quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

08/01/2015 08h10 - Atualizado em 08/01/2015 10h39


Deslocamento do Galo será o maior entre os brasileiros na Libertadores
Com Colo Colo-CHI, Atlas-MEX e Santa Fé-COL como adversários na fase de grupos, time terá maratona maior que São Paulo, Corinthians, Cruzeiro e Internacional
Por Rafael Araújo
Belo Horizonte
Além da altitude, um dos maiores temores dos times brasileiros na Libertadores são as longas viagens. O deslocamento na disputa da principal competição do continente, aliado ao calendário apertado, faz as comissões técnicas quebrarem a cabeça para traçar o melhor planejamento no primeiro semestre. Em 2015 não será diferente, e as equipes brasileiras já montam o esquema para evitar maiores transtornos extracampo.
Entre os times brasileiros que terão de dividir atenção entre os estaduais e a Libertadores, o Atlético-MG é o que terá o maior deslocamento durante os jogos pelo Grupo A, que ainda tem como integrantes Colo Colo (Chile), Atlas (México) e Santa Fé (Colômbia). No total, a equipe atleticana percorrerá mais de 15 mil quilômetros.
Rival do Atlético-MG, o Cruzeiro ainda aguarda a definição do vencedor do confronto entre Huracán, da Argentina, e Alianza Lima, do Peru, para saber o local do seu quinto jogo, no dia 14 de abril. No entanto, mesmo se fizer a viagem mais longa, para o Peru, o time viajará 9.540 km.
Os dois representantes paulistas na Libertadores 2015 podem cair no mesmo grupo e evitar uma viagem. Se o Corinthians passar pelo Once Caldas, entra no Grupo 2, ao lado de São Paulo, San Lorenzo (Argentina) e Danubio (Uruguai); nesse caso, os times brasileiros viajarão 3.190 km. Se tiver que ir a Manizales, na Colômbia, onde enfrentaria o Once Caldas, o Tricolor paulista viajaria 7.600 km.
O Internacional é outro que poderá ir ao México. O Colorado aguarda o vencedor do duelo da fase prévia entre The Strongest (Bolívia) e Monarcas Morelia (México). Se enfrentar os bolivianos, o time viajará 8.600 km. Mas se o time mexicano passar para o grupo do time gaúcho, a distância sobe para 14.000 km.
Belo Horizonte a Santiago
O primeiro desafio do Galo na busca pelo bicampeonato será na capital do Chile. Em Santiago, encara o Colo Colo no dia 18 de fevereiro, às 22h (de Brasília). O jogo será o quarto oficial do time na temporada, e o deslocamento até terras chilenas será de pouco mais de 3.000 km.Belo Horizonte a Bogotá
Será uma viagem repetida para a maioria dos jogadores. Na última edição da Libertadores, o Atlético-MG enfrentou o Santa Fé no estádio El Campín e ficou no empate por 1 a 1. Além do cansaço da viagem de 4.250 km, o time ainda vai encarar a altitude de 2.600 metros da capital colombiana.
Belo Horizonte a Guadalajara
Os adversários mexicanos são dos mais temidos. Nem sempre por causa da qualidade técnica, mas pelo longo deslocamento. Até Guadalajara, local do quinto jogo alvinegro na competição, o time percorrerá quase 8.000 quilômetros.

Nenhum comentário: