Do UOL Esporte
Em São Paulo
Um jogador que não responde as perguntas. Treinador pedindo desconto em hotel. Jogadores hospedados na "casa" do treinador. Apagão. E até um sapo. A época de pré-temporadas do futebol brasileiro começou com uma série de curiosidades. O UOL Esporte fez uma lista para você saber qual a tendência para 2011 e percebeu que os principais clubes brasileiros estão abandonando uma velha tradição: viajar. Além de alguns apostarem na estrutura própria, fatores econômicos também influenciaram diretamente na decisão de dirigentes dos grandes centros do futebol brasileiro. Confira:
CURIOSIDADES DAS PRÉ-TEMPORADAS PELO BRASIL
Magno Alves foi o destaque no início dos trabalhos. Recém-contratado, o atacante esbanjou bom-humor durante sua primeira entrevista e, ao seu questionado sobre suas características, respondeu: “Isso aí, obrigado”.
Com a Granja Comary ocupada pela seleção brasileira sub-20, equipe treinou durante uma semana em General Severiano
Chuva deixou a concentração do Corinthians às escuras na última quarta-feira. Pelo Twitter, jogadores reclamaram da situação. Ronaldo, inclusive, postou a foto de um sapo que estava na porta de seu quarto.
Veterano Gilberto se apresentou um dia após o restante do grupo, já que tinha três dias de folga de crédito por conta da sua participação na Copa do Mundo.
Amizade entre o técnico Vanderlei Luxemburgo e o empresário Sérgio Malucelli renderá frutos para o clube, já que, além de não pagar pela estadia em Londrina, ainda irá lucrar com amistosos
Depois de treinar em Mangaratiba durante a parada para a Copa do Mundo, time volta ao local e aposta na superstição para conseguir bons resultados
O local de concentração será estranho só para os atletas, já que o hotel utilizado para a permanência dos jogadores é a atual residência de Renato Gaúcho, que ainda não encontrou apartamento para alugar em Porto Alegre, mesmo na cidade há alguns meses.
Equipe principal volta aos treinos apenas no dia 20 de janeiro, já que as férias foram retardadas em virtude da disputa do Mundial de Clubes
Para economizar, o clube decidiu ficar em São Paulo após uma sequência de dez anos viajando para o interior paulista
Sem a presença de Neymar, que está treinando com a seleção brasileira sub-20, o número de tietes na porta do CT do time caiu consideravelmente
Novo preparador físico, Riva Carli inovou e resolveu instituir três turnos de treinamentos, iniciando o primeiro às 8h30
Bom relacionamento do técnico PC Gusmão com os responsáveis pelo hotel Bourbon fez o time vencer uma disputa com Flamengo e, de quebra, rendeu um desconto na hospedagem do grupo no hotel
Os times cariocas são praticamente os únicos que mantiveram a tradição por viagens. Por conta do bom relacionamento entre o técnico Vanderlei Luxemburgo e o empresário Sérgio Malucelli, dono do CT da SM Sports, de Londrina, o Flamengo decidiu treinar na cidade paranaense. Para viabilizar o projeto, foram agendados dois amistosos, e os dirigentes da equipe rubro-negra projetam até ter lucro com a empreitada.
"O local tem todas as condições para trabalhar. É bem localizado e nos oferece uma condição de trabalho excelente. Meus inimigos acham que vim para cá porque sou amigo do Sergio (Malucelli, dono do local). Mas o Flamengo iria gastar 450 mil reais em São Paulo, e aqui vamos ganhar com receita dos jogos", explicou Luxemburgo.
O Botafogo, por sua vez, tentou usar o destaque do atacante Loco Abreu para fechar uma lucrativa pré-temporada em Punta Del Este, no Uruguai. Porém, sem acerto, o time de Joel Santana ficará na Granja Comary, em Teresópolis. Situação semelhante foi enfrentada pelo Vasco, que não entrou em acordo com os representantes de Vitória (ES). A saída para o time foi usar a amizade entre o técnico Paulo César Gusmão e os responsáveis pelo Hotel Bourbon, em Atibaia, para conseguir um desconto e se refugiar no interior paulista.
Depois de ser campeão brasileiro, o Fluminense resolveu repetir a mesma estratégia de 2010 e, com isso, Muricy Ramalho e o restante do elenco ficarão confinados em um resort em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro.
Em São Paulo, o único time que decidiu mudar o esquema de pré-temporada foi o Palmeiras. Depois de dez anos com passagens por cidades como Atibaia e Jarinu, ambos no interior paulista, a equipe alviverde resolveu ficar no capital. O time irá treinar na Academia do Futebol e, no fim do dia, os jogadores ficarão concentrados em um hotel na capital. A decisão foi tomada, também, por motivos econômicos.
“Essa ideia partiu do próprio Felipe [técnico Luiz Felipe Scolari]. Ele que veio com essa proposta, e achamos interessante, pois é mais econômico. O clube deve economizar mais de 50% treinando em São Paulo”, explicou Antônio Corcione, assessor especial da presidência.
Os rivais do Palmeiras mantiveram a tradição. São Paulo e Santos, com CTs bem equipados, treinarão em casa. O Corinthians, por sua vez, inaugurou no fim do ano passado um moderno centro de treinamentos, mas mesmo assim voltou a se refugiar em um SPA na cidade de Itu, também no interior paulista. Apesar de paz, os jogadores do time alvinegro tiveram de superar alguns contratempos, principalmente a falta de energia, provocada pelo excesso de chuvas no local.
Em Minas Gerais, Cruzeiro e Atlético-MG aproveitarão a boa estrutura da Toca da Raposa II e da Cidade do Galo, respectivamente, para dar inícios aos trabalhos de 2011. Os times, no entanto, seguirão longe dos torcedores e deverão deixar suas bases apenas para a realização de amistosos.
“Vamos realizar a pré-temporada aqui, não tem porque a gente sair do CT com toda esta estrutura que temos. É hora de aproveitar o melhor CT para fazer a nossa preparação”, explicou o diretor de futebol do Atlético, Eduardo Maluf.
Já a dupla Gre-Nal, depois dos problemas entre seus torcedores no ano passado, decidiu permanecer em Porto Alegre. No ano passado, Grêmio e Internacional receberam incentivos para treinar na Serra Gaúcha, mas o encontro entre as torcidas acabou atrapalhando os planos de reclusão e, em 2011, os dois times preferiram priorizar a parte tática aos possíveis benefícios financeiros que teriam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário