terça-feira, 30 de março de 2010

Tardelli brilha, Galo goleia e sobe para terceiro (28/03)


Com 2 gols, Fabiano foi outro destaque

Companheiros festejam com Diego Tardelli um dos gols nos 6 a 0 aplicados no Ituiutaba

Vicente Ribeiro - Portal Uai




Artilheiro fez três na goleada por 6 a 0 sobre o Ituitaba, no Mineirão. Galo, em vantagem, terá o América como adversário nas quartas-de-final do Estadual


O Atlético encerrou de forma positiva a fase de classificação do Campeonato Mineiro. Aproveitando o mando de campo a favor, com a presença da torcida, e a fragilidade do adversário, o Galo goleou o Ituiutaba por 6 a 0, neste domingo, no Mineirão. Fabiano (2), Diego Tardelli (3), um em cobrança de pênalti, e Renan Oliveira fizeram os gols do alvinegro, que melhorou a posição e subiu ao terceiro lugar na tabela.
Além da goleada, o Atlético foi beneficiado pelo empate do Ipatinga, com quem disputava até a vice-liderança, diante do Villa Nova, no ipatingão. Com isso, o alvinegro encerrou a fase de classificação do Mineiro em terceiro lugar, com 22 pontos, evitando um possível confronto com o Cruzeiro já nas semifinais. Assim, as duas equipes só se enfrentariam na decisão do título.
O adversário do Atlético, nas quartas-de-final, será o América, que venceu o Uberaba (2 a 1), no Triângulo Mineiro, e foi ao sexto lugar. O Galo terá a vantagem de jogar por dois resultados com mesmo saldo de gols: dois empates ou vitória e derrota com o mesmo saldo. A goleada deste domingo resultou no rebaixamento do Ituiutaba ao Módulo II do Estadual.

O jogo
Em situação tranquila na tabela, já classificado às quartas-de-final com antecedência, a principal motivação do Atlético era subir na tabela, procurando melhorar a posição no encerramento da primeira fase. Já o Ituiutaba lutava desesperadamente contra o rebaixamento ao Módulo II. Era uma tarefa quase impossível. Vencer o Galo no Mineirão e ainda torcer por tropeço de concorrentes mais próximos.
Mesmo precisando ganhar, o Ituiutaba pouco fez no primeiro tempo. O que se viu em campo foi um time atacando, o Atlético, e outro apenas se defendendo. O time do Pontal quase não passou do meio-campo, chegando apenas duas vezes ao gol de Aranha. Já o Galo aproveitou o espaço dado pelo adversário para ampliar o saldo.
A facilidade era tanta que logo aos 10min saiu o primeiro gol do Atlético. Fabiano recebeu na área e tocou na saída do goleiro. A bola ainda tocou na mão do alvinegro antes de entrar. Não demorou mais que cinco minutos para o Galo fazer o segundo. E novamente com Fabiano. Leandro escapou pela esquerda e cruzou na medida para o volante cabecear: 2 a 0.
O Ituiutaba marcava muito atrás, atraindo o Atlético para seu campo de defesa. E o Galo poderia ter feito o terceiro já aos 18. Renan Oliveira puxou contra-ataque e tocou a Tardelli, que dividiu com o goleiro. No rebote, Obina chutou e a zaga aliviou quando a bola ia entrando. Do outro lado, Aranha só foi trabalhar aos 20min, quando interceptou conclusão de Dinho.

Como se estivesse treinando, o Galo chegou ao terceiro gol. Fabiano invadiu a área e foi derrubado por Neylor. Diego Tardelli cobrou no canto direito, aos 29, deslocando o goleiro. O atacante voltou a deixar a marca depois de mais de um mês sem balançar as redes. A última fora na goleada de 7 a 0 sobre o Juventus, no Acre, pela Copa do Brasil.
O Atlético, que perdeu Jairo Campos por contusão – cedeu vaga a Werley – poderia ter feito o quarto ainda no primeiro tempo. Aos 40, Obina recebeu passe de Tardelli, invadiu a área e serviu a Leandro, que acabou desperdiçando, sem goleiro. O Ituiutaba chegou outra vez com Dinho, mas Aranha voltou a trabalhar bem.
Brilho do artilheiro
No segundo tempo, o jogo continuou à mercê do Galo, que chegava com muita facilidade. O Ituiutaba estava visivelmente abatido, já se conformando com o rebaixamento. E logo aos 6min, Renan Oliveira fez o quarto, depois de receber lançamento de Coelho, tirar um marcador e tocar na saída de Rafael. Vanderlei Luxemburgo aproveitou para mexer na equipe, trocando Júnior por Muriqui, mas queria ver o time atacando em busca do quinto, que por pouco não saiu em cobrança de falta de Coelho.
Luxemburgo mexeu novamente, sacando Coelho para a entrada de Carlos Alberto. O alvinegro continuou absoluto, enquanto o Ituiutaba jogava para não sofrer mais gols e, se possível, aproveitar uma chance para diminuir. Mas o time do Pontal mostrava dignidade, sem apelar para a violência na marcação. Os visitantes só resistiram até os 31min, quando Muriqui cruzou da direita e Diego Tardelli desviou para as redes, mostrando que estava disposto a retomar a fase de artilheiro.
Apesar dos 5 a 0, a torcida cantava nas cadeiras, na expectativa de mais gols. E o time atendeu aos pedidos, continuando em cima do adversário, em busca do sexto gol. Diego Tardelli cobrou falta e quase fez mais um. O atacante estava mesmo com fome de gol. Mais que desencantar, Tardelli voltou a brilhar com a camisa do Galo. Aos 40, ele recebeu ótimo passe de Obina, entrou pela área, driblou o goleiro e empurrou para as redes: 6 a 0.

ATLÉTICO
6 x 0
ITUIUTABA
Escalação
Aranha; Coelho (Carlos Alberto), Cáceres, Jairo Campos (Werley)e Leandro; Zé Luís, Fabiano, Júnior (Muriqui) e Renan Oliveira; Diego Tardelli e Obina
Rafael; Mateus, Neylor (Denner), Kanu e Alex Braz (Machado); Olívio, Claudinei, Alexandre Porto (Valderrama) e Peri; Dinho e Ednaldo
Técnico
Vanderlei Luxemburgo
Nedo Xavier
Gols
Fabiano, 10min, 1ºT
Fabiano, 15min, 1ºT
Tardelli (pên), 29min, 1ºT
Renan Oliveira, 6min, 2ºTDiego Tardelli, 31min, 2ºT Diego Tardelli, 40min, 2ºT
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público: 12.012 pagantes Renda: R$ 160.641,50 Árbitro: Joel Tolentino (MG) Assistentes: Jair Albano Félix (MG) e Marconi Helbert Vieira (MG) Motivo: Última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro

Nenhum comentário: