sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mineiro começa com a promessa de equilíbrio maior nesta temporada 28/01/2011 - 07h02


EULER COMEMORA ACESSO À ELITE
De voltar à Série A depois de nove anos, América chega à temporada 2011 com motivação extra

TREINADORES RIVAIS SÃO CAUTELOSOS
Dorival Júnior crê que as competições estaduais servem de base para o restante da temporada

Cuca, que disputa o Mineiro pela 1ª vez, espera dificuldade para o Cruzeiro e alerta para surpresas
Gustavo Andrade
Em Belo Horizonte
Quando a bola rolar neste sábado pela primeira rodada do Campeonato Mineiro, a primeira fase da competição tentará corresponder às expectativas de maior equilíbrio do que às últimas edições. Além da mudança de regulamento, que estabelece que quatro e não mais oito clubes se classifiquem para a fase final, os principais concorrentes ao título chegam mais fortalecidos ao Estadual.
Atual campeão mineiro, o Atlético inicia sua campanha com uma equipe bastante alterada em relação àquela que ergueu a taça em 2010. Depois de uma campanha ruim no Brasileirão, em que lutou para não cair para a Série B até as últimas rodadas, o clube foi ao mercado e contratou dez jogadores.
Sem renovação de contrato com o São Paulo, o volante Richarlyson chegou à Cidade do Galo para reforçar o meio-campo da equipe comandada por Dorival Júnior. O clube ainda repatriou o meia Mancini, revelado nas categorias de base atleticanas. Para reforçar seu ataque, os dirigentes entraram em acordo com o Botafogo para ter o empréstimo de Jobson, enquanto buscaram para a defesa Leonardo Silva, ex-capitão do arquirrival Cruzeiro.
Chegaram ao clube ainda os goleiros Giovanni e Lee, o lateral-direito Patric, o volante Toró e os atacantes Magno Alves e Wesley. Para Dorival Júnior, o Estadual é referência para o restante da temporada. “O campeonato regional é fundamental para que a equipe se mantenha para o restante da temporada, por isso eu dou uma atenção especial, monto o time para ir bem, para dar uma base para a temporada. Então espero que o time chegue pelo menos à final do Estadual”, observou.
Campeão paulista pelo Santos em 2010, Dorival Júnior não crê que o Atlético seja favorito para a disputa do Campeonato Mineiro. “Vamos enfrentar o vice-campeão brasileiro (o Cruzeiro), com uma estrutura montada e fortalecida. Vamos enfrentar um time (o América) que está subindo da Série B para a Série A e que se reforçou, montou um grupo muito bom, e outras equipes que iniciam os trabalhos antes das nossas equipes”, avaliou o treinador, que também descartou favoritismo do Cruzeiro. “Então não vejo favoritismo nem de Atlético pelas contratações e nem do Cruzeiro”, complementou.
Para o Cruzeiro, o Estadual será disputado simultaneamente com o principal objetivo da temporada, a Copa Libertadores. Entretanto, o técnico Cuca já destacou que utilizará força máxima no Campeonato Mineiro e buscará levar o clube de novo ao topo de Minas Gerais, depois de não ter sequer alcançado a decisão em 2010.
Na tentativa de chegar ao título, o Cruzeiro conta com a base da equipe vice-campeã brasileira. Apenas o lateral-direito Jonathan deixou o clube, ao se transferir para o Santos. A diretoria cruzeirense contratou ainda sete jogadores. Três chegaram para reforçar o ataque: Ortigoza, André Dias e Reis. Indicado por Cuca, Leandro Guerreiro foi contratado junto ao Botafogo. Outras novidades são os zagueiros Naldo e Fabrício Carioca, além do lateral-direito e volante Geovane, apontado pelos dirigentes como uma “aposta” para 2011.
Enquanto conta com a experiência no Campeonato Mineiro de jogadores como o goleiro Fábio, o trio de volantes Fabrício, Henrique e Marquinhos Paraná, além dos atacantes Thiago Ribeiro e Wellington Paulista, o Cruzeiro terá a estreia do técnico Cuca no Estadual.
Na sua primeira disputa no Mineiro, o treinador espera uma competição similar aos regionais que já disputou. “Tem Atlético, Cruzeiro, América e sempre aquela equipe que desponta, como teve o Ipatinga no ano passado. Então você tem de tomar cuidado, estar atento em todos os jogos. Não tenho muito conhecimento do Campeonato Mineiro por ser a primeira vez que disputo, mas acho que é igual a todos os outros regionais. Aqui a gente espera também por dificuldades”, analisou.
Na capital, Atlético e Cruzeiro enfrentarão a concorrência ainda do América, que chega motivado com a temporada promissora. Em 2010, a equipe garantiu seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro depois de nove anos afastado da elite do futebol nacional.
Para o time comandado por Mauro Fernandes, o Campeonato Mineiro será uma forma de afirmação e um passo na preparação para fazer uma boa campanha no Brasileirão. “Série A é totalmente diferente. Tem base para disputar o Mineiro, mas tem de ter renovação grande para a Série A, porque o Brasileiro não é fácil e você não pode terminar o Mineiro e contratar 10 jogadores. Você vai ter um time, sem ter condições e entrosamento”, observou o treinador.
Clubes do interior se reforçam
Na disputa com o trio Atlético, Cruzeiro e América, equipes do interior tentarão repetir boas campanhas nos anos interiores e participar da briga pelo título. Atual vice-campeão estadual, o Ipatinga tenta apagar a má impressão deixada ao fim de 2010, quando foi rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro.
O lateral-direito Luizinho acredita que a equipe do Vale do Aço seja capaz de surpreender novamente e chegar ao título, como em 2005, em edição que bateu o Cruzeiro na decisão. “No ano em que nós conquistamos o título, o Ipatinga trabalhou como um legítimo mineirinho, quieto e comendo pelas beiradas. Quando todos se assustaram, já estávamos na final e era difícil de nos segurar. Agora, estamos trabalhando da mesma forma”, comparou.
Depois de boas campanhas na década de 1990, o Villa Nova tenta voltar a fazer frente aos times da capital. Para isso, o clube de Nova Lima, que contratou 14 reforços até agora, dá a oportunidade ao ex-zagueiro Wilson Gottardo para iniciar sua carreira como treinador.
“Venho me preparando há vários meses como treinador. Quando recebi esta proposta, vi o projeto, achei interessante nesse sentido. Vou para um clube onde eu posso contribuir com o conhecimento que possuo”, observou Gottardo.
Para o Democrata de Governador Valadares, que chegou às semifinais em 2010, a expectativa de uma boa campanha está depositada em uma parceira firmada com o Botafogo, que cedeu jogadores e ainda garante uma ajuda financeira ao clube do interior de Minas.
“É uma parceria para durar bastante”, disse o vice-presidente do Democrata-GV, Edvaldo Soares, que se mostrou empolgado com o sucesso da aliança com o Botafogo. “Estamos com um elenco que nunca tivemos. Se perdemos 11 jogadores, temos outros 11 prontos para jogar”
Campeão da Taça Minas Gerais de 2010, que lhe garantiu vaga na Copa do Brasil 2011, o Uberaba manteve a base da equipe formada há mais ou menos dois anos e contratou nove jogadores. Entre eles, o lateral-direito Maurinho, campeão brasileiro por Santos, Cruzeiro e São Paulo.
Disposta a resgatar a tradição do clube, a Caldense investiu alto e buscou nada menos que 22 reforços para a disputa do Mineiro 2011. “A maioria veio de São Paulo, de jogadores que disputaram o Campeonato Paulista”, informou o supervisor de futebol, Alex Ferreira Joaquim. Entre os contratados está o veterano atacante Lúcio Bala.
“A competição está mais disputada este ano. Temos três times na elite do futebol, tem o Ipatinga, que sempre chega bem, o Villa se reforçado, tem a Caldense, que vem forte, tem o Democrata”, acrescentou Alex Ferreira.
A edição de 2011 será de afirmação para Guarani e Funorte, que ascenderam ao Módulo I em 2010. A equipe de Montes Claros tenta ainda a motivação de disputar a Primeira Divisão do Campeonato Mineiro pela primeira vez, após herdar a vaga do Mamoré punido coma perda de sete pontos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela escalação irregular do jogador Vitinho no Módulo II do ano passado.
Já o América de Teófilo Otoni contabiliza sua segunda participação e apagar a má imagem deixada pela campanha ruim em 2010, quando ficou a dois pontos da zona de rebaixamento. Intenção semelhante tem a Caldense, que ficou na décima posição entre 12 participantes da edição do último Estadual.

Nenhum comentário: