quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Matemática deixada de lado. Foco é jogo a jogo (30/09)

Celso Roth: futebol não é matemático
Rodrigo Fonseca - Portal Uai


Roth ignora cálculos dos analistas, que apontam para o Galo menos de 7% de chance de levar a taça, e pede que time mantenha o rumo


Faltando 12 rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, o Atlético está a seis pontos do líder Palmeiras. A confiança do time na briga pelo título vai no sentido contrário às projeções matemáticas, que apontam, no momento, 6,609% de chances para o Galo ficar com a taça no final da competição.
“Se o futebol fosse matemático não teria graça. Ele é puramente emotivo. O que fazer? Continuar fazendo as coisas jogo a jogo e esquecer o Palmeiras ou que está junto ou vem atrás ou está do lado”, ressaltou o técnico Celso Roth.
Para levar o troféu, a pontuação de segurança é 74 pontos, com tendência de queda. Com 44 pontos ganhos, o Atlético, então, teria de somar 30 nos 36 ainda em disputa. Um aproveitamento de 83,33%.
Roth mais uma vez não quer seus atletas apegados nos números. A ordem é avançar passo a passo. Depois da vitória na rodada passada sobre o Santos (3 a 1), o foco agora é o Grêmio Barueri, neste sábado, no Mineirão:
“O que eu vou dizer é muito importante. Não podemos perder o nosso rumo. Temos que manter essa mesma determinação e humildade no trabalho para que no final de semana a gente possa repetir o resultado da semana passada”.
Nem mesmo secar os rivais está na pauta atleticana. “Se a gente fizer as coisas dentro dessa metodologia, não tem porque ficar olhando o jogo do Palmeiras ou do São Paulo. Depois do jogo, se o resultado for interessante, melhor. Se não, continuamos nossa luta”, ressaltou o treinador.
Veja números do departamento de matemática da UFMG, que mantém um site especializado em estatísticas de futebol:
Chances de título, após 26 rodadas
Palmeiras - 52,71%Goiás - 17,34%São Paulo - 12,76%Internacional - 6,81%Atlético - 6,60%
Jogos restantes dos concorrentes ao título
Palmeiras - 50 pontos
Santos (fora), Avaí (casa), Náutico (f), Flamengo (c), Santo André (f), Goiás (c), Corinthians (c), Fluminense (f), Sport (c), Grêmio (f), Atlético (c) e Botafogo (f)
Goiás - 45 pontos
Botafogo (c), Cruzeiro (f), Sport (c), Avaí (f), Fluminense (c), Palmeiras (f), Atlético (c), Atlético-PR (f), Santo André (c), Flamengo (f), São Paulo (c) e Vitória (f)
São Paulo - 45 pontos
Náutico (f), Coritiba (c), Flamengo (f), Atlético (c), Santos (f), Internacional (c), Barueri (c), Grêmio (f), Vitória (c), Botafogo (f), Goiás (f) e Sport (c)
Internacional - 44 pontos
Coritiba (f), Náutico (c), Atlético-PR (c), Fluminense (f), Grêmio (c), São Paulo (f), Botafogo (c), Barueri (f), Santos (c), Atlético (f), Sport (f) e Santo André (c)
Atlético - 44 pontos
Barueri (c), Botafogo (f), Cruzeiro (c), São Paulo (f), Vitória (c), Fluminense (f), Goiás (f), Flamengo (c), Coritiba (f), Internacional (c), Palmeiras (f) e Corinthians (c)
Chances de assegurar vaga na Libertadores, após 26 rodadas
Palmeiras - 94,65 %Goiás - 70,82 %São Paulo - 68,37% Internacional - 51,63% Atlético - 49,66%

Nenhum comentário: