quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Kalil: “Eliminação não se repetirá 20/1/2009 - 07:36


DIEGO MARRUL E JORGE LIMA entre em contato


Inspirados em grandes clubes do futebol mundial, as agremiações brasileiras, nos últimos anos, passaram a demonstrar grande preocupação e a atentar para a necessidade da construção de Centros de Treinamento. Sobretudo para as categorias de base, as instalações seriam de fundamental importância para a melhoria das condições de trabalho e, consequentemente, para a preparação da garotada. No entanto, os CT´s nem sempre são a resposta para todos os problemas. Que o diga o Atlético/MG. Apesar de disponibilizar para os seus garotos a Cidade do Galo, cujas obras foram finalizadas em 2006, o time mineiro amargou duas eliminações consecutivas, ainda na primeira fase, nas últimas disputas da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Em 2008, o clube ficou em segundo lugar no Grupo F, com quatro pontos, e não conseguiu a classificação para a fase seguinte. Neste ano, nova eliminação na primeira etapa, quando ficou com apenas três pontos e uma vitória, na terceira colocação do Grupo L, atrás de Rio Branco e Juventus. Após a última partida, a derrota de 3 a 0 para o Rio Branco, o técnico Leonardo Condé e o preparador físico Maurício Marques foram dispensados pelo Presidente Alexandre Kalil. Na ocasião, o então coordenador técnico das categorias de base, Marcelo Oliveira, disse que era preciso repensar o trabalho de base do clube, principalmente para preservar jovens talentos.
O fato é que, por mais que procurem destacar que o objetivo fundamental das divisões de base é a formação de atletas para o time profissional, os dirigentes dos grandes clubes brasileiros sempre desejam a conquista de títulos por parte dessas categorias. Segundo Alexandre Kalil, as recentes eliminações precoces na Copinha não estavam nos planos da diretoria atleticana e não irão se repetir.
“As providências já foram tomadas por causa do que aconteceu. Estou há pouco tempo no comando do clube e esse tipo de eliminação precoce não vai se tornar uma rotina. Queremos uma base forte. Vou continuar de olho nas categorias de base do Atlético/MG”, declarou o presidente do Galo ao Justicadesportiva.com.br.
Dentre os últimos jogadores revelados nas categorias de base do clube mineiro está Renan Oliveira, destaque do time no Campeonato Mineiro e que defenderá a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano Sub-20, na Venezuela. O Brasil estreia nesta terça-feira contra o Paraguai.

Nenhum comentário: