terça-feira, 23 de setembro de 2008

Bloco do eu sozinho (23/09)

Paulo Galvão - Estado de Minas

Com 33 pontos em 26 rodadas, o Atlético vive situação inusitada no Campeonato Brasileiro’2008. O time está no meio da tabela em pontuação, há seis pontos do time imediatamente mais bem colocado na classificação, o Internacional, e quatro à frente do Náutico. Ou seja, qualquer que seja o resultado diante do Figueirense, sábado, no Mineirão, o Galo permanecerá na 12ª colocação.
Porém, como ainda corre risco de rebaixamento, o objetivo de todos é conquistar a vitória nesta partida, ficando em situação mais confortável para as últimas 11 rodadas. Segundo os matemáticos, equipe que atingir 43 pontos se manterá na Série A em 2009.
Hoje, o alvinegro tem sete pontos de vantagem sobre o Vasco, primeiro da zona de degola, o que ainda não é considerado suficiente pelos atletas. “Não interessa se vamos subir ou não na tabela, temos é de vencer para somar pontos e acabar logo com a ameaça de rebaixamento. Vamos jogar em casa, diante de uma equipe que está desesperada, que vai vir com tudo e, jogando com inteligência, poderemos conquistar mais um resultado positivo”, declarou o zagueiro Leandro Almeida, que cumpriu suspensão diante do Náutico, sábado, e agora vive a expectativa de voltar ao time diante dos catarinenses.
Mesmo que esteja pensando apenas em sua situação, o Atlético poderá influenciar diretamente a definição do Brasileiro, principalmente no que se refere à disputa do título. Afinal, ainda enfrentará os atuais quatro primeiros colocados: Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo.
Também poderá ser decisivo na disputa por vagas na Copa Libertadores, que o próprio Atlético almeja, mesmo que de forma tímida. Entre os adversários que ainda enfrentará neste Brasileiro estão cinco dos sete times que brigam para disputar a principal competição das Américas: Botafogo, Vitória, Coritiba, Sport e Internacional – São Paulo e Goiás, que também estão nesta disputa, já jogaram com o Galo e empataram por 1 a 1.
Já na parte de baixo da tabela, a influência também pode ser grande. Afinal, dos últimos sete colocados, três serão adversários do alvinegro: Santos, Figueirense e Vasco.
Os jogadores sabem da responsabilidade, mas procuram se concentrar no próximo adversário. “Sabemos que podemos ter participação decisiva, mas temos de pensar passo a passo, e nosso próximo passo é o Figueirense”, disse Leandro Almeida.
Os alvinegros só não querem pensar na possibilidade de ajudar o rival Cruzeiro, a exemplo do que ocorreu no ano passado. Na última rodada, ao vencer o Palmeiras, no Parque Antártica, permitiu ao time celeste garantir vaga na Copa Libertadores deste ano.
CAMPEÕES
Momentos antes da partida contra o Figueirense, sábado, o Atlético vai prestar homenagens a ex-jogadores, como já fez em outras partidas. Entre os homenageados estão os chamados “campeões do gelo”, atletas que participaram da excursão à Europa, em 1950, conseguindo seis vitórias, dois empates e duas derrotas contra times como Munich 1860, Hamburgo, Werder Bremen e Schalke 04 (Alemanha); Rapid Viena (Áustria); Seleção de Luxemburgo; e Anderlecht (Bélgica). Também vão receber homenagem os pentacampeões mineiros entre 1952 e 1956.

Nenhum comentário: