quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Recado de quem manda (28/01)

Paulo Galvão - Estado de Minas

O Campeonato Mineiro já começou, mas isso não significa o fim da pré-temporada no Atlético. Ao contrário, o trabalho intenso está sendo mantido na Cidade do Galo e a única diferença é que, ao contrário dos 20 primeiros dias, agora os jogadores estão podendo dormir fora da concentração.
Segundo o técnico Emerson Leão, o time evoluiu do primeiro jogo no ano, válido pelo torneio de verão do Uruguai, para o contra o América, na estreia do Estadual, mas ainda está longe do ideal. Por isso, o trabalho continua a todo vapor nos treinamentos. “Temos de prosperar cada vez mais, subir e alcançar resultados em campo para tranquilizar a parte física”, declarou o treinador, para quem o Galo estará em forma em aproximadamente um mês. “Não estaremos em perfeito estado, mas com as pernas acompanhando o cérebro bem mais que atualmente.”
Para que o time evolua cada vez mais rápido – sábado, já tem novo compromisso, contra o Tupi, fora de casa –, ele quer todos os jogadores aprimorando fundamentos como finalização e passes. Há também a preocupação com a parte física, o que o levou a programar treinos em dois períodos ontem e amanhã – no caso de ontem, houve treino na academia mesclado com atividade sem bola no campo.
Os atletas parecem ter entendido o recado e garantem que o empenho tem sido total. Segundo eles, ainda será necessário mesmo algum tempo para que haja melhora não só da parte física, mas também de entrosamento e da parte técnica, conforme declarou o volante Márcio Araújo. “Estamos procurando nos dedicar nos treinamentos, justamente para conseguir render bem nos jogos. Contra o América, lutamos até o fim pela vitória, mesmo sofrendo com a falta de ritmo. Vai ser assim sempre”, declarou.
De qualquer forma, ele sabe que as cobranças por resultados serão fortes e não levam em conta se houve pouco tempo para se trabalhar. “Vamos tentar superar tudo para conquistar as vitórias. Se tiver de sentir dor para vencer, vamos sentir”, disse o jogador.
CONFIRMAÇÃO Ontem, a Federação Mineira de Futebol (FMF) anunciou a liberação de dois estádios que ainda dependiam de laudos para receberem jogos do Estadual. Um deles foi justamente o que abrigará Tupi x Atlético, o Mário Helênio, sábado, que teve a capacidade limitada a 12,5 mil expectadores pelo Corpo de Bombeiros. O outro, a Fazendinha, onde o Ituiutaba recebe o Rio Branco, domingo, diante o máximo de 4,2 mil pessoas.
Se conseguir vencer, o Galo vai igualar o retrospecto com o Tupi, jogando na casa do adversário. A equipe do interior leva ligeira vantagem nas estatísticas, com 10 vitórias contra nove, além de oito empates. O ataque atleticano marcou 34 gols e a defesa sofreu 31. Já o retrospecto geral registra ampla vantagem do Atlético, que venceu 33 vezes, empatou 10 e perdeu 12, com 97 gols a favor e 49 contra.

Nenhum comentário: