terça-feira, 27 de outubro de 2009

Atlético-MG é apontado como favorito em reta final com times de SP, MG, RS e RJ 6/10/09 - 13h12 - Atualizado em 26/10/09 - 16h44

Estados repetem 2008 e priorizam briga pelo título. Comentaristas ressaltam bom momento do Galo no Campeonato Brasileiro


Felippe Costa, Guilherme Buarque e Zé Gonzalez Rio de Janeiro e São Paulo


Assim como em 2008, o Campeonato Brasileiro chega à 32ª rodada com uma verdadeira disputa entre quatro estados diferentes. Mais uma vez, times de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro estão envolvidos diretamente na briga pelo título. Quatro equipes aparecem novamente emboladas nas primeiras posições: Palmeiras, São Paulo, Flamengo e Cruzeiro. O panorama do torneio anterior trazia ainda o Grêmio, que era o líder na ocasião. Desta vez, Atlético-MG e Internacional chegam como fortes candidatos. O Galo, aliás, vem sendo apontado por especialistas como o clube que aparece mais forte nesta reta final. Na competição do ano passado, faltando sete rodadas para o término da competição, a diferença entre o primeiro e o quinto colocado era de quatro pontos. O Grêmio tinha 59, o São Paulo (que ficou com título) somava 56, enquanto Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras estavam com 55. Agora, a diferença entre o líder e o primeiro fora do G-4 é de apenas três pontos. O Verdão tem 54, um a mais que o Galo. O Colorado e o Tricolor Paulista estão com 52, um à frente do Flamengo. Para apimentar ainda mais a Raposa, sexta colocada, vem em ascensão e soma 48 (confira o guia da briga pelo título no infográfico abaixo).

O comentarista Maurício Saraiva, da RBS, aposta no Atlético-MG pelo bom momento vivido entre o time e a torcida. Para ele, o Galo, mesmo com uma tabela complicada, chega mais forte na reta final do Brasileirão. - A competição está muito parelha, mas aposto no Atlético-MG. O Celso Roth está fazendo um belo trabalho e conseguiu trazer a torcida para perto do time. Há muito tempo não vejo essa química entre os atleticanos e a equipe. Por isso, aposto no Galo.
Bob Faria, da TV Globo Minas, lembra que muitas equipes oscilaram durante a competição. Segundo ele, três chegarão com chances de conquistar o título na última rodada. - Nesse campeonato, todos os times já passaram por momentos de baixa. Ninguém esteve 100% estável. O Palmeiras está tendo sua baixa neste momento, como o Atlético-MG teve há pouco tempo. Acho que chegaremos à ultima rodada com pelo menos três times brigando pelo título. O Atlético-MG recuperou seu futebol. Talvez seja o time que melhor encaixou os reforços contratados ao longo da competição. Acho que o Atlético-MG engatou uma quinta. Vive seu melhor momento desde os anos 80 e chega forte pelo título. Já o Cruzeiro demorou para crescer após a Libertadores e também para recuperar jogadores machucados. Mas analisando a tabela dos dois, o caminho do Cruzeiro para a Libertadores é menos problemático do que o do Atlético-MG para o título (veja os gols da 31ª rodada no vídeo).
Caio Ribeiro, que já teve a oportunidade de estar dentro de campo, não aponta um favorito e diz que o campeonato está aberto. O comentarista coloca o Cruzeiro na briga e acha que cada equipe tem qualidades para conseguir o título.- O Cruzeiro está confiante e vem apresentando o melhor futebol ao lado do Flamengo. Agora começa um outro campeonato. O São Paulo sabe jogar na pressão e não sente muito. O Atlético-MG é a grande surpresa e foi a equipe que melhor contratou nessa janela de meio de campeonato. Cada um tem sua característica e é difícil colocar um na frente. Números de títulos por estados:

Estados
Títulos
Times
SP
17
São Paulo(1977, 86, 91, 2006, 07, 08), Corinthians (1990, 98, 99, 2005), Palmeiras (1972, 73, 93, 94), Santos (2002, 04) e Guarani (1978)
RJ
11
Flamengo (1980, 82, 83, 87*, 92), Vasco (1974, 1989, 1997, 2000), Fluminense (1984) e Botafogo (1995)
RS
5
Internacional (1975, 76, 79) e Grêmio (1981, 96)
MG
2
Atlético-MG (1971) e Cruzeiro (2003) * Módulo Verde da Copa União.

Já Casagrande se divide entre Atlético-MG e Flamengo. Para ele, o Palmeiras está em situação complicada e precisa vencer os próximos jogos para não correr risco de ficar fora até da Libertadores. - Acho que o título ficará entre Atlético-MG e Flamengo. E se o Palmeiras não abrir o olho pode ficar fora da zona da Libertadores. É um time que está em queda há um mês e tem dois jogos complicados pela frente. Se não ganhar do Goiás (quinta) e perder o clássico para o Corinthians (domingo) a torcida vai perder a paciência.
Júnior faz questão de destacar a ascensão do Flamengo e as contratações feitas pelo clube durante a competição. Além do rubro-negro, ele também elogia a qualidade e a boa fase do Atlético-MG . - O Flamengo conseguiu, no período mais importante do campeonato, encaixar uma série de resultados positivos. O acerto defensivo, com a chegada de Maldonado e Álvaro, e a entrada em forma do Pet e do Adriano foram fundamentais. O Atlético-MG também está em uma fase excelente, principalmente pelas boas contratações que fez. Eu destaco as chegadas do Correa e, principalmente, do Ricardinho, que é um jogador que acrescenta muito em qualidade à equipe. O Palmeiras, que teve uma série imensa de bons resultados, não conseguiu essa sequência na fase decisiva e agora está sofrendo uma pressão muito grande dos adversários diretos pelo título. Jogos como São Paulo x Internacional desta quarta-feira, e Atlético-MG x Flamengo (08/11) prometem ser espetaculares.

Nenhum comentário: