sábado, 24 de outubro de 2009

Galo depende apenas das próprias pernas para erguer a taça (22/10)

Leandro Mattos - Portal Uai

Como ainda fará um confronto direto contra o líder Palmeiras, Atlético depende só de si mesmo para ser campeão




Atualizada às 12h15

A derrota do líder Palmeiras para o Santo André, por 2 a 0, nessa quarta-feira, na abertura da 31ª rodada do Brasileirão, deu ao Atlético uma nova condição no campeonato: a de depender apenas do próprio desempenho para tornar realidade o sonho de ser campeão.
A diferença entre as duas equipes é de quatro pontos (54 a 50), mas pode cair para apenas um, caso os alvinegros derrotem o Vitória, neste sábado, no Mineirão, às 18h30.
Como ainda não atuou nesta rodada, o Galo ainda pode somar 24 pontos no campeonato e o Palmeiras apenas 21, sendo que três destes pontos serão decididos num confronto direto entre os dois primeiros colocados do Brasileiro, no dia 29 de novembro, na penúltima rodada do torneio, no Parque Antártica.
Muricy Ramalho viu o desempenho de seu time despencar nos últimos compromissos. Já são quatro jogos longe da vitória. Dos 12 últimos pontos que disputou, o Verdão somou apenas 1, no empate contra o Avaí, no último dia 08. Após essa igualdade, foram três derrotas seguidas, contra Náutico, Flamengo e Santo André.
No início da semana, alguns jogadores atleticanos tinham prometido secar o líder do campeonato e o ‘olho gordo’ deu certo. “A gente torce para que o Palmeiras tropece e que, no final de semana, a gente possa fazer um jogo maravilhoso, buscando os três pontos e diminuindo essa diferença. O mais importante é a gente entrar de campo e buscar nossas vitórias. Tenho certeza que o campeonato é muito difícil e que o Palmeiras ainda vai perder muitos pontos”, ‘profetizava’ o zagueiro Werley.
Números
Segundo o administrador esportivo Alexandre Siqueira, o revés do Palmeiras aumentou em 7% as chances do Atlético na briga pelo título. Antes da derrota da equipe de Muricy Ramalho para o Santo André, o Galo tinha 21% de chances de ficar com a taça. Agora, a probabilidade é de 28%. O número para assegurar uma vaga na Libertadores da América ainda é o mesmo: 72%.
Outros sites especializados em estatísticas de futebol dão percentual menor ao Galo. O Infobola fala em 16% e o Departamento de Matemática da UFMG cita 19,5%.
Confira a sequência de jogos que os dois times ainda farão no Brasileirão:

Atlético: jogos restantes
Palmeiras: jogos restantes
Atlético x Vitória
Fluminense x Atlético
Goiás x Atlético
Atlético x Flamengo
Coritiba x Atlético
Atlético x Internacional
Palmeiras x Atlético
Atlético x Corinthians
Palmeiras x Goiás
Palmeiras x Corinthians
Fluminense x Palmeiras
Palmeiras x Sport
Grêmio x Palmeiras
Palmeiras x Atlético
Botafogo x Palmeiras

Nenhum comentário: