quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Atlético-MG inicia ano com 'caras novas' e Cruzeiro aposta em continuidade 05/01/2011 - 12h05


ATLÉTICO-MG REFORMULA ELENCO
Volante Richarlyson é um dos contratos para mudar o perfil do time atleticano nesta temporada


NALDO É O ÚNICO REFORÇO ATÉ AGORA
Diretoria do Cruzeiro tem se mostrado cautelosa na busca por reforços, mantendo política pés no chão


Técnico Dorival Júnior mexeu muito no elenco em busca de um novo perfil para o time

Bernardo Lacerda
Em Belo Horizonte
Com políticas diferentes de contratações, Atlético-MG e Cruzeiro começarão a preparação para a temporada de 2011, na tarde desta quarta-feira, na Cidade do Galo e na Toca da Raposa II, respectivamente, em situações bem distintas. O time atleticano terá oito caras novas, enquanto seu maior rival, se não tiver nenhuma surpresa de última hora, só terá o zagueiro Naldo como novidade.
A atuação das duas diretorias durante o período de férias de seus jogadores confirmou a expectativa criada após o término do Campeonato Brasileiro. Vice-campeão da competição, o Cruzeiro acenou com a política de ‘pés no chão’ e optou por dar continuidade à base do time, que começou a ser formado por Adilson Batista e que foi aprimorado por Cuca, a partir de sua estreia no comando da equipe na oitava rodada do Nacional.
Já o Atlético-MG, que se salvou do rebaixamento na penúltima rodada e terminou o Brasileirão em 13º lugar, partiu para uma reformulação do elenco com a mudança de perfil, desejada pelo treinador Dorival Júnior, apostando na versatilidade e em um time mais rápido dentro de campo.“O Atlético sai do ano anterior com boa base, que precisa ser modificada em alguns aspectos, não digo nem em nomes, mas, na forma de atuar”, disse.
Por isso, o Atlético-MG já oficializou oito contratações, sendo duas delas na manhã desta quarta-feira, que foram o goleiro Giovanni, ex-Grêmio Prudente, e o zagueiro Leonardo Silva, que tinha contrato com o rival Cruzeiro até o final do mês passado, mas não renovou seu vínculo. Já o clube celeste, até o momento, contratou apenas o zagueiro Naldo, que defendeu a Ponte Preta na Série B, para substituir Leonardo Silva, que não renovou seu contrato e passou a fazer parte da pauta atleticana de reforços, como admitiu o diretor de futebol alvinegro, Eduardo Maluf.
Naldo foi apresentado oficialmente na última segunda-feira, na Toca da Raposa II. A diretoria celeste trabalhou durante o mês de dezembro e nos primeiros dias de janeiro para anunciar a contratação de um novo atacante, atendendo pedido feito pelo técnico Cuca. Mas o clube encontrou dificuldades e não conseguiu contratar o reforço para o ataque.
O primeiro jogador da posição a negociar com o Cruzeiro foi Rafael Moura, que se destacou pelo Goiás na Copa Sul-Americana, mas que ficou distante do acerto financeiro. A tentativa seguinte foi recontratar Kléber, mas o Palmeiras não aceitou liberar o Gladiador.
Temos de ter calma, não precisamos de ter o grupo todo definido logo de cara, não temos esta necessidade. A gente tem uma base montada, um elenco forte e podemos trabalhar com tranquilidade para contratar os jogadores certos para as posições certas, então vamos contratar com calma
CUCA, TÉCNICO DO CRUZEIRO O diretor de futebol Dimas Fonseca considera que o Cruzeiro está trabalhando de forma coerente à política geral do futebol brasileiro, que, segundo ele, está sendo marcado por poucas contratações. “Com a situação do futebol brasileiro que estamos vivendo hoje e fazendo uma política de pés no chão, acredito que precisaremos da compreensão do nosso torcedor. Não vamos fazer besteira, vamos trabalhar dentro de um limite orçamentário para que amanhã não tenhamos problemas”, justificou.
Sem novidades para o ataque, o diretor de futebol do clube mineiro, Dimas Fonseca disse que o clube trabalha com outros dois nomes, além de Rafael Moura e Kléber. São dois outros jogadores que atuam no Brasil, no momento, mas pertencem a equipes de fora do país.
Se o time só contratou Naldo, por outro lado o técnico Cuca perdeu outros dois atletas do elenco de 2010. A principal perda foi do lateral-direito Jonathan, que foi negociado com o Santos, por R$ 4,4 milhões. O outro a sair foi o zagueiro Leonardo Silva, que passou todo o segundo semestre se recuperando de cirurgia no joelho e se transferiu para o rival Atlético-MG.
A diretoria celeste já informou que irá abrir espaço no elenco de 2011 para os jogadores da base, que foram campeões em 2010 do Campeonato Brasileiro Sub-20. O atacante Thiaguinho, o meia Anderson Uchoa e o goleiro Douglas Pires farão a pré-temporada com o elenco profissional. Além deles, os meias Bernardo e Dudu, além do atacante Eliandro, todos formados na base e que retornam de empréstimos vivem a expectativa de serem reaproveitados pelo treinador. Kieza, contratado ano passado, também estava emprestado e pode ganhar outra chance.
Novas características
Pelo lado atleticano, o período de final de ano foi bastante movimentado. A diretoria atleticana trabalhou rápido e anunciou ainda em dezembro seis reforços para 2011. Logo após a temporada passada, o técnico Dorival Júnior disse que as contratações para 2011 iriam modificar o perfil do elenco atleticano. Para ele, os atletas do grupo tinham características parecidas.
Foram contratados para reforçar o clube e atender os pedidos do treinador, o lateral-direito Patric, ex-Avaí, os volantes Toró, ex-Flamengo e Richarlyson, ex-São Paulo, o meia Wesley, ex-Grêmio Prudente e os atacantes Jóbson, ex-Botafogo e Magno Alves, ex-Ceará. Nesta quarta-feira, foram oficializadas as contratações de Giovanni e Leonardo Silva.
O técnico Dorival Júnior reconhece que as contratações atendem aos seus pedidos. “É tudo que nós queremos (versatilidade), acho que o futebol exige isso, precisamos de uma mudança, nossa equipe ela tinha qualidade, mas se mostrava muito previsível em campo, por este lado estamos ganhando”, disse.
E a diretoria atleticana promete contratar mais dois reforços. Um lateral-esquerdo e um volante estão na pauta do Atlético-MG. Mas a reformulação do elenco contempla também a saída de jogadores. Já deixaram o clube o goleiro Aranha, o lateral-esquerdo Fernandinho e o volante Fabiano, que não tiveram seus contratos renovados, além dos volantes Alê e Jataí emprestados para Atlético-PR e Bahia, Com a vinda de Leonardo Silva fica mais perto de ser concretizada a saída de Cáceres e Jairo Campos, ou pelo menos de um deles.
As novidades no elenco que começa a treinar na tarde de quarta-feira, quando fará três dias de exames físicos e clínicos na Cidade do Galo, não serão apenas as contratações. Quatro jogadores da base atleticana irão compor o elenco principal: o volante Rodrigo Soutto e os meias Bernard, Wendell e Nikão. Mais dois ou três poderão ser promovidos após a participação atleticana na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Já os atletas que voltam de empréstimos, não deverão permanecer no elenco e serão reemprestados ou envolvidos em futuras negociações. Destes, o goleiro Bruno, o lateral-direito Marcos Rocha e o atacante Pedro Paulo já tiveram suas situações definidas. O primeiro foi para a Ponte Preta, o segundo ficará mais um ano no América-MG enquanto o terceiro foi emprestado para o Ipatinga e renovou contrato por um ano com o time alvinegro.

Nenhum comentário: