sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Sempre no caminho

Cuca enfrenta domingo velho conhecido. Além de ter trabalhado lá, foi contra o Botafogo que o técnico estreou no Galo. Em noite infeliz, perdeu pela Copa Sul-Americana por 2 a 1
Ludymilla Sá - Estado de Minas
Publicação:23/11/2012 08:21
O cenário do futebol é repleto de coincidências. Depois de anunciada sua permanência no Atlético, o técnico Cuca vai ter pela frente o Botafogo, contra quem fez seu primeiro jogo no comando do Atlético, em 10 de agosto de 2011, no Ipatingão, pela Copa Sul-Americana, Na ocasião, o alvinegro mineiro, que lutava contra o rebaixamento, perdeu para o carioca por 2 a 1. Os atleticanos nem podem pensar em resultado semelhante. Sabem que somente um triunfo interessa, levando em consideração as pretensões no Campeonato Brasileiro.
A duas rodadas do fim da competição, o Galo ocupa o terceiro lugar e, distante um ponto do Grêmio, almeja a posição do time gaúcho para se classificar diretamente à fase de grupos da Copa Libertadores. O adversário da próxima rodada, domingo, no Engenhão, não tem mais grandes pretensões, o que pode beneficiar a equipe de Cuca. Mas o goleiro Victor pondera. “Teoricamente é um jogo mais frio. Pode-se aproveitar disso sem dúvida, mas tem também de tomar cuidado porque jogos assim têm algumas armadilhas. Não podemos cair no marasmo de um jogo como esse. Temos de trabalhar em cima dos nossos objetivos”, indica.
Para o defensor, que despontou para o mundo justamente com a camisa do tricolor gaúcho, os detalhes farão a diferença nos dois últimos confrontos do Galo. “São jogos complicados e os detalhes serão fundamentais. O Botafogo é muito forte em casa, é uma equipe muito técnica e rápida. O Cruzeiro também. É uma equipe sem muitas pretensões no campeonato, mas tem sua honra e trata-se de um clássico, a atmosfera é diferente e tudo pode acontecer. Temos de errar menos.”
O jogador sabe, porém, que o Atlético não depende mais das próprias forças. Além de vencer, tem de torcer por tropeço dos gaúchos. Na rodada passada, na qual empatou com o Atlético-GO por dois gols, perdeu a chance de ultrapassar os gremistas, que também ficaram na igualdade pelo mesmo placar com a Portuguesa. “Matematicamente, eles têm ligeira vantagem, mas em termos técnicos as duas equipes estão na mesma condição, as campanhas semelhantes comprovam. São equipes com a mesma força e que agora vão mostrar por que chegaram nessas condições ao fim do campeonato.”
Victor assegura que o grupo está motivado para derrotar o Botafogo. “A gente tem procurado conversar para buscar motivação. Final de temporada é sempre bastante desgastante. Mas o nosso objetivo desde o início, além do título, era a classificação direta para a fase de grupos. Nesse sentido de valorização, disposição da equipe, poder dar essa vaga ao clube, a gente se motiva em cima disso.”
Daquele primeiro confronto de Cuca contra o Botafogo passou mais de um ano. E do grupo atual apenas os zagueiros Réver e Leonardo Silva são remanescentes da partida. Os dois retornaram nessa quinta-feira da Seleção Brasileira, campeã do Superclássico das Américas contra a Argentina, juntamente com o lateral-direito Marcos Rocha e do armador Bernard. Eles se apresentaram ao treinador, fizeram um treino regenerativo e foram liberados antes dos demais. Marcos Rocha, suspenso, não vai enfrentar o Botafogo. O outro lateral, Carlos César, será julgado nesta sexta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), pela expulsão inusitada no jogo contra o Flamengo. Ele estava no banco de reservas quando levou cartão vermelho. Se escapar da punição é o provável titular domingo.
MATANDO A SAUDADE
Ídolo da torcida alvinegra, o ex-atacante Guilherme matou a saudade da Cidade do Galo nessa quinta. Ele foi recebido com muito carinho por funcionários do CT de Vespasiano, dirigentes e jogadores, que fizeram questão de cumprimentá-lo no intervalo da atividade. Pelo Galo, o ex-jogador foi artilheiro do Brasileiro de 1999, quando o alvinegro foi vice-campeão ele marcou 28 gols em 27 partidas, igualando a marca de Reinaldo obtida em 1977. Ao todo, ele jogou 205 jogos com a camisa alvinegra e balançou as redes rivais 139 vezes. Sobre o atual Atlético, Guilherme afirma, com propriedade, que é o melhor nos últimos tempos. “O time é muito melhor tecnicamente do que aquele de 1999. Não tínhamos uma equipe tão forte assim. A dupla de ataque, sim, fazia a diferença”, brincou o agora técnico do Marília, referindo-se à parceria com Marques, atualmente apresentador do programa Alterosa no ataque e deputado estadual.
INDICADO A PRÊMIO
Além do assédio, Ronaldinho Gaúcho tem colhido frutos em razão da boa fase no Atlético. O jogador está entre os indicados ao prêmio Rei das Américas, do jornal uruguaio El País. Ele disputa a preferência de jornalistas com Neymar, do Santos, vencedor no ano passado, Lucas, do São Paulo, Rafael Cabral e Durval, também do Santos, Emerson e Cássio, do Corinthians e Juninho Pernambucano, do Vasco. O cruzeirense Montillo também está entre os indicados. A premiação vai eleger o craque e a seleção de 2012 nos continentes. Escolhido, nessa quinta, para falar sobre a indicação, o craque não participou da coletiva por determinação da cúpula alvinegra. Ele só será liberado para as entrevistas na semana que vem.
O ADVERSÁRIO
De forma digna
Sem grandes pretensões no Brasileiro, a diretoria do Botafogo concentra forças no planejamento do ano que vem. A cúpula alvinegra espera que a nova temporada seja melhor que 2012, que não vai deixar saudade em General Severiano. Neste ano, o time ficou com o vice-campeonato estadual, foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil, caiu diante do Palmeiras na primeira fase da Copa Sul-Americana e vai terminar o campeonato sem a tão sonhada vaga na Copa Libertadores. Mas os jogadores treinam para terminar a atual temporada de forma digna pelo menos. O técnico Oswaldo de Oliveira comandou uma atividade tática, nessa quinta pela manhã, com a participação do armador Seedorf. Curado de estiramento na coxa direita, ele foi poupado do treino da véspera para não correr risco de lesão. Depois do Atlético, o Botafogo vai se despedir de 2012 contra o Flamengo. O confronto foi antecipado pela CBF de domingo, dia 2, para sábado, dia 1º, às 19h30, assim como Santos x Palmeiras.

Nenhum comentário: