Returno maldito
Times mineiros emperram no começo do segundo turno nas séries A e B e ficam mais longe de atingir seus objetivos de brigar por título, vaga na Libertadores e evitar queda
Eugênio Moreira - Estado de Minas
Publicação:28/09/2012 08:18
A virada de turno no Campeonato Brasileiro não fez bem às equipes mineiras. Os cinco participantes das Séries A e B não conseguiram manter o aproveitamento da primeira metade da competição nos jogos pelo returno. Tanto Atlético e Cruzeiro, na Primeira Divisão, quanto América, Boa e Ipatinga, na Segundona, caíram sensivelmente de rendimento nas primeiras rodadas do segundo turno.
A queda mais nítida foi a do Galo. A equipe do técnico Cuca fez uma campanha excepcional no turno do Brasileiro. Mesmo com a derrota para o Flamengo por 2 a 1, jogo disputado quarta-feira pela 14ª rodada, o aproveitamento do Atlético foi de 75,4%, o melhor de todos os campeões de turno na era dos pontos corridos, desde 2003.
Todos sabiam que seria muito difícil a repetição do rendimento agora, já que o time seria mais visado, mais analisado pelos adversários e mais marcado em seus pontos fortes. Mas, mesmo assim, a queda foi acima do esperado. Em sete partidas, foram apenas duas vitórias, ambas em casa, contra Palmeiras (3 a 0) e São Paulo (1 a 0). Com os empates diante da Ponte Preta, Bahia e Grêmio, a equipe somou nove pontos em 21 disputados e tem apenas a 12ª colocação numa classificação isolada do returno. O rendimento é de somente 42,8%, queda de quase 33 pontos percentuais.
O Cruzeiro, que já não fez uma campanha brilhante no turno (terminou em oitavo lugar, com 28 pontos), conseguiu piorar nas sete primeiras partidas do returno. A Raposa até venceu os dois primeiros jogos (2 a 0 sobre o Atlético-GO e 3 a 0 contra o Náutico), mas depois emplacou uma sequência de cinco tropeços, marcando apenas mais um ponto em 15 disputados. Ainda em busca de interromper essa série ruim, a equipe do técnico Celso Roth está em 15º lugar na classificação do returno. O rendimento caiu 16 pontos percentuais: de 49,1% para 33,3%.
Curiosa e lamentavelmente, a situação se repete na Série B, com os três representantes mineiros. O América, que chegou a liderar a competição, caiu de rendimento ainda no fim do turno. Mas terminou em oitavo lugar, com 30 pontos, a quatro da zona de acesso para a Primeira Divisão em 2013. As trocas de treinador não foram suficientes para interromper a queda e fazer a equipe voltar a ter bom desempenho no Independência. Se agora o Coelho ocupa a mesma oitava colocação, está a nove pontos do quarto lugar. O índice de aproveitamento caiu de 52,6% para 41,7%.
ATÉ NO INTERIOR Os dois clubes do interior seguem a mesma sina dos times da capital. O Boa, que chegou a ficar próximo da faixa de acesso, não manteve o bom rendimento de alguns momentos na Série B e terminou o turno em 12º lugar, com 25 pontos. Nos oito primeiros jogos do returno, o desempenho piorou e a equipe de Varginha, apesar de manter a colocação, também ficou mais distante das primeiras posições. O aproveitamento caiu de 43% para 37%.
Até o Ipatinga conseguiu piorar o que já era muito ruim. Ocupante cativo da zona de rebaixamento para a Série C em 2013, o Tigre do Vale do Aço, nas sete primeiras partidas do returno, piorou seu fraco aproveitamento, de 22% para 14%. Terminou o turno na vice-lanterna, com apenas 13 pontos, e agora ocupa a última posição, com 16. O descenso parece inevitável.
Por outro lado, equipes conseguiram melhorar sensivelmente seu rendimento neste início de returno. O grande exemplo é o Bahia. Sob o comando do técnico Jorginho, o tricolor baiano, que terminou o turno na zona de rebaixamento, com aproveitamento de 29,8%, subiu para 66,7% e é o time com melhor campanha até agora na segunda metade do campeonato: são quatro vitórias e dois empates em sete partidas.
O Sport, também ameaçado pelo descenso, é outra equipe que melhorou seu rendimento a partir da 20ª rodada: de 26% para 57%. O Corinthians subiu de 42% para 57%. Na Série B, o ABC, que encerrou o turno uma posição acima da zona de rebaixamento, conseguiu aumentar seu índice de aproveitamento de 35% para 54%
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário