quinta-feira, 22 de abril de 2010

Segurança com três (20/04)

Paulo Galvão - Estado de Minas

Vanderlei Luxemburgo não é fã do esquema com um trio de zagueiros, mas estuda repetir a fórmula, que utilizou diante do Democrata-GV, contra o Sport, amanhã à noite, no Recife

Classificado para a final do Campeonato Mineiro, o Atlético tenta avançar também na Copa do Brasil, pela qual enfrenta o Sport amanhã, às 21h50, na Ilha do Retiro, em Recife. Como venceu o jogo de ida, no Mineirão, por 1 a 0, garante passagem às quartas de final com um empate e até com derrota por um gol de diferença, desde que balance a rede adversária. Para confirmar em campo a vantagem, o técnico Vanderlei Luxemburgo ainda estuda a melhor formação. No sábado, quando ficou no 0 a 0 com o Democrata-GV, em Belo Horizonte, resultado que garantiu o time na decisão, o Galo atuou com três zagueiros.
Foi a terceira vez que o treinador usou o esquema 3-5-2 desde que chegou ao clube e tem obtido bons resultados, apesar de ele já ter declarado não ser fã do sistema. A primeira vez foi na vitória por 3 a 1 sobre o Villa Nova, em 21 de março, pela 10ª rodada do Estadual. A estratégia se repetiu no empate por 2 a 2 com o América, em 7 de abril, no jogo de volta das quartas de final do Mineiro, que levou a equipe às semifinais.
Quem se beneficiou desta última vez com a decisão do comandante foi o paraguaio Benítez, que ganhou vaga ao lado de Werley e Jairo Campos, como havia ocorrido diante do time de Nova Lima. Já contra o Coelho, Werley e Jairo Campos tiveram a companhia de Cáceres, que se recupera de contusão muscular, podendo voltar ao time no fim de semana na primeira partida da decisão do Estadual, contra o Ipatinga. “Nosso grupo tem muitos zagueiros e, com linha de três, acho que tenho mais oportunidade. O Luxemburgo me deu a chance, acho que aproveitei e agora é aguardar uma nova oportunidade de atuar”, disse Benítez, de 29 anos, que chegou ao clube em agosto do ano passado e disputou 10 partidas com a camisa alvinegra.
O defensor considera que o Atlético foi eficiente diante do Democrata, obtendo o resultado que lhe interessava. “Na minha opinião, fiz uma boa partida junto com o Werley e o Jairo e atingimos nosso objetivo, que era não tomar o gol.”
Além de ajudar a equipe, Benítez quer ter uma sequência de jogos para alcançar também uma meta pessoal: ser convocado para a Seleção Paraguaia que vai à Copa do Mundo. Mesmo jogando pouco este ano, ele tem sido lembrado pelo técnico do Paraguai, o argentino Gerardo Martino, tendo participado do amistoso contra a África do Sul, em 31 de março, em Assunção. O defensor se mostra pronto para o desafio em Recife. “É mais uma decisão. A gente sabe que vai ser um jogo muito difícil, mas queremos muito chegar às quartas de final”, disse.NovidadeA delegação atleticana embarcou ontem pela manhã para o Recife, onde treinou à tarde, no CT do Náutico. Foram 20 jogadores, entre eles o volante Fabiano, que é vice-artilheiro da equipe na temporada, com 11 gols, um a menos que Obina, que se recupera de cirurgia no tornozelo esquerdo, devendo retornar só depois da Copa do Mundo. Fabiano teve uma leve torção no joelho direito justamente diante do Sport, mas não poderia enfrentar o Democrata-GV por ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o América. Sem dor, ele será importante não só no duelo com os pernambucanos, mas também para a decisão do Estadual. A novidade entre os relacionados foi o goleiro Marcelo, contratado do Bahia. Com isso, ele se junta a Aranha, que vem sendo o titular, e o uruguaio Carini. A partida entre Sport e Atlético terá como árbitro Djalma José Beltrami Teixeira, da Federação do Rio. Os assistentes são Hilton Moutinho Rodrigues (RJ) e Thiago Gomes Brígido (CE).

Nenhum comentário: