domingo, 18 de novembro de 2012


21 anos depois...

Boa campanha à frente do Galo em 2012 permite a Cuca igualar antiga marca no clube. Desde Jair Pereira em 1991 um treinador não iniciava e terminava um ano no cargo

Roger Dias - Estado de Minas

Publicação:

17/11/2012 08:46
  

Atualização:

17/11/2012 08:49
"É claro que a diretoria pode decidir o que quiser. Se escolher outro treinador, seguirei meu caminho. Mas acredito que ela esteja satisfeita com o trabalho, pois resgatamos a autoestima do torcedor", Cuca, técnico do Atlético

O planejamento do Atlético para 2013 começará pela ampliação do orçamento e pela manutenção da base do time, que ainda briga pelo vice-campeonato brasileiro. A renovação de contrato de Cuca ficou praticamente encaminhada em reunião quarta-feira com o presidente Alexandre Kalil e o diretor de futebol Eduardo Maluf, em um restaurante de Belo Horizonte. Responsável por ajudar o alvinegro a se classificar à Copa Libertadores depois de 13 anos, o paranaense é o primeiro treinador a iniciar e terminar uma temporada no clube desde Jair Pereira em 1991.

Cuca assegura que sua permanência depende unicamente da vontade de Kalil, que tem evitado falar sobre o futuro enquanto a equipe luta com o Grêmio pelo segundo lugar no Brasileiro. Por isso, o anúncio oficial da permanência do técnico deverá ser depois de 2 de dezembro, data da última rodada da competição. Mas o próprio treinador já trabalha com os dirigentes na montagem do grupo para a próxima temporada, na qual o Galo disputará quatro competições: Libertadores, Estadual, Copa do Brasil e Brasileiro.

“É claro que a diretoria pode decidir o que quiser. Se escolher outro treinador, seguirei meu caminho. Mas acredito que ela esteja satisfeita com o trabalho, pois resgatamos a autoestima do torcedor. Também estou feliz com tudo o que conquistamos e, se depender de mim, ficarei”, diz Cuca, que salvou o Galo do rebaixamento à Série B no ano passado e levou a equipe ao título mineiro invicto neste.

Além do técnico, o volante Richarlyson, os armadores Escudero e Ronaldinho Gaúcho terão o contrato encerrado em dezembro. Sobre a permanência do R49, que demandará o maior esforço de Kalil nos próximos dias, Cuca teria aconselhado o craque a se concentrar exclusivamente no Brasileiro antes de decidir o futuro. “Queremos muito que Ronaldinho fique conosco no ano que vem, mas ele tem de estudar as coisas com calma. Primeiro, tem de nos ajudar a garantir vaga direita na Libertadores. Depois, analisará sua situação.”

SEGUNDO LUGAR 

Ronaldinho garante estar concentrado apenas no Atlético-GO, adversário de amanhã, às 17h, no Independência. O alvinegro, que tenta recuperar o segundo lugar perdido para o Grêmio na última rodada, conta com o retorno do volante Leandro Donizete e do atacante Jô, que cumpriram suspensão no empate por 1 a 1 com o Vasco, em São Januário. Recuperado de pancada na coxa direita, sofrida no treino tático de quinta-feira na Cidade do Galo, o atacante Bernard está confirmado.

No treino de ontem, Cuca conversou reservadamente por cerca de meia hora com Ronaldinho e Guilherme sobre o comportamento tático da equipe nos três jogos restantes de 2012. ‘Há jogadores que são vibrantes por natureza, e Guilherme é um deles. Por isso, precisamos que seja muito aproveitado e mostre seu talento”, justifica o treinador. Depois de ficar na reserva em São Januário, o camisa 10 terá nova chance na vaga do argentino Escudero.

Apesar de o Fluminense ter conquistado o título brasileiro antecipadamente, o zagueiro Réver cobra responsabilidade da equipe. “O astral tem de ser o máximo, como era antes. É claro que a situação muda um pouco, porque agora lutaremos pelo vice-campeonato. Pagamos o preço por errar na hora indevida. Agora, nos resta fazer nosso dever de casa e depois torcer por tropeço do Grêmio para que possamos segurar o segundo lugar.”

O ADVERSÁRIO

Repetir a façanha


Para continuar motivado no Brasileiro e esquecer a decepção do rebaixamento à Segunda Divisão, o Atlético-GO visitará o Galo sonhando em conquistar a segunda vitória fora de casa na competição. A primeira ocorreu justamente sobre o campeão, Fluminense, por 2 a 1, em Volta Redonda, em 15 de setembro. O goleiro e capitão Márcio confia que o clube traçará um projeto vencedor em 2013 com a ambição de voltar à elite: “Podemos voltar à Série A em 2014 e até brigar pelo título. Para isso, no entanto, temos de entender nosso papel e trabalhar muito. Espero que briguemos pelo Campeonato Goiano e depois pela Série B. Os dirigentes já estão se mobilizando para que tudo volte a ser como antes”. Os laterais Rafael Cruz e Eron, o armador Wesley e o atacante Ricardo Bueno, cujos direitos pertencem ao Galo, não jogam, por força de contrato. Já o zagueiro Gustavo cumpre suspensão e não enfrenta o xará mineiro.

Nenhum comentário: