sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Sem força para superar seus tradicionais rivais (15/08)

Vitória solitária sobre o Santos; Goleada para o ameaçado Vasco


Até agora, no ano do centenário, Atlético só venceu um dos chamados grandes clubes brasileiros. Neste domingo, time pega o desesperado Fluminense





O tamanho da decepção do torcedor do Atlético com a campanha do time em 2008, ano do centenário do clube, pode ser medido nos confrontos contra os chamados grandes do futebol brasileiro. Até agora, foram 16 jogos contra os maiores de Minas, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O Galo amargou dez derrotas, arrancou cinco empates e conquistou uma vitória, um aproveitamento de 16,6%.
As principais conseqüências, até o momento, foram os fracassos no Campeonato Mineiro e na Copa do Brasil, além de ter ficado em situação delicada na Sul-Americana.

No Estadual, o Atlético foi presa fácil para o arqui-rival Cruzeiro. Na fase de classificação, não passou de um 0 a 0. Nas finais, o Alvinegro amargou uma goleada de 5 a 0 no primeiro jogo. Depois foi novamente derrotado, desta vez por 1 a 0.
Na Copa do Brasil, a equipe parou no primeiro confronto com um dos ‘grandes’. Nas quartas-de-final, reencontrou o Botafogo, algoz da edição passada da competição, e não passou de um 0 a 0 no Mineirão. No Rio de Janeiro, não resistiu e acabou derrotado por 2 a 0.
O mesmo Botafogo deixou o Atlético em situação complicada na 1ª fase da Copa Sul-Americana, competição em que o clube aposta tudo para salvar o ano do centenário. Na partida de ida, quinta-feira passada, no Rio, os cariocas venceram, de virada, por 3 a 1. A volta será disputada dia 27 no Mineirão. O Galo precisa vencer por 2 a 0 ou por três gols de diferença caso tenha a meta vazada.
Vitória solitária
A única vitória atleticana sobre os adversários mais tradicionais do futebol nacional veio no Campeonato Brasileiro. À base da luta, o Atlético conseguiu virar para cima do Santos, que vencia por 2 a 0, na Vila Belmiro. Os 3 a 2 foram também o único triunfo alvinegro fora de casa no 1º turno.
No restante, uma coleção de fracassos, com direito a quatro goleadas, uma delas de 6 a 1 para o ameaçado de rebaixamento Vasco. Além da vitória do Santos, foram mais nove partidas contra os chamados ‘grandes’, com seis derrotas e três empates.
Nem mesmo o fator casa pesou para o Galo superar seus rivais. No Mineirão, contando o clássico com o Cruzeiro, o time obteve três empates e sofreu duas derrotas. Um dos empates foi contra os reservas do Fluminense (0 a 0), justamente o adversário atleticano deste domingo, na rodada de abertura do returno. Os cariocas estão em penúltimo lugar no Brasileiro.
Jogos do Atlético em 2008 contra os chamados grandes clubes
Estadual
Copa do Brasil
Atlético 0 x 0 CruzeiroAtlético 0 x 5 CruzeiroCruzeiro 1 x 0 Atlético
Atlético 0 x 0 BotafogoBotafogo 2 x 0 Atlético
Brasileirão
Sul-Americana
Atlético 0 x 0 FluminenseSão Paulo 5 x 1 AtléticoAtlético 1 x 1 PalmeirasAtlético 1 x 1 FlamengoCruzeiro 2 x 1 AtléticoInternacional 1 x 0 AtléticoBotafogo 4 x 0 AtléticoVasco 6 x 1 AtléticoSantos 2 x 3 AtléticoAtlético 0 x 4 Grêmio
Botafogo 3 x 1 Atlético

Nenhum comentário: