sexta-feira, 18 de abril de 2014

18/04/2014 08h05 - Atualizado em 18/04/2014 08h05

Depois de protagonizar "filme", Galo agora convive com novelas em 2014
Liberação do dinheiro da venda do meia Bernard, renovação com Ronaldinho, problema na lateral esquerda e caso Anelka têm agitado primeiro semestre atleticano
Por GloboEsporte.comBelo Horizonte
O ano de 2013 foi marcado pelos jogos dignos de roteiros de filmes de ação de Hollywood para o torcedor atleticano: muita emoção, reviravoltas e, no caso da Libertadores, sempre com um final feliz. Na atual temporada, a linha dramatúrgica mudou. As novelas têm sido a principal "atração" na programação do Galo em 2014. Na maioria das vezes, com um final negativo para o clube. O caso Anelka foi a última protagonizada, com um desfecho sem acordo entre as partes. A ele se juntam as novelas Ronaldinho – única com final positivo – Bernard (ainda não encerrada) e as laterais esquerdas, próxima de um encerramento.
A diretoria alvinegra tem convivido com as novelas desde o final da Libertadores, quando o meia Bernard foi vendido para o Shakhtar Donetsk-UCR. Tentativas têm sido realizadas para melhorar o grupo atleticano e a situação financeira do clube, mas em apenas uma delas o desfecho foi positivo. O GloboEsporte.com traça os scripts das novelas atleticanas no período 2013-2014.
bernard
O atacante, revelado nas categorias de base do clube alvinegro, teve grande destaque na conquista da Libertadores. Após o bom desempenho, foi vendido para o time ucraniano por R$ 77 milhões, com contrato assinado por cinco anos. Mas para o Atlético-MG, a negociação foi pouco feliz. Afinal, o clube teve parte da quantia da negociação, R$ 54 milhões, foi bloqueada, no ano passado, pela Fazenda Nacional por causa de dívidas tributárias do clube. A situação vem se arrastando até o momento e parece que a novela não terá um desfecho próximo.
ronaldinho
A renovação com o camisa 10 no final da temporada passada também teve ares de novela. Ronaldinho Gaúcho não chegou a um acordo rápido e teve grande assédio dos turcos do Besiktas. O empresário e irmão do jogador, Roberto Assis, chegou a se encontrar com dirigentes do clube europeu, mas nada foi acertado. No dia 9 de abril, segundo o presidente da equipe, Alexandre Kalil, o acordo foi realizado rapidamente. Tudo terminou bem para as duas partes e o jogador acertou contrato até o final do ano.
lateral esquerda
Essa novela pode estar próxima do final. Afinal, Emerson da Conceição deve estrear no próximo domingo, contra o Corinthians, e pode começar a fincar o espaço no setor, já que não tem nenhum concorrente. A lateral esquerda era a posição de principal preocupação do Galo no começo de 2014. Júnior César e Richarlyson não renovaram. Lucas Cândido, revelação da base e titular no Mundial de Clubes, deveria continuar no time, mas se machucou e também ficou no departamento médico. Pedro Botelho foi contrato para suprir a ausência, mas teve o mesmo destino: o DM. Eron voltou de empréstimo, mas não será aproveitado. A solução de Paulo Autuori foi improvisar Dátolo. O argentino foi bem no Campeonato Mineiro. Entretanto, machucou-se e foi mais um do setor a estar em tratamento.
anelka
O clube alvinegro tentou trazer mais uma estrela para a temporada. Anelka era o alvo, quase virou realidade, mas no final deu tudo errado. Um pré-contrato foi acertado entre as partes. A expectativa era que o jogador chegasse a qualquer dia em abril. Entretanto, o francês não virá. Anelka enviou um email ao Atlético-MG, na última segunda-feira, cancelando pela terceira vez a sua apresentação, o que forçou o clube a desistir do negócio.
A diretoria alvinegra avisou que não trará outro jogador para inscrever na Libertadores. Mas o técnico Paulo Autuori já vem ganhando boas notícias, como a do retorno do zagueiro Réver, recuperado de contusão. O Galo estreia no Brasileiro contra o Corinthians, no próximo domingo. Na quarta-feira próxima encara o Atlético Nacional-COL, pelas oitavas de final da Libertadores.

Nenhum comentário: