domingo, 10 de fevereiro de 2013


Força-tarefa pela Libertadores

Trabalho na Cidade do Galo para que time se dê bem no torneio vai além da orientação de Cuca. Na retaguarda, há funcionários que também desempenham papel importante

Roger Dias - Estado de Minas

Publicação:

10/02/2013 08:52
  

Atualização:

10/02/2013 07:55
 (Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)
Bernardo Motta é o responsável por dissecar os adversários com informações que ajudam Cuca a montar o time alvinegro

O Atlético esperou 13 anos para voltar {a disputar a Copa Libertadores. Dirigentes, jogadores, Cuca e a comissão técnica não querem fazer feio, por isso, a equipe se prepara em duas frentes de trabalho. Enquanto o técnico tenta colocar o alvinegro nos eixos, a quatro dias da estreia contra o São Paulo (quarta-feira, às 22h, no Independência), longe dos holofotes outros funcionários cuidam de toda a estrutura para que os atletas possam brilhar em campo.

Cada partida do Galo é planejada pelo supervisor Carlos Alberto Isidoro, responsável por todas as etapas de logística, como preparação das viagens, hotéis, inscrição de jogadores e documentações. Desde que o Atlético conheceu seus adversários no Grupo 3 – antes da inclusão do tricolor do Morumbi já estavam garantidos o Arsenal de Sarandí (Argentina) e o Strongest (Bolívia) –, ele começou a traçar todo o planejamento, sobretudo para os jogos fora de casa.

Para atuar nos 3,6 mil metros de altitude de La Paz, o Galo deve ir pelo menos uma semana antes para a capital boliviana, como determinou Cuca. Já a viagem para Sarandí será feita três dias antes do confronto, marcado para o dia 26.

Às vezes é preciso se preocupar com a segurança por causa da tietagem, principalmente sobre Ronaldinho Gaúcho. Para tanto, o clube tem três profissionais fixos: Jorge Fraga, Lúcio Fábio e Wanderson Dener. “Se julgarmos necessário por causa do aumento do serviço, podemos ter um acréscimo”, explica Carlos Alberto.

O assistente da comissão técnica Bernardo Motta é outro que trabalha fora dos gramados em benefício do time. Ele fica por conta de buscar informações dos adversários e repassá-las a Cuca. Seu trabalho é ver as características e estilo de cada jogador, usando aplicativos de computador e a internet. “Tenho de estar bem informado, porque o Cuca monta a equipe em cima da forma como o adversário joga.” Entre as missões de Bernardo estão analisar as contratações dos adversários, os perfis de cobradores de pênaltis e o estilo dos goleiros na defesa das cobranças, além de atletas que o Galo pode explorar em jogadas aéreas ou nos contra-ataques.

O cinegrafista Alexandre Ceolin também dá sua contribuição para a equipe. Ele seleciona imagens de partidas dos adversários para auxiliar a comissão técnica nas preleções. Nos últimos dias, Ceolin assistiu aos jogos do São Paulo pelo Campeonato Paulista e ficará responsável por captar lances do Arsenal e do Strongest.

HISTÓRIAS 

O massagista Belmiro Oliveira é mais um na retaguarda. Ele ajuda a selecionar os materiais para partidas e viagens, como camisas, bolas e equipamento médico. Ao lado dele está o auxiliar Rubens Pinheiro, o Ligeirinho.

Belmiro trabalha no clube há 44 anos e esteve presente nas quatro participações do Galo na Libertadores – 1972, 1978, 1981 e 2000. Entre muitas histórias guardadas na memória, há muitos casos engraçados, mas também revolta com alguns episódios – como a eliminação em 1981 diante do Flamengo, no polêmico duelo no Serra Dourada, no qual o árbitro José Roberto Wright expulsou cinco jogadores do Galo (Éder, Reinaldo, Palhinha, Chicão e Osmar Guarnelli), encerrando a partida por falta de número mínimo de atletas. “Essa eliminação não dá para aceitar.”

GOL DE TARDELLI

Cuca orientou ontem o primeiro treino com bola antes do confronto contra o São Paulo, na quarta-feira. Tardelli, que marcou um gol, atuou pelo lado esquerdo e Bernard foi deslocado para a direita. Jô permaneceu na área. Já Ronaldinho Gaúcho, que retornou da Seleção Brasileira, fez apenas trabalho físico. Inicialmente, Araújo treinou no lugar do armador. Depois, o treinador testou Rosinei na função. O Galo volta a treinar nesta manhã na Cidade do Galo.

Nenhum comentário: