quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Fim dos testes: a partir de domingo, vencer volta a ser prioridade


Passado o jogo-treino e o amistoso, próximo compromisso do Atlético é a estreia no Campeonato Mineiro, contra o Funorte, em Montes Claros
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:27/01/2011 19:31
Atualização:27/01/2011 18:46
A pré-temporada do Atlético chega à reta final. Restam apenas dois dias de treinos para o técnico Dorival Júnior ajustar o time para a estreia no Campeonato Mineiro, domingo, contra o Funorte, em Montes Claros. Foram dois testes para a equipe. Com os titulares em campo, o Galo empatou por 1 a 1 com o Guarani, de Divinópolis, em jogo-treino, mesmo placar do amistoso contra o River Plate, do Uruguai. Para Dorival Júnior, o importante nessas partidas foram as avaliações dos atletas e da equipe, deixando os resultados em segundo plano. Mas, a partir de domingo, vencer volta a ser prioridade.
“Não preocupa de maneira nenhuma (resultados contra Guarani e River). Vai me preocupar a partir de domingo. Se tivéssemos feito 3 a 0, 4 a 0 também não estaria diferente daquilo que estou agora”, disse o treinador, que aprovou o rendimento do time no amistoso contra os uruguaios: “Gostei da troca de passes e do nosso posicionamento na marcação, um pouco mais agressivo em relação ao primeiro jogo (contra o Guarani). A marcação estava mais definida e tivemos mais pontos positivos que negativos”.
Dos dez contratados pelo clube para a temporada, Dorival Júnior já pôde ver em ação sete: o goleiro Giovanni; o lateral-direito Patric; o volante Richarlyson; o meia-atacante Mancini; e os atacantes Jóbson, Wesley e Magno Alves. O zagueiro Leonardo Silva e o volante Toró ainda aprimoram a parte física. O goleiro Lee também não participou das partidas testes.
Entre os reforços, Dorival Júnior destaca a participação de Richarlyson no amistoso contra o River Plate: “Houve uma evolução em todos eles, mas aquém do que queremos. O Richarlyson já teve um crescimento muito bom, apresentou uma dinâmica muito boa. Alguns entraram bem, dentro das suas condições, outros ainda aquém, mas é natural. Acredito que, depois de algumas rodadas, teremos todos em melhores condições”.
Uma das preocupações do treinador é acertar o posicionamento no meio-campo e no ataque. Dorival chegou a treinar o Atlético no 4-3-3, mas depois optou pelo 4-4-2. O atacante Tardelli, que no esquema mais ofensivo recuava para ajudar no meio-campo, precisa voltar a marcar presença na área, para recuperar o faro de artilheiro:
“Nós trabalhos boa parte do tempo com três atacantes, e o Tardelli era o homem que girava e vinha para complementar por trás. Talvez, ele tenha ficado com essa característica. Houve uma alteração. Agora é despertarmos nele essa vocação novamente. Acredito que ninguém desaprende. Ele sabe o quanto ele é perigoso na frente da área”, disse Dorival.
Para a estreia no Campeonato Mineiro, o técnico já adiantou que vai manter a base do time que iniciou o amistoso contra o River Plate-URU.

Nenhum comentário: