terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Chegada de "goleadores" aquece briga pela artilharia em Minas 07h02 27/01/2009

Dadá Maravilha diz que, no passado, era mais difícil balançar as redes adversárias
Com a contratação de Tardelli pelo Atlético e Wellington Paulista e mais três pelo Cruzeiro, disputa promete ficar mais acirrada no Estadual 2009


Thiago Nogueira e Gustavo Andrade, do Pelé.Net BELO HORIZONTE - Com a chegada ao futebol mineiro de atacantes acostumados a balançar as redes em outras praças, que se juntaram aos remanescentes de 2008 e àqueles que voltaram às alterosas, a briga pela artilharia do Campeonato Mineiro promete esquentar em 2009. Nas últimas cinco edições do Estadual, enquanto o Cruzeiro teve três artilheiros no certame, o Atlético-MG não fez um sequer. O último atleticano a virar goleador na competição estadual foi Guilherme, em 2003.
O ex-centroavante Dario, o Dadá Maravilha, foi artilheiro em quatro edições do Campeonato Mineiro. Em 1969, o ex-atacante atleticano marcou 29 gols. "Eu prometi 26 e fiz 29, até pedi desculpa", disse o folclórico ex-jogador. Para ele, antigamente, era bem mais complicado colocar a bola no fundo das redes.
"Naquela época era mais difícil porque, hoje, a lei do futebol facilita o atacante. Na minha época, mesma linha era impedimento, na minha época, o jogador passava o tempo todo dando bicudo, segurando na gente. Se não quebrasse a perna, não xingasse a mãe, não era expulso", relembrou Dadá.
Se jogasse nos dias de hoje, Dadá Maravilha garantiu que os adversários não terminariam a partida com o mesmo número de atletas que começaram. "Hoje, eu duvido que um time no Brasil termine com 11 com o Dadá em campo. Porque eu jogava na frente, ou eles me segurassem ou então eles tinham que deixar o Dada correr. Aí eu não perdia", afirmou.
Dadá Maravilha, hoje comentarista de TV, aposta no Tupi, de Juiz de Fora, como o campeão mineiro da temporada. Segundo ele, o cruzeirense Guilherme é o candidato mais forte a artilheiro do Mineiro. Isso se o atacante celeste não for negociado para o Dynamo de Kiev, da Ucrânia.
No Atlético, os principais candidatos são Éder Luís, que voltou de empréstimo do São Paulo, e Diego Tardelli, que mostrou fome de gol, ao marcar três vezes em dois jogos no Torneio Verano, disputado recentemente em Montevidéu, no Uruguai.Artilheiro do torneio amistoso em terras uruguaias, Tardelli passou em branco na estreia do Atlético no Estadual, no domingo 25, no empate sem gols contra o América-MG, mas projeta uma briga acirrada pela artilharia do Mineiro."Aqui dentro tem o Éder (Luís). No Cruzeiro tem o Thiago (Ribeiro), um atacante rápido. Não sei muito dos outros clubes ainda. Vai ser o meu primeiro Campeonato Mineiro, mas vou fazer o meu para tentar ser artilheiro", disse Tardelli.O atacante esteve perto da marca de artilheiro de uma competição, mas não a alcançou. "Fui vice-artilheiro do Paulista em 2005 e sei como é ter esse gosto de ser artilheiro. Espero poder chegar ao final do Campeonato Mineiro recebendo o prêmio de melhor jogador, de artilheiro, e, principalmente, o título", destacou.Pelos lados da Raposa, a briga é pela artilharia, mas, principalmente, por uma vaga entre os titulares. Os atacantes Thiago Ribeiro e Wellington Paulista saíram na frente. Sem Guilherme, em recuperação de uma lesão na coxa direita, a dupla foi escolhida por Adilson Batista para formar o ataque nos jogos contra Atlético-MG e Nacional, no Torneio Verano, e na estreia do Mineiro, contra o Uberlândia.Os dois jogadores deixaram suas marcas. Cada um fez um gol na decisão contra o Nacional. O atacante Soares, contratado para a temporada, também marcou um na vitória celeste por 4 a 1 no clássico com o arquirrival, depois de entrar no segundo tempo. Artilheiro do Campeonato Estadual do Rio no ano passado, com 14 gols, Wellington Paulista quer repetir a façanha em Minas. "Quando eu estava no Paulista, eu queria me focar somente no Paulista. Quando eu estava no Carioca, também. Agora, como eu estou disputando o Mineiro, eu quero focar só no Mineiro para que eu seja artilheiro no Mineiro também", ressaltou.O até então companheiro de ataque de Wellington Paulista, Thiago Ribeiro quer mostrar, com gols, que tem capacidade de permanecer na equipe. "Com certeza, eu penso na artilharia, penso em fazer os gols, mas primeiro, eu penso no grupo, no Cruzeiro. Sempre que entro para campo, penso em fazer o meu melhor, ajudar fazendo os gols", disse o atacante.Outro candidato cruzeirense, Alessandro foi artilheiro da Série B do Brasileiro de 2007, atuando pelo Ipatinga. Contratado recentemente, o atacante revelado pelo América-MG briga por uma vaga no time. Ele entrou no jogo contra o Atlético, mas não balançou as redes. O concorrido ataque celeste tem ainda Wanderley, Rômulo e Jael, ex-Atlético.Correndo por foraNo ano passado, o atacante Jajá, atuando pelo Guarani, de Divinópolis, foi o artilheiro do Mineiro com sete gols, superando concorrentes fortes como o boliviano Marcelo Moreno, que marcou seis, e Guilherme, que balançou as redes no Estadual apenas três vezes.Jajá acabou despertando o interesse do técnico Adilson Batista e foi reforçar a equipe da capital, detentora de seus direitos econômicos, no Campeonato Brasileiro. No início desta temporada, acabou emprestado ao Vitória-BA.Para a competição 2009, além dos atacantes de rivais Atlético e Cruzeiro, outros jogadores correm por fora na briga pela artilharia. Bruno Mineiro, vice-artilheiro em 2008, pelo Rio Branco, com seis gols, é a esperança de gols do América. O Tupi, de Juiz de fora, tem Ademílson, artilheiro da Taça Minas Gerais do ano passado, com seis gols. A obrigação de gols no Villa Nova fica por conta de Joabe, jogador da categoria de base do Cruzeiro, que já marcou na estreia do time, derrotado por 3 a 1, em Andradas. O atacante Renna é a esperança de gols do Uberlândia, de volta ao Módulo I do Mineiro.Em 2006, o atacante Marcelo Pelé, do Democrata de Sete Lagoas, fez nove gols e se tornou o goleador da competição. Nas outras três edições do Mineiro nos últimos cinco anos, jogadores do Cruzeiro ostentaram a artilharia.Em 2007, o atacante celeste Araújo foi o goleador marcando 11 vezes. Em 2005, o atacante Fred fez 15 gols com a camisa do Cruzeiro, tornando-se o maior artilheiro das últimas 13 edições. Em 2004, o meia Alex marcou 14 gols e garantiu a artilharia.

Nenhum comentário: