sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Festa regada a dobradinha (28/11)

Paulo Galvão - Estado de Minas

A torcida já comprou quase 50 mil ingressos e a festa de despedida do Atlético no Mineirão, nesta temporada, domingo, às 17h, contra o Santos, promete ser muito bonita. Mas ela só será completa se a equipe conseguir bater o Peixe, aproveitando a última chance de vencer o mesmo adversário duas vezes neste Campeonato Brasileiro.
Se ganhar o jogo, os atleticanos garantirão vaga na Copa Sul-Americana, objetivo que resta neste fim de temporada. No primeiro turno, fez 3 a 2 na equipe santista, de virada, na Vila Belmiro, gols de Jael, Márcio Araújo e Raphael Aguiar, podendo obter triunfo duplo pela segunda vez na competição.
O único oponente a sentir a espora do Galo duplamente na competição foi o Vitória. Pela 15ª rodada, no Mineirão, os donos da casa fizeram 2 a 1, gols de Marques e Gedeon, com Rodrigão descontando. Já na 34ª rodada, em Salvador, Pedro Paulo garantiu novo triunfo alvinegro, desta vez por 1 a 0.
O Atlético teve a chance de obter tal feito três vezes antes de finalmente alcançá-lo. A primeira chance foi contra a Portuguesa, da qual ganhou por 2 a 0, no Mineirão, pela quarta rodada, gols de Coelho e Marques. No segundo turno, chegou a fazer 1 a 0 com César Prates, mas cedeu o empate no Canindé.
Já na sexta rodada, bateu o Ipatinga por 4 a 2, também em Belo Horizonte, gols de Leandro Almeida, Coelho, Beto e Petkovic. No returno, porém, levou o troco, perdendo por 3 a 2, no Ipatingão.
Novamente jogando em casa, pela 13ª rodada, o Galo fez 3 a 2 no Coritiba, mais uma vez depois de sair atrás no marcador, com gols de Gedeon, Petkovic e Eduardo. Mas no segundo turno a virada se inverteu: o alvinegro saiu na frente, gol de Renan Oliveira, mas os paranaenses marcaram duas vezes e venceram o jogo.
Se apenas o Vitória foi dobrado duas vezes neste Brasileiro pelo alvinegro, somente uma equipe conseguiu vencê-lo duas vezes: o rival Cruzeiro. No primeiro confronto, o Galo abriu o placar com Danilinho, mas Thiago e Ramires garantiram o triunfo cruzeirense. Já no mês passado, com gols de Jonathan e Guilherme, os celestes não deram chance ao alvinegro.
Quem pode conseguir igualar a equipe azul é o Grêmio, que, mesmo jogando no Mineirão, no primeiro turno, fez 4 a 0 no Atlético. A chance de passar pelo alvinegro pela segunda vez será em 7 de dezembro, na rodada de encerramento do Nacional.
Independentemente dos jogos que faltam, o Galo terminará o campeonato sem vencer seis equipes, além do Cruzeiro: Fluminense (um empate e uma derrota), Goiás (dois empates), São Paulo (uma derrota e um empate), Figueirense (dois empates), Palmeiras (um empate e uma derrota) e Internacional (uma derrota e um empate).
IMPROVISO
Para tentar vencer o Santos pela segunda vez no Brasileiro, o técnico Marcelo Oliveira terá de recorrer ao improviso. Ontem, o lateral César Prates foi vetado pelos médicos devido a dor na virilha direita.
Em seu lugar entra o atacante Raphael Aguiar, que não vê problemas em atuar no lado esquerdo da defesa. “Não é minha posição, mas sempre procuro dar o máximo, vou me adaptando e procuro melhorar a cada jogo”, disse o jogador, que tem procurado se aplicar nos treinamentos. “Minha deficiência é um pouco na parte defensiva, mas, com treinos e jogos, vou aprimorando esse trabalho de marcação, tentando melhorar.”

Nenhum comentário: