domingo, 28 de abril de 2013

Dirigentes negociam e nova reunião pode reviver Copa Sul-Minas

Presidentes de clubes do Paraná se reuniram em almoço e discutiram retorno da competição. Próximo passo é contatar e marcar encontro com clubes de RS, SC e MG
Eduardo Moura - 06/04/2013 - 18:19 Curitiba (PR)
 Está em processo de retorno, ainda embrionário, uma competição que envolveria 16 clubes da região Sul e Sudeste do Brasil. Uma reunião de quatro presidentes de clubes do Paraná encaminhou a releitura da Copa Sul-Minas, já em 2014, que aconteceu nos anos 2000, 2001 e 2002, quando foi suspensa. Uma reunião com as equipes selecionadas acontecerá nos próximos 15 dias.
O encontro contou com o presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, o presidente do Atlético-PR, Mário Celso Petraglia, o presidente do Paraná, Rubens Bohlen e o presidente de honra do J. Malucelli, Joel Malucelli. O consenso foi de que a competição seria boa para salvar as finanças dos clubes, já que patrocínios e cotas de televisão entrariam no contrato assinado, contando com choques de grandes clubes como Cruzeiro, Atlético-MG, Internacional, Grêmio e os paranaenses.
- Fizemos um almoço com os quatro clubes do Paraná. Precisamos levar aos outros clubes. A gente entende que este torneio seria a salvação financeira dos clubes no primeiro trimestre. Foi a primeira reunião, é embrionária. Temos que ter o contato com os outros clubes. E tem que superar alguns obstáculos, que é a questão de patrocínio, de venda dos direitos, enfim - revelou ao LANCE!Net o presidente do Coxa, Vilson Ribeiro de Andrade.
A seleção das equipes aconteceria por meio do ranking da CBF. Os quatro melhores clubes de cada estado disputariam a competição. O mandatário coxa-branca afirma que a competição utilizaria melhor as 32 datas antes do Campeonato Brasileiro. As equipes poderiam ter um tempo maior de preparação e relegar o Estadual para times sub-23 ou juniores.
- São 32 datas considerando antes do Brasileiro. Teria que equalizar isso de acordo com um torneio bem elaborado, para que se tenha um número menor de partidas. O grande problema hoje é que o campeonato regional está inchado. Temos que tomar algumas ações, estabelecer alguns critérios de eliminação e classificação para melhorar a situação atual - completou Andrade, afirmando, por exemplo, que o ideal seriam 10 clubes e não 12 no Paranaense.



O próximo passo será contatar os clubes das regiões para tomar conhecimento da intenção deles em disputar o torneio em 2014 e chamar nova reunião, desta vez com todos os 16 participantes. Se houver a concordância por parte das equipes, há o contato com as federações regionais e as posteriores negociações para renatibilizar a competição.

Nenhum comentário: