Para a maioria dos trabalhadores, domingo é para descansar, reunir a família em volta da mesa para aquele almoço especial, encontrar os amigos. Para os atletas de futebol, porém, normalmente é o dia em que mais se trabalha. Por isso, a folga proporcionada pela pausa no Campeonato Brasileiro, em função dos jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da África do Sul, foi muito comemorada pelos jogadores do Atlético, que, desde a noite de sexta-feira, estão liberados pela comissão técnica. A reapresentação está marcada para esta segunda à tarde.
Segundo o técnico Marcelo Oliveira, ao não programar treinos nesses dois dias, a intenção é contribuir para a plena recuperação dos jogadores. “Tão importante quanto descansar o corpo é aliviar a cabeça, ainda mais depois de uma seqüência tão desgastante de 18 jogos em 57 dias. A pressão é muito grande, os jogadores ficam muito tempo sob tensão e é preciso dar esse descanso”, justificou o treinador.
Justamente pela preocupação com a parte psicológica, a comissão técnica incluiu entre os conselhos aos jogadores procurar atividades longe do futebol. “É preciso sair um pouco da rotina”, explicou o preparador físico Marcelo Luchesi.
Mas é bom eles não se descuidarem. Afinal, a partir desta segunda voltam aos trabalhos visando à seqüência do Brasileiro, pelo qual pegam o Ipatinga, sábado, no Vale do Aço. E a comissão técnica promete não dar moleza: haverá reavaliação física e serão realizados treinos específicos, tanto físicos quanto táticos. Na terça-feira, o trabalho será em dois períodos, a exemplo do que ocorreu na sexta-feira.
EM FAMÍLIA
Para os jogadores, o fim de semana de folga foi muito bem-vindo. Eles aproveitaram para descansar, seja em Belo Horizonte, ou para viajar. Nesse último caso se encaixa o lateral-direito Mariano, que foi a Osasco (SP) visitar os pais.
O fato de ter folga aos domingos é tão raro que gerou até um fato curioso: “Quando falei que ia visitá-la, minha mãe perguntou se havia acontecido alguma coisa. Depois que expliquei, ela ficou bastante feliz. Temos de aproveitar esses momentos, que nos darão força para trabalhar firme esta semana”, disse o jogador, que vem sendo um dos destaques da equipe nas últimas partidas.
Quem não teve folga neste fim de semana foram o armador Petkovic e o atacante Marques. Eles continuam tratando contusões, sendo que o xodó da torcida, que levou pancada no joelho direito, tem mais chances de enfrentar o Ipatinga.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário