sábado, 24 de outubro de 2009

Alegria de manhã... Susto à tarde (23/10)

Paulo Galvão - Estado de Minas

Duas situações antagônicas viveu ontem o artilheiro do Atlético, Diego Tardelli. Se, de manhã, o atacante marcou um belo gol fora dos campos, ao visitar o setor de pediatria do Hospital Odilon Behrens (HOB), em Belo Horizonte, à tarde, poucas horas depois de alegrar tanto as crianças, ele deixou todos apreensivos na Cidade do Galo: torceu o tornozelo direito ao tentar uma jogada durante o treino. Prontamente atendido, foi para o departamento médico iniciar o tratamento à base de gelo. Segundo o médico Marcus Vinícius dos Santos, o goleador sofreu entorse leve e foi retirado do treino devido ao gramado pesado, devendo treinar normalmente hoje e estar em ação amanhã, quando o Atlético recebe o Vitória às 18h30 no Mineirão, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.
No hospital, Diego Tardelli causou frisson ao chegar, mas, o mais importante é que pôde levar alegria às crianças lá internadas. “É o mínimo que a gente pode fazer como pessoa pública. Sei o quanto as crianças ficam felizes com a gente”, disse o ídolo atleticano, que atendeu convite da direção do HOB. “Para mim, ver essas crianças sorrindo é uma motivação a mais para o jogo com a equipe baiana, que será importantíssimo para as nossas pretensões”, destacou.
FORTE PARA A DECISÃO O Atlético passou a maior parte do Brasileiro ocupando uma das quatro primeiras posições, mas só agora, nesta reta final, vem sendo considerado realmente candidato ao título, principalmente por quem é de fora de Minas. Um dos motivos para o crescimento do favoritismo está nas boas contratações feitas pelo clube no segundo semestre, que deixaram a equipe bem mais encorpada para encarar as dificuldades de uma competição tão longa e disputada.
Amanhã, o Galo tentará novamente se reafirmar como favorito a levantar o caneco. Se vencer, ficará a apenas um ponto do líder, Palmeiras, dependendo apenas de si para ser campeão, pois ainda tem confronto direto com o alviverde paulista.
Prova de como as mudanças foram profundas é a comparação do provável time que começará jogando amanhã com o que encarou a equipe baiana no primeiro turno. Dos que estiveram no empate sem gols no Barradão, em 19 de julho, apenas o zagueiro Werley, o lateral-esquerdo Thiago Feltri e os volantes Jonílson e Márcio Araújo devem voltar a ser titulares amanhã. O volante Serginho, que entrou no segundo tempo, tem grandes chances de iniciar a partida.
Jogadores hoje considerados intocáveis nem estavam no clube na época, como o armador Ricardinho e o goleiro Carini. Na mesma situação está o volante Correa, que não joga amanhã por ter recebido o terceiro cartão amarelo.
Se for comparado ao jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, em 6 de maio, no Mineirão, vencido pelos mineiros por 3 a 0, seguido de eliminação nos pênaltis, a diferença é ainda maior. Na oportunidade foram titulares atletas que nem estão mais no alvinegro, como o goleiro Juninho, o lateral-direito Élder Granja, o zagueiro Leandro Almeida e os volantes Rafael Miranda e Fabiano.
Assim, só participaram dos dois últimos jogos contra os baianos e estarão em campo amanhã Thiago Feltri e Márcio Araújo. Diego Tardelli não participou da partida do primeiro turno por estar suspenso, situação enfrentada agora por Éder Luís e Carlos Alberto.
A expectativa é de uma partida difícil e Thiago Feltri descarta que o Galo seja favorito por atuar em casa e estar mais bem colocado. “Eles têm muita qualidade, já ganharam da gente (no jogo de ida da Copa do Brasil) este ano, tocam bem a bola, têm velocidade. Então, temos de entrar procurando impor nosso ritmo. Vamos tentar fazer um bom jogo e buscar o resultado que nos interessa, que é a vitória”, declarou.
O lateral lembra que o Vitória ainda tem objetivos no Brasileiro, como conquistar vaga na Libertadores – está a cinco pontos do São Paulo, quarto colocado. De qualquer forma, ele lembra que as metas do Atlético são mais audaciosas, pois o time não pensa em nada menos que o título.
Para vencer os rubro-negros baianos, o Atlético deverá ter uma formação bastante ofensiva. No treino de ontem, o técnico Celso Roth formou o meio-campo com Jonílson, Serginho, Márcio Araújo e Ricardinho. Na lateral direita, Coelho foi novamente titular, enquanto o lugar de Éder Luís fica mesmo com Rentería.
“Estou muito animado para voltar a ser titular no Mineirão, diante da torcida. Isso me motiva ainda mais para este jogo e tomara que eu consiga ajudar a equipe a conquistar os três pontos”, disse o colombiano, que busca seu segundo gol com a camisa alvinegra.
Como outros atleticanos, ele comemorou a derrota do Palmeiras para o Santo André, na noite de quarta-feira. Mas ele sabe que isso de nada vai adiantar se o Galo não fizer sua parte amanhã. “Temos feito boas partidas e este é outro desafio. Vamos entrar com muita vontade para buscar a vitória.”

Nenhum comentário: