quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Te cuida, Vasco! (12/11)

Paulo Galvão - Estado de Minas

Vindo de triunfos sobre Botafogo e Vitória, que praticamente garantiram o afastamento da ameaça de rebaixamento, o Atlético recebe o Vasco hoje, às 22h, no Mineirão, tentando melhorar a posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Se vencer a terceira partida seguida – o que ainda não ocorreu na edição 2008 do Nacional –, subirá para o 10º lugar, ficando na torcida para que o Sport e o rubro-negro baiano não vençam Ipatinga e Atlético-PR, respectivamente, ambos fora de casa, na seqüência da 35ª rodada, no fim de semana. A partida entre mineiros e cariocas foi antecipada pela CBF a pedido da rede de TV que detém os direitos de transmissão do torneio.
Em posição confortável, a intenção dos atleticanos é tentar garantir vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem. Para isso, deve contar no estádio da Pampulha com muitos torcedores, atraídos pelo ingresso de cadeira superior, tanto central quanto lateral, ao preço promocional de R$ 5. Até ontem foram vendidos 17.523 bilhetes. Diante da boa procura, a diretoria decidiu abrir também o setor da cadeira inferior central.
Uma das motivações dos alvinegros é tentar devolver a goleada sofrida no primeiro turno, por 6 a 1, em São Januário, que culminou com a demissão do técnico Alexandre Gallo, substituído então por Marcelo Oliveira, que tem conseguido fazer a equipe atleticana conquistar bons resultados, apesar das deficiências do grupo e de todos os problemas extracampo. Além disso, foi diante dos cruzmaltinos que o Galo viu selada sua queda para a Série B, em 2005, ao empatar sem gols, no Mineirão.
Para completar, o jogo de hoje possibilitará ao atacante Marques, um dos mais queridos da torcida e do próprio grupo, atingir mais uma marca histórica com a camisa alvinegra. Ao entrar em campo, ele vai se igualar ao ex-lateral-esquerdo Paulo Roberto, como um dos jogadores que mais defenderam o Galo em Campeonatos Brasileiros, com 189 participações. Como a equipe ainda fará outras três partidas este ano pela competição, poderá superar o defensor.
A marca é motivo de orgulho para o ídolo alvinegro. “Fico muito feliz em cravar meu nome na história do clube, ainda mais por ser uma marca que dificilmente será quebrada, pois, no futebol atual, os atletas não ficam muito tempo no clube, vão jovens para o exterior. Acontecimentos como esse são cada vez mais raros e, por isso, me sinto muito orgulhoso”, declarou o jogador, que superou nomes importantes, como João Leite, o ídolo maior Reinaldo, Vantuir e Luisinho.
OBJETIVOS Ele também espera atingir outras marcas. Nono maior artilheiro da história do Galo, com 131 gols, poderá se tornar o oitavo, pois está a quatro gols de Ubaldo. “Esse pode ser mais um importante dado na minha carreira, mas prefiro pensar jogo a jogo, procurando fazer o melhor a cada vez que entro em campo, saindo sempre exausto.”
Ao todo, Marques disputou 367 jogos pelo Atlético e conquistou os títulos da Copa Centenário de Belo Horizonte e a Copa Conmebol, ambos em 1997, além de ter sido bicampeão mineiro, em 1999 e 2000. Sua estréia foi em 10 de julho de 1997, na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, no Mineirão, pelo Brasileiro.
O primeiro gol foi na vitória por 2 a 1 sobre o Goiás, no Serra Dourada, em 27 de julho de 1997, também pelo Nacional. O atacante também foi o autor do milésimo gol atleticano em Brasileiros, na vitória por 2 a 1 sobre o Goiás, também no Serra Dourada, em 30 de setembro de 2001.
Com passagem pelo Vasco, ele reconhece que a goleada do primeiro turno é, sim, uma grande motivação para o jogo de hoje, independentemente do que uma vitória atleticana poderá representar em termos de dificuldades para o time carioca, que luta contra o rebaixamento. “Não desejamos mal a ninguém, mas queremos, sim, o nosso bem. E para isso temos de vencer esta partida”, declarou o atacante.

Nenhum comentário: