domingo, 11 de janeiro de 2009

Novo ano, vida nova (11/01)

Paulo Galvão - Estado de Minas



A chegada de reforços na primeira semana de pré-temporada do Atlético fez crescer o ânimo do torcedor na mesma proporção da concorrência entre os atletas. Os remanescentes do ano passado garantem estar tranquilos, mas sabem que precisarão se desdobrar para conquistar vaga de titular, pois os que foram contratados, em sua grande maioria, foram indicados ou aprovados pelo técnico Emerson Leão.
Mesmo em posições em que não apareceram caras novas na Cidade do Galo, não há certeza de permanência. No gol, Juninho e Édson, além dos juniores Bruno e Nicolas, estão sendo observados de perto pelo treinador, depois que passaram 2008 inteiro se alternando com a camisa 1. Na zaga, Welton Felipe e Leandro Almeida largam na frente, pois terminaram o ano passado como titulares, mas Marcos, Samuel e Werley também estão no páreo. “Estamos dando atenção especial à defesa, cobrando, observando e conversando. Mas temos de dar chance a estes profissionais, ver como eles vão se comportar, antes de tomar qualquer decisão”, explicou Leão.
Entre os que lutam para garantir o lugar ao sol, alguns saem em desvantagem. São os que terminaram a temporada passada no departamento médico e que, por isso, estão em pior ritmo de jogo.
Juninho é um deles. Ele se contundiu no início da partida com o Vasco, em 12 de novembro, pelo Campeonato Brasileiro, sendo diagnosticada hérnia de disco. Os médicos preferiram não recorrer à cirurgia e o tratamento conservador durou até o fim do ano. Ele foi reavaliado na reapresentação, sendo liberado para os treinos.
Os médicos, porém, deixaram claro para o goleiro que será preciso tomar cuidados especiais para conseguir jogar em alto nível. Assim, reforço muscular, por exemplo, terá de ser feito diariamente. Nada que o assuste. “Sei que terei de treinar mais do que todo mundo, mas isso é bom para mim como atleta profissional. Então, é chegar antes e ir embora depois, o que farei com prazer, pois é a minha profissão e o que gosto de fazer”, disse Édson.
Ele sabe que está sob a mira do técnico e, por isso, será fundamental estar em forma. Para isso, conta muito trabalhar com satisfação. “Estou muito feliz de poder treinar sem nenhuma dor me incomodando. Claro que ainda é o começo de trabalho, mas estou me sentindo muito bem e tomara que continue assim.”
Quem também terminou a temporada passada longe do time foi o volante Rafael Miranda, que tratou contusão muscular na coxa direita, e o zagueiro Marcos, reclamando dor no joelho direito. Assim como Juninho, ambos começam 2009 bem animados. “Este é meu quarto ano no Atlético e a motivação é a mesma. Infelizmente tive o problema físico que me impediu de jogar no fim do ano passado, mas já passou e agora é trabalhar para voltar bem”, afirmou o defensor.
REFORÇOS O volante Renan e o atacante Diego Tardelli deverão ser apresentados amanhã como novos jogadores do Galo. O primeiro foi emprestado pelo São Paulo e o segundo, que chegou ontem a Belo Horizonte, teve 50% dos direitos adquiridos do Flamengo – o restante pertence a empresários.

Nenhum comentário: