segunda-feira, 26 de abril de 2010

Arma do sogro (24/04)


Volante Fabiano tem oito gols no Mineiro


Ludymilla Sá - Estado de Minas


Artilheiro do Galo no Estadual, Fabiano, que é casado com filha de Luxemburgo, sabe que será marcado de perto, mas avisa: "Se derem uma brecha, vou chegar"


O volante Fabiano vive no Atlético momento semelhante ao que passou no São Paulo, no Santos, no Internacional, no Sport e em clubes da Espanha e do México. Com facilidade para surgir de surpresa na área e finalizar, tanto com os pés quanto com a cabeça. Com oito gols, é o artilheiro alvinegro no Campeonato Mineiro e uma das armas do técnico Vanderlei Luxemburgo para tentar conquistar o título, a partir de amanhã, às 16h, contra o Ipatinga, no Ipatingão.
Feliz com a nova fase na carreira, o jogador, que é casado com uma das filhas do técnico, passou a ser uma das preocupações dos adversários atleticanos. “Eles também nos estudam. Esse negócio de homem surpresa, chegando de trás... Eles estão bem precavidos quanto a isso e vão dificultar os meus avanços. Não estou muito preocupado, mas, se derem uma brecha, vou chegar”, avisa.
Luxemburgo não confirmou a escalação do Galo para amanhã. Mas exige o mesmo comportamento dos jogos anteriores. Quer o time compacto, mas sempre para a frente. O mais provável é a manutenção do trio de volantes (os outros são Zé Luís e Correa). “Temos de fazer valer a nossa vantagem e jogar com o regulamento. O que não quer dizer que vamos para Ipatinga jogar atrás, só no contra-ataque, porque podemos ser surpreendidos. Temos um padrão de jogo, uma postura tática. O Vanderlei gosta que joguemos para a frente e temos de fazer isso.”
O experiente jogador observa que a equipe do Vale do Aço não chegou à decisão por acaso. “O Ipatinga tem seus méritos. Tem provado a sua força, com a referência de bons treinadores, que são motivadores, além de ter jogadores de qualidade. Temos de estar atentos a tudo isso. Não podemos pensar que o que fizemos até agora está bom. Temos de pensar que o melhor ainda está por vir.”
Fabiano está a três gols do artilheiro do campeonato, Eraldo (Democrata-GV), que tem 11, mas já foi eliminado. Mas assegura não estar em seus planos ser o goleador do Estadual. “Penso em conquistar coisas importantes pelo Atlético e estamos próximos de uma delas, que é o título do Mineiro. Deixa isso para o Tardelli.”
O companheiro, que já marcou cinco vezes na competição, sabe que será difícil ultrapassar Fabiano em apenas dois jogos. Artilheiro do Estadual do ano passado, Diego Tardelli prefere pensar coletivamente, sobretudo diante das dificuldades esperadas no Ipatingão. “É um adversário difícil, provou isso na semifinal. É uma final de Campeonato Mineiro, na qual chegaram as duas equipes que mereceram. Então, não tem favorito. Esperamos por um grande jogo, ainda mais lá em Ipatinga. Respeitamos o adversário, porque não ganhamos nada ainda e pelo que ele fez até agora. Principalmente na casa deles.”
Comitiva alvinegraPara Luxemburgo, o momento é de união. Por isso, todos os jogadores do grupo e os membros da comissão técnica, inclusive roupeiros, massagistas e nutricionistas, vão ao Vale do Aço. Até o atacante Obina, que se recupera de cirurgia no tornozelo esquerdo, e o zagueiro Lima, que faz recuperação de contusão no clube, integrarão a delegação. A diretoria fretou dois aviões de 30 lugares, cada, e um ônibus para levar a comitiva. “Todos são importantes, pois, de alguma forma, participaram deste momento. Todos têm de sentir o que é isso”, justificou o treinador.
Ontem, apenas os reservas treinaram com bola na Cidade do Galo. Os titulares, que venceram o Sport por 2 a 0 quarta-feira à noite e asseguraram vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, fizeram exercícios físicos leves. “O momento é de descanso, pois já não temos mais tempo para treinar”, justificou Fabiano.

Nenhum comentário: