sexta-feira, 21 de março de 2014

Sexta-feira, 21/03/2014 às 11:49 por Vinicius Paiva

A Pesquisa da Vez: Região Metropolitana de BH (2012 x 2013)
Detalhamento da pesquisa:
Localidade: Belo Horizonte, Betim e Contagem/MG
Instituto: MDA Pesquisa – COLETIVO
Amostra: 1505 entrevistas, entre 24 e 27 de novembro de 2013;
Margem de erro: 2,5 p.p
Há quase dois anos este Blog publicou pesquisa que provocou repercussão na exata medida da polêmica despertada: a configuração de torcidas de Belo Horizonte. Pela primeira vez em algum tempo o Atlético-MG ficou à frente do Cruzeiro na capital. O tempo passou, os resultados esportivos do Galo melhoraram ainda mais e novas pesquisas consolidaram a liderança da Massa. Como o estudo da MDA Pesquisa, que pode ser conferido abaixo:
Antes, uma ressalva: ao contrário do material de 2012, os números acima se referem a três cidades da Região Metropolitana: BH, Betim e Contagem. Mas as duas últimas também já foram contempladas pelo Blog Teoria dos Jogos, como pode ser conferido aqui.
A grande diferença em 2013 foi o baixo número dos que alegam não torcer por nenhum time. Os atuais 19,3% talvez sejam reflexo da excelente fase de Atlético e Cruzeiro à época da elaboração. Isto impactou nos percentuais do Galo (37,5%) e da Raposa (36,5%) – em rigoroso empate técnico – mas também transbordou para a concorrência. O terceiro foi o América-MG (2,3%) e o quarto, o Flamengo (1,3%). Nenhuma outra torcida ultrapassou a marca de 1% das preferências.
Por abocanharem relevantes 74% da população, as análises estratificadas focam no embate entre os arquirrivais. Neste contexto, a torcida do Cruzeiro se mostra bem mais jovem e concentrada entre mulheres. Atleticanos tem maioria masculina, são mais ricos e escolarizados:
Adicionalmente, o trabalho traz novidades que sinalizam preferências entre as gerações. O quadro seguinte, por exemplo, mostra o time para o qual os pais do entrevistado torcem:
Em direção oposta, eis o time do coração dos filhos dos entrevistados:
Fica clara a maioria cruzeirense entre jovens, resultado absolutamente em linha com o perfil etário da pesquisa de 2012. Reparem que entre os filhos dos entrevistados, a base de dados sobe para 2.594 pessoas. Entre os pais, vai a 3.010.
Por fim, as cidades e regiões da amostra:
O Galo vence em BH e Betim, dando Cruzeiro em Contagem. Na região leste da capital a maioria atleticana é expressiva (53% a 25%), havendo mais alvinegros em cinco das oito regiões pesquisadas.




Nenhum comentário: