terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Busca da melhor formação

Como ocorreu no jogo-treino contra o Guarani, sábado, Dorival Júnior fez mais testes ontem, na lateral direita, com Berola e Serginho, e no ataque, dando vez a Magno Alves
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:25/01/2011 07:00
Ainda sem poder contar com alguns jogadores, o técnico Dorival Júnior iniciou a semana fazendo testes no Galo. Como no jogo-treino com o Guarani, sábado, ele manteve, ontem, o esquema com três atacantes, mas mudou depois para o 4-4-2. A grande novidade, porém, foi na lateral-direita, onde foi improvisado o atacante Neto Berola e, no decorrer do trabalho, o volante Serginho.
No sábado, o titular da posição havia sido Patric, um dos contratados para esta temporada e que atuou o tempo todo na equipe reserva. Já a outra opção, Rafael Cruz, ainda trabalha a parte física, depois de reclamar cansaço muscular – Diego Macedo, outro jogador da posição, está fora dos planos da comissão técnica e deverá ser emprestado.
Neto Berola já havia atuado como lateral-direito no último jogo do Galo em 2010, na derrota por 4 a 0 para o São Paulo. E também em alguns treinos desde a semana passada, mas não esconde sua preferência por brigar por vaga no ataque. “Nunca havia jogado de lateral, mas, para ajudar o Atlético, posso atuar ali sem problemas. Procurei seguir as instruções do Dorival, marcando e indo ao ataque, mesmo que tenha alguma dificuldade”, declarou o jogador, que conta com a melhora do condicionamento físico para desempenhar de forma satisfatória a nova função.
Para ele, o mais difícil de atuar na lateral é a marcação, pois não está acostumado parar os adversários. De qualquer forma, tem procurado aprender com os companheiros e acredita que desenvolverá esse fundamento com o tempo.
Um dos motivos que o fazem encarar com vontade o desafio é saber que Dorival Júnior valoriza atletas polivalentes. Como Neto Berola, o outro jogador que atuou na direita no coletivo de ontem também foi improvisado. O volante Serginho iniciou a atividade no meio-campo, mas, com a entrada de Zé Luís no lugar de Neto Berola, foi deslocado para a defesa, onde atuou em outras oportunidades com a camisa alvinegra.
SEM ACOMODAÇÃO Além da mudança atrás, uma novidade ontem em relação ao time que vinha treinando e que enfrentou o Guarani foi a saída de Jóbson para a entrada de outro atleta contratado para a atual temporada, o experiente Magno Alves.
O jogador, porém, não se ilude em ter atuado como titular. “Fico feliz pela oportunidade, mas não posso me acomodar. Vou procurar trabalhar cada vez mais forte para estar à disposição do treinador”, disse o atacante, para quem o momento é propício para buscar um lugar no time. “Ainda não há uma equipe definida e todos estão buscando um lugar. Vamos ter um amistoso pela frente (contra o River Plate-URU, amanhã, em Sete Lagoas) e, se escalado, vou procurar dar o máximo.”
Quando decidiu trocar o 4-3-3 pelo 4-4-2, Dorival Júnior colocou o armador Diego Souza no lugar do atacante Ricardo Bueno. Já na zaga, Lima continuou como titular, mesmo que Werley, liberado para se casar no sábado, tenha retornado à Cidade do Galo.

Nenhum comentário: