quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Sob forte pressão (07/01)

Paulo Galvão - Estado de Minas

Início de temporada, normalmente, é época de tranquilidade para os jogadores, mas o ano começa com grande pressão para dois atletas do Atlético. O atacante Marques e o volante Rafael Miranda sofreram com contusões no ano passado, desfalcando a equipe várias vezes. Com isso, tão logo foi apresentado como treinador do Galo para 2009, Emerson Leão anunciou que ambos precisarão provar, em campo, que merecem integrar o grupo alvinegro.
O xodó da massa terminou 2008 no departamento médico e passou as férias tratando de edema ósseo no joelho direito. Mesmo cumprindo todas as recomendações dos médicos atleticanos, ele se reapresentou, segunda-feira, ainda com dor no local.
Apesar de preferir esperar pelo resultado de exame de ressonância magnética, o médico Rodrigo Lasmar não descarta cirurgia para resolver o problema. O próprio jogador admite essa possibilidade. “É chato voltar com dor, queria me apresentar em plena forma. Mas é preciso ter paciência. Este é meu último contrato como jogador profissional e quero cumpri-lo da melhor forma possível. Se para isso tiver de passar por cirurgia, não vejo problema. Minha preocupação é estar bem para poder ajudar o Atlético”, declarou Marques, que fará 36 anos em 12 de fevereiro e já marcou a aposentadoria para depois do Campeonato Mineiro de 2010.
Ciente das palavras de Leão, o experiente jogador garante não estar preocupado. Segundo ele, o importante é ter diálogo com o treinador. “Na minha carreira nunca fui de ficar respondendo pela imprensa ou mandando recado. Se tiver de falar alguma coisa, vou na sala dele e falo.”
Visivelmente incomodado com o fato de ainda não estar em plena forma, Marques deixa claro que fará tudo que for possível para se recuperar. Ele lembra que, ano passado, chegou a jogar com dor, muitas vezes sem render tudo o que podia, e espera que este ano isso não seja necessário.
Já Rafael Miranda acha que Leão tem razão quando diz que o atleta precisa parar de entrar e sair do departamento médico. Por conta de contusões musculares, ele ficou fora de alguns compromissos do Galo. A última delas, na coxa direita, tirou-o dos últimos nove jogos de 2009. “Nenhum treinador quer contar com um jogador que fica quatro meses por ano em tratamento”, afirmou ele, que já começou a trabalhar para que o problema não se repita. “Procuro me aplicar na pré-temporada, pois sei que ela é importante para prevenir lesões.”
REFORÇOS
Hoje, o Atlético pretende apresentar os volantes Júnior e Carlos Alberto, os dois primeiros reforços para a temporada. Já o armador e atacante Lopes, que estava no futebol japonês, deve começar a fazer exames.
A diretoria continua negociando com o lateral-esquerdo Júnior, que estava no São Paulo, e com o volante Renan, que pertence ao tricolor paulista e defendia o Vitória. Leão também pretende um lateral-direito, um armador pela esquerda e um atacante.

Nenhum comentário: