terça-feira, 30 de setembro de 2008

Mais um líder pela frente (30/09)

Paulo Galvão - Estado de Minas

A situação do Atlético no Campeonato Brasileiro não é desesperadora, mas é bom a equipe ficar atenta, pois terá pela frente nada menos que o líder, Palmeiras, sábado, no Parque Antártica. O time paulista foi beneficiado pela derrota do Grêmio por 4 a 1 para o Internacional e tentará se consolidar na posição. Já o alvinegro lutará para se reabilitar depois de empatar sem gols com o Figueirense, dentro de casa.
Será a terceira vez que o Galo encara uma equipe que está na liderança do Nacional e, nas duas vezes que isso ocorreu, não foi feliz. A primeira, foi na 11ª rodada, quando recebeu o Flamengo no Mineirão, e teve de lutar muito para arrancar empate por 1 a 1, depois de sair em desvantagem no placar. Já na 19ª rodada, o jogo foi novamente em Belo Horizonte, mas o resultado bem pior: acabou goleado por 4 a 0 pelo Grêmio, para desespero de seus torcedores.
A intenção é conseguir, no mínimo, conquistar um ponto diante dos palmeirenses. “O empate com o Figueirense foi péssimo. Estamos todos frustrados, mas é nos momentos difíceis que você tem de se superar. A tabela nos põe diante de grandes desafios e temos de encontrar forças para superá-los”, disse o zagueiro Marcos, que não perde a esperança de que a equipe termine o Brasileiro em uma colocação melhor.
Ontem, os atletas se reapresentaram na Cidade do Galo e o mau resultado contra os catarinenses ainda foi assunto. Hoje, porém, a concentração passa a ser exclusivamente no Palmeiras. “Vamos montar a melhor estratégia. Mas, independentemente de como vamos jogar, não podemos abdicar de buscar o gol. Contra a Portuguesa, por exemplo, saímos na frente e recuamos excessivamente, tomando o gol, quando poderíamos ter feito mais”, disse o defensor.
Se não foi bem quando enfrentou líder do campeonato, o Atlético ao menos pode se apegar ao último resultado contra o Palmeiras, na casa do adversário: na última rodada do Brasileiro do ano passado, fez 3 a 1, no Parque Antártica, e conseguiu terminar a competição em oitavo lugar, garantindo-se na Copa Sul-Americana deste ano. O resultado beneficiou o Cruzeiro, que se garantiu na Copa Libertadores no lugar exatamente dos paulistas. Agora, o Galo pode novamente ajudar o rival, além de outras equipes que também lutam pelo título.
MUDANÇA
Para sábado, o técnico Marcelo Oliveira terá de fazer uma mudança. O volante Rafael Miranda, que recebeu o terceiro cartão amarelo, cumpre suspensão, deve dar lugar a Élton. O também volante Serginho, que deixou o campo sábado tonto, com uma pancada no queixo, não será problema. Ele sofreu leve traumatismo craniano.
O atacante Beto também foi liberado pelo departamento médico. Submetido a cirurgia para apressar recuperação de fratura por estresse na tíbia da perna direita, ele já iniciou o trabalho de preparação física. Ele não joga desde 12 de junho, quando participou da vitória por 4 a 2 no Ipatinga, no Mineirão.

Nenhum comentário: