano tem se dado melhor nas últimas temporadas, sem nenhuma derrota
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Thiago de Castro - Superesportes
Publicação:19/09/2012 17:53
Atualização:19/09/2012 18:01
A disputa pelo título do Campeonato Brasileiro coloca Cuca, pelo Atlético, e Vanderlei Luxemburgo, pelo Grêmio, frente a frente em duelo importante domingo, no Independência, a partir das 18h30. A marca do confronto entre os dois técnicos na “era dos pontos corridos” é a igualdade nos números. No entanto, o atleticano tem levado a melhor nas últimas três temporadas.
São 12 jogos desde 2003 em Campeonatos Brasileiros. Cada treinador obteve cinco triunfos e ainda houve dois empates. Mas a última vez que Vanderlei Luxemburgo sorriu ao fim de uma partida foi em 2009. Em 2010, 2011 e 2012, quando houve um vencedor, foi Cuca, hoje no comando do Atlético.
O jogo de domingo é “de seis pontos” para os dois comandantes. “Não há como dizer outra palavra aqui que não seja decisão. É colocar o coração na ponta da chuteira e, se tiver que comer grama, comer. Vencer para tirar um concorrente direto de perto da gente e dar confiança para o resto do campeonato”, analisa o lateral do Galo, Richarlyson.
O Atlético tenta recuperar a liderança do Brasileirão, atualmente com o Fluminense. São 51 pontos conquistados pela equipe de Cuca. Os cariocas somam 53. A equipe de Luxemburgo tem 48.
"São dois excelentes profissionais. Tenho muito respeito pelo Luxemburgo, até mesmo porque, quando estava voltando de lesão, ele me deu moral para jogar. Tenho também admiração pelo Cuca pelo trabalho que vem fazendo", destaca o volante Serginho.
Cuca tenta seu primeiro título brasileiro para se consolidar entre os grandes técnicos do país. Luxemburgo, após longo jejum, trabalha para recuperar o seu prestígio nacional. "Se eu tiver que apostar em alguém, aposto no meu treinador, que tem feito um grande trabalho. O Luxemburgo dispensa comentários, já tem conquistas de Brasileiro. O Cuca, pelo trabalho, merece conquistar o primeiro. Nos atletas vamos fazer o máximo para ajudar o Cuca a conquistar o campeonato", declara Leonardo Silva.
Luxa x Cuca
12 jogos
5 vitórias de Cuca
5 vitórias de Luxa
2 empates
2003
Goiás (Cuca) 1 x 0 Cruzeiro (Luxa) – Serra Dourada – Gol de Dimba
2004
Santos (Luxa) 2 x 1 São Paulo (Cuca) – Morumbi – Gols de Ricardinho e Deivid; Grafite
2006
Santos (Luxa) 0 x 0 Botafogo (Cuca) – Vila Belmiro
Botafogo (Cuca) 4 x 3 Santos (Luxa) – Maracanã – Gols de Asprilla, Zé Roberto, Juca e Reinaldo; Kleber, Wellington Paulista e Reinaldo
2007
Santos (Luxa) 3 x 0 Botafogo (Cuca) – Vila Belmiro – Gols de Rodrigo Tabata, Marcos Aurélio e Morais
2008
Palmeiras (Luxa) 4 x 2 Santos (Cuca) – Palestra Itália – Gols de Gladstone, Leandro (dois) e Alex Mineiro; Apodí e Kleber Pereira
2009
Santos (Luxa) 2 x 0 Fluminense (Cuca) – Vila Belmiro – Gols de Ganso e André
Fluminense (Cuca) 1 x 4 Santos (Luxa) – Maracanã – Gols de Mariano; Madson, Molina e Kleber Pereira (dois)
2010
Atlético (Luxa) 0 x 1 Cruzeiro (Cuca) – Arena do Jacaré – Gols de Wellington Paulista
Flamengo (Luxa) 1 x 2 Cruzeiro (Cuca) – Raulino de Oliveira – Gols de Diego Maurício; Roger e Thiago Ribeiro
2011
Atlético (Cuca) 1 x 1 Flamengo (Luxa) – Arena do Jacaré – Gols de Daniel Carvalho e Ronaldinho Gaúcho
2012
Grêmio (Luxa) 0 x 1 Atlético (Cuca) – Olímpico – Gol de Jô

Nenhum comentário: