sábado, 5 de abril de 2014
Guilherme e Everton Ribeiro conduzem rivais mineiros em primeiro jogo da final
Atlético e Cruzeiro iniciam disputa pelo título da 100ª edição do Campeonato Mineiro
Gustavo Andrade - Superesportes
Thiago Madureira - Superesportes
Publicação:
05/04/2014 20:15
Atualização:
05/04/2014 20:35
A centésima edição do Campeonato Mineiro começa a ser decidida neste domingo. Protagonistas do futebol nacional na última temporada, Atlético e Cruzeiro se reencontram no Independência, às 16h, no primeiro jogo da grande decisão. Em campo, as esperanças dos arquirrivais passam pelos pés de Guilherme e Everton Ribeiro.
Com a presença incerta de Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli em baixa, Guilherme tem a responsabilidade de armar as jogadas ofensivas do Atlético. Escolhido por Paulo Autuori para a vaga deixada pelo lesionado Fernandinho, o meia-atacante foi o destaque da equipe alvinegra nas últimas partidas. Em empate com o Independiente Santa Fe, pela Copa Libertadores, Guilherme foi o responsável por anotar o gol do Galo.
Já Everton Ribeiro ensaia repetir as atuações que o levaram a ser escolhido o melhor jogador do último Campeonato Brasileiro. Para o camisa 17 do Cruzeiro, a temporada começou distante de seu primeiro ano na Toca da Raposa. Porém, o meia reassumiu o papel de protagonista nos últimos compromissos da equipe e a ajudou a seguir viva na Libertadores.
Com vitória sobre a Universidad de Chile, em Santiago, o Cruzeiro superou um momento de pressão e viu o caminho se abrir para a classificação às oitavas de final da competição sul-americana. O Atlético, por sua vez, confirmou sua vaga, antecipadamente, com o ponto somado diante do Santa Fe, em Bogotá.
Embalados pelos resultados positivos na Libertadores, Atlético e Cruzeiro buscam o título estadual para evitar as consequências negativas que podem trazer a derrota diante do arquirrival. Para a equipe alvinegra, há a esperança de um tricampeonato que não acontece desde a década de 1980. Já o time celeste, com elenco recheado de boas opções para Marcelo Oliveira, encara a obrigação de destronar o rival e retomar o posto de campeão mineiro.
Com melhor campanha na primeira fase, o Cruzeiro entra na decisão em vantagem. A equipe celeste erguerá a taça com dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.
Para tentar inverter essa vantagem, o Atlético conta com a força de sua torcida. Neste domingo, haverá presença exclusiva de torcedores atleticanos, uma vez que a diretoria cruzeirense abriu mão dos 10% da carga de ingressos a que tem direito. No Independência, palco do duelo deste domingo, o Atlético defende invencibilidade em clássicos contra o arquirrival: são cinco partidas, com três vitórias alvinegras e dois empates.
Ronaldinho é dúvida no Galo
Para escalar o Galo, o técnico Paulo Autuori terá o desfalque do argentino Dátolo, que sofreu estiramento no músculo adutor da coxa direita. O jovem Alex, de 19 anos, deve ser improvisado no setor. Outra dor de cabeça para o técnico alvinegro é o meia Ronaldinho Gaúcho. Ele foi relacionado para a partida, mas segue como dúvida porque está com dores no pé direito. Tardelli, Guilherme e Leandro Donizete, que reclamaram de cansaço após partida contra o Santa Fe, na última quinta-feira, treinaram normalmente neste sábado.
Embora o time alvinegro ainda sinta o desgaste do duro confronto na Colômbia pela Libertadores, o capitão Leonardo Silva prega superação. “Todo mundo vai tentar fazer um grande jogo, acho que o cansaço não vai interferir tanto. Independentemente das circunstâncias, o Atlético vai tentar superar qualquer problema para fazer grande jogo”, afirmou o zagueiro.
Cruzeiro completo para decisão
Sem desfalques por suspensão, o Cruzeiro terá todos os principais jogadores em campo. A dúvida na escalação fica entre os volantes que poderão jogar ao lado de Lucas Silva. Titular da equipe, Nilton está suspenso na Copa Libertadores por três jogos e cedeu vaga para Henrique na competição internacional. O camisa 8 teve atuação contra a Universidad de Chile elogiada por Marcelo Oliveira e pode ser mantido no time.
Para o treinador cruzeirense, é importante que a defesa ajude a equipe a levar vantagem para o segundo jogo da final do Estadual, no Mineirão. “O Cruzeiro construiu uma vantagem excepcional durante o campeonato, está invicto. Se não levarmos gol, somos campeões. Temos condições de não levar gols e tentar fazê-los. Esperamos que isso aconteça de forma natural”, destacou.
ATLÉTICO X CRUZEIRO
Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Otamendi e Alex Silva; Pierre, Donizete, Ronaldinho (Neto Berola) e Guilherme; Tardelli e Jô
Técnico: Paulo Autuori
Cruzeiro
Fábio, Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Samudio; Henrique (Nilton), Lucas Silva; Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Dagoberto; Júlio Baptista
Técnico: Marcelo Oliveira
Motivo: Primeira partida da decisão do Campeonato Mineiro
Estádio: Independência
Data: 6 de abril, domingo, às 16h
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (FIFA/AL)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (FIFA/SC) e Cleriston Cley Barreto Rios (FIFA/SE)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário