quinta-feira, 30 de agosto de 2012


Evair Aparecido Paulino

Evair recorda passagem pelo Atlético e lamenta desorganização administrativa

Ex-jogador chegou para ser o principal nome do Atlético, mas atuou apenas 14 vezes

Thiago Madureira - Superesportes
| Tags: celular  atleticomg 

Publicação:

28/08/2012 08:00
  

Atualização:

28/08/2012 11:38
Arquivo EM
Clique na imagem e veja fotos da carreira de Evair, que jogou no Atlético em 1997


O atacante Evair foi contratado, em 1997, pelo Atlético para ser a referência do time em busca de uma temporada gloriosa. Mas os planos não saíram do papel. Mesmo com elenco qualificado - Taffarel, Euller, Doriva, entre outros -, a desorganização do clube à época influiu no desempenho do time. Entre outros problemas, jogadores e funcionários ficaram meses sem receber – exceção feita a Evair, que tinha seus vencimentos honrados por uma empresa parceira.

O atacante, contratado ao Yokohama Flugels, do Japão, a peso de ouro, ficou incomodado com o privilégio. “Quando fomos jogar contra o Corinthians, em São Paulo, pela Copa do Brasil, a imprensa paulista me questionou como eu me sentia com essa situação. Disse que estava constrangido porque eu era o único que recebia”, conta, ao Superesportes.


O momento era tão grave que os atletas, sensibilizados, auxiliavam os funcionários. “Na época, eles estavam há cinco meses sem receber. Para ajudá-los, dávamos as camisas depois dos jogos a eles para vendê-las e comprar alimentos com o dinheiro que arrecadavam”, revela.

Arquivo EM
Evair estreou pelo Atlético em 20 de janeiro
Apesar de ser um dos melhores atacantes do futebol brasileiro na década de 1990, Evair não caiu nas graças da torcida alvinegra. Com um problema contratual, ele demorou a estrear, o que gerou certa impaciência nos atleticanos.

“A transferência foi difícil porque estava voltando do Japão. Quando cheguei, houve demora para a liberação do meu passe e, em razão disso, fiquei muito tempo parado. Com essa lentidão, gerou-se uma antipatia muito grande do torcedor e da imprensa comigo, porque eu estava impedido legalmente de jogar, mas fisicamente já estava pronto”, relembra.

A passagem do atacante pelo Atlético foi curta, apenas 14 jogos e sete gols. Para ele, o ambiente não foi propício à continuidade. “Um dos motivos de eu ter ficado pouco tempo no Atlético foi justamente essa antipatia criada na demora da estreia. Existia uma cobrança muito grande por parte dos torcedores e essa situação criou uma predisposição em não me aceitar”, disse.

No mesmo ano, Evair acertou sua saída para o Vasco. No clube carioca, conquistou o Campeonato Brasileiro. Ao lado de Edmundo, formou um dos melhores ataques da competição.

Momento Atual

Líder do Campeonato Brasileiro e com melhor desempenho na era de pontos corridos, o Atlético vive um momento mágico. Apesar da passagem meteórica, Evair torce para que o clube conquiste o troféu.

“Estou muito contente com esse momento do Atlético. É bom ver grandes times passando por situações tão favoráveis como esta. Fico feliz de ver a volta por cima e essa possibilidade muito grande de ser campeão brasileiro”, afirmou o ex-jogador.

Arquivo EM
Evair como treinador do Vila Nova-GO
Carreira de Treinador

Após atuar no futebol italiano, japonês e passar por 11 clubes no Brasil, Evair aposentou aos 38 anos. “Foi uma carreira vitoriosa e bem planejada. Tive o privilégio de passar por grandes clubes e ser campeão de torneios importantes”, destaca.

Desde então, continuou no futebol como treinador. Passou por clubes de menor expressão (Vila Nova-GO, Uberlândia, Itumbiara, CRAC, Anápolis e Americana), mas hoje está desempregado.

“Sinto prazer em trabalhar dentro de campo. Foi onde eu passei grande parte da minha vida e onde quero permanecer por mais um tempo. Já tive propostas para trabalhar em outras áreas do esporte, mas rejeitei”, disse. 

Ficha do jogador:

Evair Aparecido Paulino
Data de nascimento: 21 de fevereiro de 1965
Naturalidade: Ouro Fino, Minas Gerais
Clubes como jogador:
Guarani
Atalanta
Palmeiras
Yokohama Flügels
Atlético
Vasco da Gama
Portuguesa
Palmeiras
São Paulo
Goiás
Coritiba
Goiás
Figueirense

Nenhum comentário: