quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Muriqui no Galo (17/12)

Paulo Galvão - Estado de Minas

O técnico Vanderlei Luxemburgo e o presidente Alexandre Kalil continuam longe de Belo Horizonte, mas o Atlético não para de contratar. Ontem, enquanto o zagueiro equatoriano Jairo Campos, de 25 anos, fazia exames clínicos e médicos em Belo Horizonte, Kalil, que está em Portugal, usou seu perfil no microblog Twitter para anunciar que o clube fechou com o atacante Muriqui, de 23 anos, que estava no Avaí. Assim, o clube chega à terceira contratação para 2010, pois já havia acertado com o lateral-esquerdo Leandro.
Se Leandro havia sido contatado ainda durante o Campeonato Brasileiro, a presença de Jairo Campos é fruto da chegada de Luxemburgo ao Galo. Segundo ele, uma conversa com o treinador foi fundamental para que aceitasse vir para Belo Horizonte. “Estava há cinco anos na LDU e ganhei títulos importantes. Mas surgiu a proposta do Atlético e tive excelente impressão do Luxemburgo na conversa que tive com ele. Trata-se de um treinador de renome internacional. Ele me disse que o clube tem uma proposta ambiciosa, está contratando bons jogadores e achei que seria interessante buscar um novo desafio”, afirmou o zagueiro, campeão da Copa Libertadores’2008 e da Copa Sul-Americana’2009 com a equipe de Quito.
Natural de Ibarra, ele começou a carreira no Barcelona, de Guayaquil, tendo passado também pelo belga Gent, antes de chegar à LDU. Agora, o defensor espera alcançar novas conquistas. “Consegui coisas boas no Equador e quero que isso se repita no Atlético. Jogar em um país com tantos bons jogadores e que é pentacampeão do mundo só me motiva”, afirmou Jairo, que deve assinar contrato por três anos.
Com 1,80m de altura, Campos considera seus pontos fortes a velocidade, a facilidade para se antecipar nas jogadas e o jogo aéreo. Foi de cabeça, por sinal, que ele marcou um dos gols da LDU na vitória por 4 a 2 sobre o Fluminense, no jogo de ida da decisão da Libertadores do ano passado, em Quito.
Caso assine mesmo contrato com o Galo, o zagueiro vai ter pela frente um conterrâneo e velho conhecido: o atacante Guerrón, do Cruzeiro. Depois de atuarem juntos na LDU, ele espera que o amigo o ajude na adaptação ao Brasil e pretende entrar em contato com o jogador celeste tão logo firme o compromisso com o Galo. Jairo Campos será o primeiro equatoriano a defender o Atlético, que já teve estrangeiros vestindo sua camisa com sucesso, como os uruguaios Mazurkiewicz e Oliveira, goleiro e zagueiro, respectivamente.
Ele considera que o futebol equatoriano cresceu bastante nos últimos anos, tanto que a Seleção nacional se classificou para as duas últimas Copas do Mundo. Por isso, vê com naturalidade que o país natal esteja exportando talentos até para o Brasil. “Espero deixar boa impressão e, assim, abrir as portas para outros equatorianos”, disse.
EM BOM MOMENTO Se Jairo Campos já faz exames, Luiz Guilherme da Conceição Silva, o Muriqui, é aguardado para os mesmos procedimentos. O apelido é homenagem ao local onde nasceu, distrito de Mangaratiba (RJ).
Revelado pelo Vasco, ele passou por Madureira, Paysandu, Vitória e Ituano antes de se transferir para o Avaí, onde esteve também em 2007. O jogador tem seus direitos ligados à Traffic e a outra empresa, que o emprestaram ao Galo. Depois de desempenho razoável no Brasileiro, o jogador despertou interesse em outros clubes não só do país, mas também do exterior. O português Sporting seria um deles.

Nenhum comentário: