terça-feira, 30 de março de 2010

Galo joga pela vice-liderança contra o lanterna (27/03)

Obina pode ter mais companhia
Diego Tardelli reforça importância da vitória

Vicente Ribeiro - Portal Uai




Contra o desesperado Ituiutaba, objetivo do Atlético é melhorar a posição




Classificado com antecedência para as quartas-de-final do Campeonato Mineiro, o Atlético encara o confronto com o lanterna Ituiutaba, neste domingo, às 16h, no Mineirão, como a chance de subir para a vice-liderança. É a principal motivação do Galo para se despedir da fase de classificação e começar a pensar na sequência de jogos eliminatórios que terá pela frente.
Com 19 pontos, o Atlético pode encerrar a primeira etapa do Estadual em segundo lugar. Para isso, além de bater o Ituiutaba, o Galo precisa da ajuda do arquirrival Cruzeiro, que enfrentará o Democrata, em Governador Valadares, concorrente direto do alvinegro na disputa pela vice-liderança. Nesse caso, o time celeste teria de vencer ou empatar com a Pantera.
Além do tropeço do Democrata-GV, o Atlético dependerá ainda de derrota ou empate do Ipatinga, que enfrentará o Villa Nova no Ipatingão. Se o Galo terminar na vice-liderança, enfrentará o sétimo colocado na primeira fase e, ainda por cima, escapará de um confronto diante do Cruzeiro já nas semifinais, como ocorreria se o time alvinegro encerrasse a primeira fase em quarto lugar.
Se o Atlético subir para a vice-liderança, terá como adversário Uberaba, Villa Nova ou América, que ainda lutam entre si para melhorar a situação na tabela. Caso seja mesmo o quarto colocado, o Galo enfrentará o quinto, posição ocupada pelo Tupi antes da rodada final. De qualquer forma, pelo regulamento, o time alvinegro teria a vantagem de jogar por dois resultados com o mesmo saldo de gols, escolhendo também o mando de campo.
Depois da partida contra o Ituiutaba, o Atlético começará uma etapa decisiva também na Copa do Brasil. Na próxima quinta-feira, o time de Vanderlei Luxemburgo terá o confronto com a Chapecoense, no Mineirão, precisando ganhar por no mínimo dois gols de diferença para avançar na Copa do Brasil. E no fim de semana, o Galo já entrará nas quartas-de-final do Estadual. Diante do momento decisivo, o sinal de alerta e atenção total está ligado para comissão técnica e jogadores.


Os jogadores procuram não desviar a atenção do Ituiutaba. Mesmo com a proximidade do confronto decisivo pela Copa do Brasil, o Atlético prefere pensar, primeiro, na partida pelo Estadual. Até mesmo para evitar surpresas, como disse o atacante Diego Tardelli. “Eles vão vir para dificultar. A gente tem que aproveitar nosso momento, jogando em casa, com um adversário em pressão”, receitou.
A preocupação também não está no próximo adversário no mata-mata do Mineiro. E sim em ter atuação convincente para alcançar boa classificação na tabela da primeira fase. “Temos que fazer nosso dever de casa e veremos o que vai acontecer, como vai ser a fase do mata-mata”, ressaltou o artilheiro, ansioso em voltar a atuar no Mineirão. “Estou com muita vontade de escutar a torcida gritar meu nome”, acrescentou.
Mistério no time
Vanderlei Luxemburgo, porém, não esconde a preocupação com o confronto pela Copa do Brasil. Tanto que evitou antecipar a escalação da equipe para pegar o Ituiutaba, o que só ocorrerá no Mineirão. Ele disse que pensa em algumas situações levando em consideração o jogo contra a Chapecoense. E utilizou três formações diferentes nos coletivos da semana.
O técnico poderá iniciar a partida com três atacantes - Muriqui, Diego Tardelli e Obina -, com Zé Luís, Fabiano e Renan Oliveira no meio-campo. Outra opção seria a entrada de Evandro na vaga de Muriqui e o jovem Geovanni no lugar de Renan Oliveira. Por fim, Júnior poderia ser deslocado para o meio-campo, na armação, com Leandro ocupando a lateral esquerda.
Desespero
Lanterna, com apenas cinco pontos e uma única vitória, conquistada na rodada anterior, contra a Caldense (1 a 0), em casa, o Ituiutaba leva para o Mineirão a última esperança de não cair ao Módulo II. Para isso, precisa surpreender o Galo e ainda torcer por tropeço do Uberlândia, contra o Tupi, em Juiz de Fora, e ao menos um empate entre Caldense e América-TO, que também lutam contra o descenso. O técnico Nedo Xavier manterá a equipe que ganhou o último compromisso.

ATLÉTICO
x
ITUIUTABA
Escalação
Aranha; Coelho, Cáceres, Jairo Campos e Júnior (Leandro); Zé Luís, Fabiano e Renan Oliveira (Geovanni ou Júnior); Muriqui (Evandro), Diego Tardelli e Obina
Rafael; Mateus, Neylor, Kanu e Alex Braz; Olívio, Claudinei, Alexandre Porto e Peri; John e Ednaldo
Técnico
Vanderlei Luxemburgo
Nedo Xavier
Gols

Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG) Data e hora: domingo (28), às 16 horas Árbitro: Joel Tolentino (MG) Assistentes: Jair Albano Félix (MG) e Marconi Helbert Vieira (MG)Motivo: Última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro

Nenhum comentário: