domingo, 23 de janeiro de 2011

Preferido de Dorival, esquema ofensivo depende de acerto no posicionamento


Dorival Júnior: ajustes no time
Treinador busca ajustes no meio-campo e no ataque
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:23/01/2011 18:41
Atualização:23/01/2011 18:57
Até agora, o esquema com três atacantes na equipe tem reinado na pré-temporada do Atlético. O técnico Dorival Júnior já orientou quatro treinos táticos e comandou o Galo em um jogo-treino, sempre optando pelo 4-3-3. Depois de fazer as primeiras observações, o treinador já sabe o que precisa melhorar para o esquema ser adotado pela equipe no começo da temporada: o posicionamento no meio-campo e no ataque.
Dorival alerta que o esquema com três atacantes exige dedicação maior dos jogadores de frente na marcação: “Se optarmos por essa formação com três atacantes, precisamos de uma maior participação para darmos menos campo para os adversários trabalharem”.
No jogo-treino contra o Guarani, que, com os titulares em campo, ficou no 1 a 1, Dorival Júnior viu dificuldades para acertar a marcação: “Foi nítido. O Tardelli entrou um pouco para compactar a equipe e ainda continuamos dando muito espaço. Vamos ter que trabalhar com muita intensidade. Só conseguiremos alguma coisa quando estabilizarmos esse setor”.
Contra o Guarani, o Atlético pouco produziu com os três atacantes em campo, e acabou sofrendo o gol. A equipe só melhorou depois que o treinador mudou o esquema para o 4-4-2, sacando os atacantes Jóbson e Ricardo Bueno para as entradas do meia Diego Souza e do atacante Magno Alves. De falta, Diego Souza buscou o empate.
Nos treinos e contra o Guarani, Dorival Júnior mandou a campo a seguinte formação do meio-campo e do ataque: Richarlyson, Serginho e Renan Oliveira; Diego Tardelli, Jóbson e Ricardo Bueno. Alguns jogadores como Toró, Diego Souza e Mancini ainda trabalham a parte física e devem ganhar mais chances entre os titulares nos próximos dias.
No amistoso desta quarta-feira, contra o River Plate do Uruguai, na Arena do Jacaré, Dorival Júnior já adiantou que vai manter a formação 4-3-3, para novas avaliações. No domingo que vem, o Atlético estreia no Campeonato Mineiro, contra o Funorte, em Montes Claros.

Nenhum comentário: