segunda-feira, 26 de abril de 2010

Galo amplia vantagem e fica perto do título (25/04)

Diego Tardelli deixou a marca em pênalti
Vicente Ribeiro - Portal Uai


Atlético vence primeiro duelo com Ipatinga por 3 a 2, de virada, no Ipatingão


O Atlético deu um grande passo para a conquista do 40º título do Campeonato Mineiro. Em jogo muito movimentado no Estádio Ipatingão, o Galo bateu o Ipatinga de virada, por 3 a 2, neste domingo, e ficou muito perto de recuperar a hegemonia estadual. Muriqui (2) e Diego Tardelli, de pênalti, fizeram os gols do alvinegro, enquanto Joabe e Luizinho marcaram para o Tigre.

Com o resultado, o Atlético ampliou a vantagem diante do Ipatinga, ficando em situação confortável para levantar a taça no Mineirão, no próximo domingo. O Galo será campeão até com derrota, desde que seja por diferença mínima. Para surpreender o alvinegro e conquistar o bicampeonato estadual, o Tigre terá de vencer por dois gols de frente. O alvinegro foi beneficiado por ter feito melhor campanha na fase de classificação.

Foi uma partida típica de final de campeonato, com muita entrega e movimentação das equipes. Acabou prevalecendo o melhor ataque do Estadual, o do Atlético, tendo em Diego Tardelli e Muriqui as principais peças, diante de uma equipe que se destacou pelo forte sistema defensivo. Outro ponto positivo foi a festa das torcidas, que coloriram o Ipatingão e mostraram muita animação. Depois do apito do árbitro Sálvio Spinola, só os atleticanos é que comemoraram.

O jogo
Vanderlei Luxemburgo surpreendeu ao desfazer o esquema com três zagueiros, sacando o paraguaio Benítez para escalar mais um homem no meio-campo. Outra novidade foi o retorno de Ricardinho, na vaga de Júnior. Leandro foi para a lateral esquerda. O objetivo era dar mais liberdade a Ricardinho na armação das jogadas. E isso acabou favorecendo a boa movimentação do setor ofensivo do Galo.
O começo foi do alvinegro, que chegou pela primeira vez com Correa, em chute forte, mas para fora. O Atlético continuou buscando jogo, tomando a iniciativa, enquanto o Ipatinga cuidava do combate. Mas o Tigre também assustou em conclusão de Leanderson, aos 8, depois de corta-luz de Joabe. Aranha fez defesa espetacular. A partir dos 10min, o time da casa equilibrou as ações.
E justamente quando começou a sair mais, o Ipatinga obrigou o goleiro Aranha a trabalhar. Danilo Dias recebeu na área e chutou para outra intervenção incrível do camisa 1 alvinegro, que espalmou a escanteio. Na cobrança, aos 12min, a bola resvalou na cabeça de Fabiano e entrou, resultando no gol do Tigre.

O Atlético não se abalou com a desvantagem parcial. Continuou tocando bola e distribuindo bem o jogo pelo meio-campo. Correa, com seguidos avanços pelo lado direito, se transformou em destaque. Assim, as chances foram surgindo. Carlos Alberto e Diego Tardelli levaram perigo ao gol de Douglas. E foi justamente com Correa que saiu o empate alvinegro. Ele invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro. Na cobrança, aos 29, Diego Tardelli bateu rasteiro, no canto direito: 1 a 1.
Depois do gol de empate do Atlético, o jogo mudou. O Ipatinga se encolheu, passou a sair menos, enquanto o Galo foi para cima. Aos 37, Tardelli fez boa joada e cruzou para cabeçada muito perigosa de Muriqui. A pressão aumentou no fim. Aos 41, Muriqui mandou para a área e Werley, sozinho, errou a cabeçada. Em seguida, Muriqui chutou forte e Douglas espalmou. O empate acabou prevalecendo na primeira etapa.
Mais gols
O segundo tempo também começou movimentado. E os dois times criaram boas oportunidades. Aos 2min, Joabe chutou e Aranha fez outra boa defesa. O Atlético deu o troco em seguida; Diego Tardelli arrematou, Douglas espalmou e Muriqui pegou o rebote, mas tocou em cima da zaga. Depois, Tardelli chutou rasteiro e facilitou a defesa do camisa 1. Aos 6min, a blitz do Galo resultou na virada. Muriqui recebeu de Tardelli, limpou o lance em cima de Max e, com tranquilidade, deslocou o goleiro: 2 a 1.
Depois do segundo gol, o Atlético cresceu e dominou as ações no meio-campo, forçando recuo do Ipatinga. Tanto que o técnico Gilson Kleina decidiu mexer, sacando Francismar para a entrada de Reyna. Luxemburgo fez a primeira alteração, trocando Fabiano por Jonílson. O Galo poderia ter liquidado o jogo aos 23. Muriqui recebeu de Ricardinho e isolou a bola, desperdiçando a chance do terceiro.
Luxemburgo mexeu novamente, modificando o sistema tático da equipe. Correa deixou o campo para a entrada de Benítez. Assim, o Galo voltou a utilizar o 3-5-2, que funcionou nas últimas partidas. Mas o Ipatinga mostrou vontade e empatou, aos 28min, em outro lance de bola erguida na área. Luizinho bateu falta pela esquerda, a bola desviou na zaga e entrou. Era o que o Tigre precisava para ganhar ânimo. Só que o Atlético quase voltou a ficar na frente. Tardelli cabeceou e Douglas fez uma defesa memorável.
Luxemburgo mexeu outra vez, com a entrada de Júnior na vaga de Leandro. Era mais uma opção para melhorar a movimentação do meio-campo, investindo até nos lançamentos. O Galo fez o terceiro aos 39min. Carlos Alberto cruzou da direita, a bola ficou com Júnior, que chutou rasteiro e Muriqui apenas tocou para as redes: 3 a 2.
FICHA TÉCNICA
IPATINGA
2 X 3
ATLÉTICO
Escalação
Douglas; Max, Eber e Silvio; Luizinho, Leanderson, Mateus (Afonso), Francismar (Reyna) e Marinho Donizete; Danilo Dias e Joabe (Muller)
Aranha; Carlos Alberto, Werley, Jairo Campos e Leandro (Júnior); Zé Luis, Correa (Benítez), Fabiano (Jonilson) e Ricardinho; Muriqui e Diego Tardelli
Técnico
Gilson Kleina
Vanderlei Luxemburgo
Gols
Joabe, 12min, 1ºT-
Luizinho, 28min, 2ºT
D. Tardelli, 29min, 1ºT-
Muriqui, 6min, 2ºT
Muriqui, 39min, 2ºT
Local: estádio Ipatingão, em Ipatinga-MG Público: 11 mil pagantesRenda: R$ 285.600 Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho (Fifa-SP) Assistentes: Emerson A.de Carvalho (Fifa-SP) e Vicente R.Neto (SP) Motivo: Primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro 2010

Nenhum comentário: