domingo, 9 de janeiro de 2011

Garotada pronta para tudo

Apesar do grande número de contratações, jovens esperam aproveitar a chance entre os profissionais e roubar a cena
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:09/01/2011 12:08
Se já contava com estrelas como Diego Souza, Diego Tardelli e Réver, o Atlético recheou sua constelação com outros atletas de renome em 2011, com as chegadas, por exemplo, de Richarlyson e Leonardo Silva. Tentando brilhar entre tantos astros surgem as revelações das categorias de base, que tentam provar ao técnido Dorival Júnior que têm condições de brigar de igual por igual para ser titular ou, no mínimo, de serem usados quando os principais atletas estiverem fora de combate.
Motivo para isso eles têm. O treinador tem fama de gostar de trabalhar com revelações e afirmou que todos terão chances iguais, independente de currículo ou idade. “Aqui vai jogar quem estiver melhor. Se um garoto despontar nos treinos e passar por cima de uma mais experiente, não tenham dúvida que ele vai jogar. Quem se escalar é o jogador”, afirmou o treinador.
Com isso, o volante Filipe Soutto, de 19 anos; os armadores Wendell, de 19, Giovanni, de 21, Nikão e Bernard, ambos de 18; e o atacante Jheimy, de 22; iniciaram a pré-temporada em alto astral, mesmo que não chamem tanta atenção quanto os companheiros consagrados. O exemplo a ser seguido são de outros pratas da casa: enquanto o goleiro Renan Ribeiro ganhou chance, e a aproveitou, tão logo Dorival Júnior chegou, em setembro; o armador Renan Oliveira retornou de empréstimo ao Vitória para ser peça fundamental no esquema montado pelo treinador que ajudou o Galo a escapar do rebaixamento à Série B.
A intenção é aproveitar o período de treinos para mostrar ao “chefe” toda a qualidade. “Sei que o Dorival Júnior gosta de jogadores velozes, como eu, e também aposta em jovens. Mas sei que a concorrência é grande, tem muito jogador de nome no grupo. Então, é trabalhar forte para agarrar a oportunidade quando ela surgir”, declarou Bernard, que tem idade para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, mas não integrou a delegação alvinegra em terras paulistas justamente por ter sido requisitado pelo treinador do profissional.
Natural de Belo Horizonte, ele chamou a atenção da comissão técnica ao disputar a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro – na verdade, a Terceira – pelo Democrata-SL, sendo artilheiro da competição, com 14 gols. Com jovens valores atleticanos, o Jacaré não conseguiu subir para o Módulo II, mas ele alcançou o objetivo de todos os garotos que estão na base de um clube brasileiro.
“Era uma quarta-feira, de manhã, e eu estava indo para o treino do júnior quando o (gerente técnico das categorias de base do Atlético) André Figueiredo me chamou dizendo que eu ia treinar à tarde com os profissionais. Foi uma felicidade enorme, pois é o sonho de todo jogador”, afirmou Bernard, que já definiu a estratégia para se dar bem: continuar trabalhando forte.
Mesmo que a chance não venha logo, ele promete não desanimar. Até porque já foi dispensado do Atlético duas vezes e não desanimou, sendo chamado de volta.
Armador, ele compensa o físico franzino com muita habilidade e uma boa dose de atrevimento. Diz que pode atuar também mais avançado, caindo pelas beiradas do campo. “O importante é procurar sempre fazer o melhor. Tenho certeza que 2011 será especial tanto para mim quanto para a torcida do Atlético.”
Bernard é o único dos jovens citados que ainda não atuou no profissional do alvinegro. Os demais tiveram chances no Brasileiro e/ou na Copa Sul-Americana do ano passado, mostrando alguma qualidade, mesmo com o momento ruim da equipe.
Em atividade
Além deles, outro jovem solicitado por Dorival Júnior é o zagueiro Sidimar, que disputa a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Presença constante nas listas de convocação para as seleções de base, ele integra o profissional desde o fim de março passado, mas só atuou profissionalmente em um amistoso com o América ou pelo Brasileiro Sub-23. Ele vai se apresentar tão logo acabe a participação do Galinho na competição paulista.

Nenhum comentário: