quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Pulmões à prova (29/01)

Paulo Galvão - Estado de Minas

O Atlético contratou seis reforços para a temporada 2009 e, pelo visto, o técnico Leão ainda não encontrou uma forma de pôr todos em ação ao mesmo tempo. Se o atacante Diego Tardelli e o volante Carlos Alberto caíram logo no gosto do treinador e foram titulares nos três jogos disputados este ano – contra Cruzeiro e Peñarol, pelo torneio de verão do Uruguai, e América, pelo Campeonato Mineiro –, os volantes Júnior Carioca e Renan, o armador Lopes e o lateral-esquerdo e armador Júnior se revezaram.
Renan e Júnior começaram jogando o clássico, na estreia do novo time do Galo na temporada, mas não foram bem e acabaram substituídos no intervalo. Já no jogo seguinte, deram lugar a Júnior Carioca e Lopes, respectivamente – o pentacampeão do mundo tinha sido escalado no meio-campo –, o que também ocorreu diante do Coelho.
Leão alegou que ambos sentiram a falta de condicionamento neste início de temporada e pediu aos preparadores físicos atenção especial com eles. Júnior acabou nem participando da estreia no Mineiro, trabalhando dobrado na Cidade do Galo.
Agora, mais bem condicionados, ambos podem voltar ao time contra o Tupi, sábado, em Juiz de Fora. Ao menos foi o que indicou o treinamento coletivo de ontem à tarde, na Cidade do Galo.
A grande novidade foi que Júnior atuou na lateral esquerda, sua posição de origem. No início do mês, o treinador havia afirmado que pretendia usá-lo mais como organizador de jogadas, mas parece que, diante da melhora na parte física, mudou de ideia. Ele também pode ter ficado satisfeito com Lopes ou insatisfeito com Thiago Feltri, que perde a posição, para que o experiente atleta seja novamente titular – o time principal treinou com Juninho; Sheslon, Welton Felipe, Leandro Almeida e Júnior: Carlos Alberto, Márcio Araújo, Renan e Lopes; Éder Luís e Diego Tardelli.
Segundo o campeão do mundo em 2002 com a Seleção Brasileira, o condicionamento físico ainda não é o ideal, mas realmente está melhor. “Com mais treinos e jogos, vou chegar ao ponto que todos desejam e, aí, poderei atuar na lateral ou no meio-campo”, afirmou Júnior, acreditando que, se escalado, terá condição de jogar cerca de 60 minutos diante do Tupi.
Para que ele atue pela esquerda, Leão disse que precisa que Sheslon guarde mais posição na defesa, pela direita, e que um dos volantes cubra as subidas do lateral-esquerdo. Essa função, no coletivo, coube justamente a Renan.
De acordo com o lateral, a formação escolhida pelo treinador será realmente fundamental para que consiga render mais para a equipe. “Com um volante me cobrindo, ganho mais liberdade para chegar à frente e tentar acionar nossos atacantes.”
Hoje, estava programado treino em período integral. A comissão técnica, porém, optou por cancelar a atividade marcada para as 16h. A preparação para o jogo com o time de Juiz de Fora será encerrada amanhã pela manhã.
Além das mudanças em campo, o coletivo de ontem teve um espectador especial. Tadeu Martins, pai de Diego Tardelli, acompanhou toda a movimentação e se mostrou satisfeito com o fato de o filho ter deixado boa impressão nos primeiros jogos com a camisa alvinegra. “Vim, no fim de semana, para ver o jogo contra o América e aproveitei para visitar também familiares e amigos. Tomara que o Tardelli consiga ter os melhores momentos da carreira aqui no Atlético, ainda mais pelo fato de quase toda a família ser atleticana”, afirmou o belo-horizontino Tadeu, que também foi jogador profissional – depois de ser formado pelo Cruzeiro, fez carreira profissional no futebol paranaense, onde atuou por Paraná e Atlético-PR.
REFORÇOS E ESTÁDIO LIBERADO
Depois da liberação do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, o torcedor do Tupi recebeu mais uma boa notícia. Dois jogadores vão reforçar a equipe no Estadual: o atacante Jonathan Reis, de 19 anos, revelado pelo Atlético e que estava no PSV, da Holanda, e o lateral-esquerdo Beto, de 27, ex-Ipatinga, que atuou no Galo Carijó em 2003. Os dois, entretanto, não têm condição legal de enfrentar o Atlético na partida de sábado. (com João Paulo Vieira)

Nenhum comentário: