sábado, 29 de março de 2014


Com vaga encaminhada, Atlético enfrenta o América, que busca milagre no Horto
Galo pode até perder por três gols de diferença para avançar à final do Estadual
Rafael Arruda - Superesportes
Publicação:
29/03/2014 19:57
Atualização:
29/03/2014 20:13
O clássico mais antigo de Belo Horizonte terá mais um episódio escrito neste domingo, às 18h30, no Independência. Atlético e América se enfrentam pela semifinal do Campeonato Mineiro. O Galo goleou o rival por 4 a 1 no primeiro duelo e pode até perder por três gols de diferença que ainda assim se classifica para a decisão. Ao Coelho, resta a esperança de um milagre no Horto.
A última vez que o América derrotou o Atlético por quatro gols de diferença foi em 1993. Naquela época, a equipe alviverde conquistou o 14º título estadual de sua história e tinha o atual gerente de futebol, Flávio Lopes, e o técnico da equipe Sub-20, Marco Antônio Milagres, como jogadores. Ao todo, o Coelho só conseguiu sete vezes em toda sua história a façanha da goleada sobre o Galo por no mínimo 4 a 0.
Para alcançar o resultado pela oitava vez, o América faz mistério e não divulga a escalação da equipe. O time que mais treinou durante a semana tem Matheus; Elsinho, César Lucena, Lula e Gilson; Leandro Guerreiro, Diego Henrique, Andrei Girotto e Tchô; Ricardinho e Obina. Embora tenha enfatizado a marcação, o técnico Moacir Júnior pode promover algumas surpresas na equipe.
No Galo, o técnico Paulo Autuori acenou durante a semana com um time misto nos treinos, com Victor; Alex Silva, Edcarlos, Otamendi e Dátolo; Claudinei, Leandro Donizete, Guilherme, Marion e Neto Berola; Jô.
Com a vaga na decisão do Mineiro praticamente assegurada, o clube alvinegro já tem um olho na Copa Libertadores da América. Na quinta-feira, o Galo vai a Bogotá enfrentar o Independiente Santa Fé, para assegurar a classificação às oitavas de final da maior competição do continente. Já o Coelho tem compromisso na quarta-feira, contra o Santos-AP, em Macapá, pela primeira fase da Copa do Brasil.
Galo não se acomoda com vantagem
É fato que o Atlético não leva quatro gols em uma mesma partida há muito tempo. A última foi pela Copa do Brasil de 2013, contra o Botafogo, pelas oitavas de final (derrota por 4 a 2). Mesmo assim, não há espaço para acomodações. O técnico Paulo Autuori quer mesma pegada e disposição da semana passada, embora reconheça que a vantagem construída foi muito boa.
“Uma coisa é entrar no jogo para ganhar, e as coisas acontecem com naturalidade. A outra é ter de reverter o placar, a estratégia modifica, é diferente. Não é fácil entrar em um jogo com obrigação de reverter o resultado. O que não vou aceitar é adormecer na vantagem que se tem. O time tem de jogar bem, fazer a mesma coisa”, disse Autuori.
Coelho joga por honra e pelo “improvável”
Conforme dito pelo próprio técnico atleticano, entrar em uma partida e fazer quatro gols com naturalidade é diferente de ter a obrigação de conquistar o resultado. E o América, além de não vencer o Atlético por quatro gols de diferença há 21 anos, não conquista placar semelhante sobre qualquer equipe há mais de 10 meses. O último triunfo com tais números foi na Série B do ano passado, contra o Sport: 5 a 0.
Ciente das dificuldades, Moacir Júnior não exige a classificação, porém recomenda uma postura muito melhor do que a da semana passada. Ele acredita que o resultado positivo dará ânimo na Copa do Brasil e Série B do Brasileiro. “O grupo ficou abatido, mas tivemos tempo de trabalhar a formação e criar problemas ao adversário. Além da classificação, que não está perdida, temos a Copa do Brasil e da Série B. Tenho confiança no grupo, que tentará um resultado improvável, mas possível”, observou Moacir.
ATLÉTICO X AMÉRICA
ATLÉTICO
Victor; Alex Silva, Edcarlos, Otamendi e Dátolo; Claudinei, Leandro Donizete, Guilherme, Marion e Neto Berola; Jô
Técnico: Paulo Autuori
AMÉRICA
Matheus; Elsinho, César Lucena, Lula e Gilson; Leandro Guerreiro, Diego Henrique, Andrei Girotto e Tchô; Ricardinho e Obina
Técnico: Moacir Júnior
Motivo: 2º jogo da semifinal do Campeonato Mineiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Data: 30 de março de 2014, domingo, às 18h30
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Assistentes: Pablo Almeida Costa (MG) e Marconi Helbert Vieira (MG)

Nenhum comentário: