sábado, 24 de janeiro de 2009

Inspiração no passado (24/01)

Paulo Galvão - Estado de Minas

Motivado pela goleada por 4 a 1 sobre o Peñarol, que valeu o terceiro lugar no torneio de verão do Uruguai, o Atlético acerta os últimos detalhes para a estréia no Campeonato Mineiro, amanhã, às 17h, contra o América, no Mineirão. Pensando em um futuro vencedor, o time busca inspiração no passado para começar vencendo no Estadual depois de dois anos. A última vez que isso ocorreu foi em 2006, quando derrotou a Caldense por 2 a 1, no Mineirão, sendo derrotado por Villa Nova por 3 a 2, em 2007, e pelo Democrata-SL por 1 a 0, no ano passado.
Quando o assunto é Coelho, a recordação dos atleticanos é de alegria. No último confronto entre os dois, em 18 de março de 2007, o Galo fez 2 a 0, no Mineirão, gols de Tchô e Danilinho, ambos no segundo tempo. Alguns jogadores que participaram daquela partida ainda estão vestindo a camisa alvinegra, como o lateral-esquerdo Thiago Feltri, o atacante Éder Luís, o zagueiro Marcos e o volante Rafael Miranda.
Do outro lado, defendendo as cores americanas, estava o goleiro Juninho, hoje dono da camisa 1 do Atlético. Na ocasião, ele foi um dos melhores em campo. Com defesas arrojadas e de muita técnica, impediu que seu time fosse goleado.
Agora, o goleiro quer repetir a atuação, mas saindo com a vitória. “Tenho uma boa lembrança daquela partida, apesar do resultado ruim para minha equipe. Foi meu primeiro clássico como titular em Minas e, a partir daquela atuação, começou a surgir o interesse do Atlético na minha contratação. Tomara que seja novamente feliz e ajude o Galo a conquistar a primeira vitória no Mineiro, que será importante para fazermos uma boa campanha”, argumenta Juninho, para quem não há favorito para o jogo de amanhã, não só por se tratar de um clássico, mas por os dois times ainda estarem buscando o melhor condicionamento físico e técnico, além do entrosamento.
Como os companheiros, ele espera que o alvinegro volte a conquistar o Estadual, como ocorreu justamente em 2007. Para isso, será importante entrar logo em forma, obrigando todos a se desdobrar neste início de temporada. “Precisamos chegar logo ao melhor nível para darmos o Mineiro de presente para a torcida logo no começo do ano. Aí, vamos partir em busca da Copa do Brasil, pois há um grande desejo de conquistar um título nacional”, disse.
SEM ACOMODAÇÃO No ano passado, Juninho revezou com Édson como titular do gol alvinegro. Neste início de temporada, recuperado de lesão na região lombar, ele largou na frente do companheiro, sendo titular nos dois jogos no Uruguai.
Mesmo tendo ido bem, ele garante que não vai se acomodar, pois sabe que a concorrência é grande. “Não me sinto titular absoluto do Atlético, até porque, quando foi assim, ocorreram coisas ruins, como contusões, que me impediram de continuar jogando. Então, só me preocupo em trabalhar com seriedade e esperar merecer a confiança do treinador”, afirmou o goleiro.
Ontem, Leão comandou treinamento técnico na Cidade do Galo. A preparação para a partida contra o América será encerrada hoje pela manhã. Existe a possibilidade de ele mandar a campo amanhã o mesmo time que começou jogando na goleada sobre o Peñarol.

Nenhum comentário: