quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Atenção, todos a bordo! (14/01)

Paulo Galvão - Estado de Minas

Quando a pré-temporada do Atlético começou, há 10 dias, o técnico Emerson Leão revelou que pretendia deixar os atletas que estivessem em pior condição física fora da viagem para o Uruguai, onde o clube disputa torneio de verão a partir de sábado. Porém, devido ao grupo reduzido, ele foi obrigado a relacionar praticamente todos os jogadores que tem à disposição para a viagem a Montevidéu, para onde a delegação embarca amanhã, no início da noite.
Pela lista divulgada, apenas os goleiros Bruno e Nicolas, o lateral-direito Marcos Rocha e o atacante Hudson, dos que estão no grupo, ficam em BH. Os dois primeiros por opção do treinador e os outros dois por estarem machucados. Já o volante Serginho e o atacante Marques se recuperam de cirurgia e não estão treinando.
“Vamos levar o que temos. Por isso, até o fisiologista (Rodrigo Chaves), que não iria integrar a delegação, viajará conosco. Vamos tentar aproveitar o período no Uruguai para continuar a pré-temporada, para preparar a equipe, deixando-a em condições de entrar bem nas competições que terá pela frente”, argumentou Leão, que havia citado o exemplo do armador Lopes, sem jogar desde outubro, como um dos que deveria permanecer na capital mineira. Como os outros reforços contratados este ano, o jogador vai ao Uruguai.
Desde que foi apresentado como técnico do alvinegro, no mês passado, Leão não deixou de criticar o torneio, mas se mostrou conformado diante da necessidade do clube de arrecadar e também pelo compromisso ter sido assumido antes de sua chegada. Disse, ontem, que trocaria a disputa uruguaia, que terá ainda Cruzeiro, Peñarol e Nacional, por dias de treino na Cidade do Galo.
Com tão pouco tempo para trabalhar até a estreia na primeira competição oficial – dia 25, contra o América, pelo Campeonato Mineiro –, o treinador tem exigido muito dos atletas, mas elogia o empenho de todos. Ontem, por exemplo, houve treino físico, musculação e trabalho no campo na parte da manhã, com atividade técnica à tarde. “Foi tudo muito puxado, sob forte calor, mas todos contribuíram”, disse.
Por tentarem corresponder ao nível de exigência, alguns atletas acabaram sentindo os efeitos.
Ontem, o volante Rafael Miranda, com dor no joelho esquerdo, e o atacante Pedro Paulo, com tendinite no pé esquerdo, foram poupados das atividades. O médico Otaviano de Oliveira Júnior, porém, diz que foi apenas precaução e que ambos deverão estar de volta aos treinos hoje.
Justamente pela dedicação, ele optou por liberar os atletas depois do jantar, ontem. A reapresentação será à tarde, quando haverá novo coletivo, devendo definir o time que começará jogando contra o Cruzeiro. “Vamos ter essa viagem e decidimos liberá-los para ver a família e resolver os problemas.”
Os atletas comemoraram a folga, que não estava programada. “Vai ser bom, principalmente para quem é de BH ou já está estabelecido aqui”, disse o lateral e armador Júnior, que não se inclui nas condições citadas, pois acabou de chegar à cidade. “Vou aproveitar para ficar na concentração, pois começo de temporada é sempre difícil.”
NOVO TÉCNICO A equipe júnior do Atlético já tem novo treinador. Para o lugar de Leonardo Condé, demitido depois da eliminação na primeira fase da Copa São Paulo, foi contratado Rogério Micale, de 39 anos, que comandou os juniores do Figueirense nas últimas três temporadas, tendo conquistado o título da competição paulista, uma das principais da categoria no Brasil, no ano passado. O preparador físico será Otávio Ruegger, que retorna às categorias de base depois de passagem pela comissão técnica comandada por Marcelo Oliveira.

Nenhum comentário: