quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Ziza: de diretor de futebol a presidente renunciado (18/09)

Três momentos: no final de 2005, assume a diretoria de futebol; no fim de 2006, é eleito presidente, com o apoio do antecessor Ricardo Guimarães; nesta quinta-feira, anuncia a renúncia
Em campanha para presidente - Ziza Valadares e os seus vices: Roberto Vasconcellos, Ronaldo Vasconcelos, Renato Salvador e Gil César Moreira de Abreu

Rodrigo Fonseca - Portal Uai




O Atlético ainda estava atordoado com o rebaixamento do time à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, quando o então presidente Ricardo Guimarães anunciou Ziza Valadares como novo diretor de futebol do clube. Ziza assumiu em 12 de dezembro, recebendo plenos poderes para comandar o futebol alvinegro. O grande objetivo era levar o Galo de volta à elite do futebol nacional.
Os primeiros meses não foram fáceis. Com uma política de contratações em excesso, o dirigente anunciou a chegada de jogadores inexpressivos, como Jales, Thiago Cavalcanti, Zé Carlos, Rafael Gaúcho, Eduardo e Vicente. A equipe fracassou no Campeonato Mineiro, sendo eliminada na semifinal pelo arqui-rival Cruzeiro. Na Copa do Brasil, uma goleada para o Flamengo (4 a 1) selou mais uma decepção.
Sob forte pressão, o Atlético iniciou a caminhada para alcançar sua principal meta do ano. Após instabilidade nas primeiras rodadas, o técnico Lori Sandri foi demitido, dando lugar a Levir Culpi. Com o novo treinador, o clube buscou reforços de maior peso, como Roni e Marcinho. O time custou a engrenar, mas, aos poucos, se impôs, assegurando seu retorno à Primeira Divisão, com direito à conquista da Série B.
Ainda em 2006, Ziza Valadares se candidatou à presidência e foi eleito para o triênio 2007/2009. Começou a temporada 2007 com a conquista do título do Mineiro, o que não ocorria desde 2000. Porém, os fracassos na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro provocaram as primeiras críticas à sua administração.
A não renovação do contrato com o técnico Emerson Leão aumentou o clima de insatisfação em boa parte da torcida, da própria diretoria e do Conselho do clube.
A volta por cima em 2008, ano do centenário do Atlético, ficou apenas na promessa. A data histórica foi manchada pela falta de planejamento para o futebol, por um racha na diretoria, pelos velhos problemas financeiros, por protestos constantes da torcida. Tudo isso resultou em mais vexames dentro de campo e no afastamento do torcedor do estádio.
Alvo de ameaças, juntamente com sua família, Ziza Valadares também entrou na mira do Ministério Público, que passou a investigar rumores de irregularidades em sua gestão. Pressionado por todos os lados, Ziza anunciou sua renúncia nesta quinta-feira.

Nenhum comentário: