terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Luxemburgo vê figura do manager no futuro do futebol brasileiro (26/01)

Portal Uai
Técnico do Atlético desde o começo do ano, Vanderlei Luxemburgo não quer contribuir apenas dentro das quatro linhas. Ele defende uma visão mais ampla do trabalho do treinador. É o manager do futebol. A função ainda é vista com desconfiança no futebol brasileiro. Para Luxemburgo, isso pode mudar.
“Aqui no Brasil ainda não é aceito, mas vai chegar esse tempo aqui. Lá no Real Madrid, você é o responsável pelo futebol. No Manchester United funciona com o Alex Ferguson, no outro com é com Arsene Wenger, no outro com o Capello. Você é o responsável pelo futebol. Você tem, no orçamento do clube, uma verba destinada para você tocar o futebol”, disse o treinador, em entrevista ao programa Minas Esporte, da TV Bandeirantes.
Segundo Luxemburgo, a gestão do futebol vai além dos treinos e jogos: “Você faz a gestão do futebol e coloca seus assistentes para trabalhar. Nos últimos anos, eu coloquei os assistentes para trabalhar e ficava observando e fazendo a gestão do negócio futebol. A gestão do negócio futebol não é time. Time é muito fácil. A gestão é você estar com o dirigente na contração para diminuir preço, fazer projeção de tabela, participar das ações do marketing, as necessidades do negócio do futebol”, disse.
“Eu não preciso dar treinamento de chute a gol. Eu tenho um assistente para isso. O Alex Ferguson não vai para campo dar treinamento. Ele fala: eu quero que você treine a parte tática assim”, acrescentou.
Ao tentar implantar esse estilo nos últimos anos, Luxemburgo lembra que passou a ter questionada sua motivação para comandar times de futebol: “O pessoal achou que eu estava desmotivado. Na verdade, estava me qualificando para dar um retorno maior”, disse o técnico, que terá uma sala exclusiva na Cidade do Galo para realizar trabalhos além das atividades de treino.
Luxemburgo, ressalta ainda, que as atividades extracampo têm seu limite na hora de definição: “Eu não quero mandar no clube. Quem manda no clube é o Kalil. A minha gestão é no futebol, juntamente com o Kalil”, disse.

Nenhum comentário: