quinta-feira, 23 de agosto de 2012

23/08/2012 - 06h02

Atlético-MG se junta a Corinthians como time que mais liderou 1º turno em pontos corridos
Bernardo Lacerda
Do UOL, em Vespasiano (MG)
Campeão simbólico antecipado do primeiro turno, o Atlético-MG se manterá na liderança do Campeonato Brasileiro pela 13ª rodada consecutiva, independentemente do resultado contra o Cruzeiro, no próximo domingo, no Independência. Dessa forma, o alvinegro mineiro igualará marca alcançada pelo Corinthians no ano passado.
O time paulista, até agora, é o que mais vezes seguidas se manteve na liderança no primeiro turno do Brasileirão, desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos, em 2003. Na competição de 2011, o Corinthians, que foi o campeão, liderou da 7ª a 19ª rodada. No total, o clube paulista ficou 17 jogos consecutivos na ponta.
O Atlético também iniciou sua sequência atual na primeira colocação na sétima rodada, quando bateu o Grêmio por 1 a 0 e, desde então, não saiu mais da ponta, mesmo na 14ª rodada, quando o confronto diante do Flamengo foi adiado, por más condições do gramado do Engenhão.
Apesar do bom número, o zagueiro Leonardo Silva pede pés no chão. “Continua o mesmo, fazer nosso trabalho, pés no chão, tem muita coisa para acontecer. A gente quer continuar desenvolvendo nosso trabalho até o final, então o discurso continua o mesmo”, disse.
Curiosamente, essa não é a primeira vez que o Atlético consegue ser o time que mais vezes liderou no primeiro turno. Em 2009, comandado por Celso Roth, atual treinador do rival Cruzeiro, o alvinegro mineiro foi primeiro colocado, por cinco rodadas seguidas, entre a 10ª e a 14ª. Naquele ano, o time mineiro brigou pelo título nacional até o final, mas terminou até mesmo sem vaga na Libertadores.
Para Bernard, o título simbólico conquistado no primeiro turno nacional em 2012 não garante nada. “Não sei, é importante ficar em primeiro, a gente está bem, mas tem de ter os pés no chão, dá uma confiança maior, mas apenas isso, o campeonato ainda é muito longo”, afirmou.
Levando-se em conta toda a competição nacional, o São Paulo, campeão de 2006, foi o clube que ficou em maior sequência na primeira colocação, 27 rodadas, sendo oito delas durante o primeiro turno, da 12ª a 19ª rodada.
Dos nove anos em que o Brasileirão foi disputado nos pontos corridos, antes de 2012, em três oportunidades o time que mais ficou na liderança do primeiro turno se sagrou campeão. Além de 2006, com o São Paulo, em 2003, o campeão Cruzeiro ficou 18 rodadas em sequência na primeira colocação, sendo oito delas na primeira metade do Brasileirão.
No ano seguinte, o Santos, que se sagrou campeão nacional ficou oito rodadas consecutivas na primeira colocação durante todo o torneio, alcançando a liderança no primeiro turno em sete jogos seguidos.
Em 2005, a maior sequência na primeira colocação do primeiro turno foi a Ponte Preta, oito vezes, mas o Corinthians foi o campeão. Dois anos depois, quem alcançou a marca na primeira metade do Brasileirão foi o Botafogo de Cuca, com nove rodadas, e o São Paulo ficou com o título.
Em 2008 o São Paulo foi quem se sagrou campeão, já o Flamengo alcançou a maior sequência como líder do primeiro turno, com nove jogos. Dois anos depois, o Corinthians ficou nove rodadas consecutivas na liderança nacional na primeira metade, mas o Fluminense foi o campeão.

Nenhum comentário: