segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Kalil: saneamento do Galo passa pelo futebol (29/09)




Rodrigo Fonseca - Portal Uai




O ex-presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, Alexandre Kalil, anunciou oficialmente, nesta segunda-feira, sua candidatura ao cargo máximo do clube, para ocupar a vaga deixada por Ziza Valadares, que renunciou há cerca de dez dias.
Ao comentar a delicada situação financeira do Galo, cuja dívida ultrapassa os R$ 200 milhões, e que, segundo Ziza impossibilitaria a formação de um grande clube de futebol, Kalil ressaltou: “Por uma questão de filosofia, todo saneamento do Atlético passa por time de futebol”.
Filho do ex-presidente Elias Kalil (1980-1985), Alexandre Kalil criticou o atual presidente do Conselho, João Batista Ardizoni, que ainda não convocou a eleição. Ele também condenou o novo estatuto do Atlético, que irá a votação nesta quinta-feira
“Candidatura Isso foi amadurecendo depois da renúncia do presidente do Atlético e quando pessoas importantes do meu ciclo falaram que era a minha hora, que eu não podia me acovardar. Eu também não escondo de ninguém que sempre sonhei em ser presidente do Atlético. Em momento de raiva, eu mandei me matarem, me enterrarem. Fiz isso porque sou um cara indignado. Posso estar mais velho, mas continuo indignado. Não gosto de perder. Eu não vou para o vestiário depois de tomar de seis e saio rindo”
Se for eleito“Se nós ganharmos a eleição, vamos dar um choque no Atlético. Não tem promessa de trazer Riquelme, Maradona e Pelé, pois não temos dinheiro para isso. Mas também não somos piores que os outros não”
Mudanças no clube“Não podemos chegar lá e dizer que está tudo errado e é rua pra todo mundo, porque aí vamos demorar dez anos para voltar a ser alguma coisa. Temos de entrar com juízo. Falar que está tudo uma porcaria não é verdade”
Saneamento do clube“Por uma questão de filosofia, todo saneamento do Atlético passa por time de futebol. Nada vai ser feito no Atlético se o futebol não brilhar. O meu pai falava que o Atlético é um trem, cuja locomotiva é o time de futebol. Se esse time for bem, você vai agregando valor. Com isso, o Atlético pode se sanear sozinho”
Apoio financeiro do ex-presidente Ricardo Guimarães“O Ricardo Guimarães não põe dinheiro no Atlético desde dezembro. Da mesma forma que ele não pediu nada para me apoiar, que ele não falou da dívida dele, ele avisou com clareza que dinheiro no Atlético ele não põe nunca mais. O Atlético não é diferente do Flamengo, do Fluminense, do Botafogo. Ele pode andar com as próprias pernas”
Prioridade para o futebol“O Atlético precisa reduzir folha de funcionário e aumentar a folha do futebol, dentro de uma realidade que não é possível que só o Atlético não consegue. Estou acreditando nisso. Não podemos ter uma folha de futebol dividida com funcionário, um milhão de funcionários e um milhão de futebol. Temos que ter um milhão e meio de futebol e quinhentos mil de funcionário”
Comando do futebol“Temos de botar um esquema profissional, com um homem do meio tomando conta full time, como o Ziza fez na época do Ricardo”
Luxemburgo“O Atlético teve o Luxemburgo batendo na porta se a torcida não sabe, e o presidente do Atlético não quis. Eu quero o Luxemburgo. Não tenho essa vaidade. Eu quero ele mandando na grama, em todo mundo”
Pressão e ameaças de torcedores“Eu sempre tive medo da torcida do Atlético. Ela tem que ser atendida, com time e vitória, com ingresso a preço acessível, com bandeira no estádio. Aliás o Mineirão não ter bandeira é uma piada de salão”
Eleições já“A eleição no Atlético tem que ser convocada muito rápido. O presidente do Atlético, seja eu ou outro, tem que estar revestido da autoridade de pegar um telefone e tentar contratar um treinador ou ficar com o Marcelo ou contratar jogador. Não dá para chegar e falar que quem fala é o interino. Vamos parar de brincar. No meu tempo, em novembro você já sabia quem vai sair ou chegar”
João Batista Ardizoni“Ele não foi eleito para formar uma junta militar e comandar o Atlético. Ele tem que sentar na cadeira dele e convocar eleição, além de ficar neutro, querendo ou não”
Complemento do mandato de Ziza ou um novo mandato“Já se passaram 50% do mandato. Então, tem que convocar eleição para mais um mandato de três anos. É uma questão de não brincar com o Atlético”
Novo estatuto“Acho que não vai ser aprovado. Se for, vai ser derrubado na Justiça”
Críticas ao novo estatuto“É uma reunião que fere o Código Civil. O novo estatuto do Atlético pode ser melhorado. Ele tem que ser votado pela assembléia geral como está na lei. Estamos cometendo mais uma irregularidade no Atlético. Espero que seja sanado e essa reunião seja cancelada. Esse estatuto, que foi feito por homens de bem, contém um fechamento total, quando priva o sócio-torcedor da chance de ele se associar ao Atlético e ter direito a voto”
“Eu não posso colocar no estatuto que o pagamento da folha será de três em três meses no dia 30. A folha no Brasil é no quinto dia útil todo mês”
Sócio-torcedor“Eu apoio integralmente. Isso é uma fonte de dinheiro e uma abertura do clube. Até escutei o senhor presidente do Conselho dizer que depois mexe. Mas espera aí, estamos fazendo um novo, então vamos esperar mais um, dois, três meses e fazer direito”
Chapa definida“Não tenho chapa formada ainda. Estou pensando em nomes. Quero gente nova que possa trabalhar e me ajudar. A única coisa que não vai ter na minha chapa é composição política”

Nenhum comentário: