segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Atlético mais tranqüilo, mas sem acomodação (03/11)

Marcelo: 'Temos que nos fortalecer'
Time fica bem próximo de afastar de vez risco de queda, e de assegurar vaga na Sul-Americana. Técnico Marcelo Oliveira não quer saber de relaxamento


De volta à 12ª colocação, posição que mais ocupou no Brasileirão (em 12 das 33 rodadas já disputadas), o Atlético, que foi a 41 pontos depois da vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo, ficou muito próximo de alcançar aquele que se tornou seu principal objetivo na reta final da competição: se afastar de vez da ameaça de rebaixamento e evitar um vexame maior no ano do centenário. Pelas contas do técnico Marcelo Oliveira, o Galo precisa somar mais dois dos 15 pontos que ainda estão em disputa para terminar a temporada em paz.
Na matemática, a missão não é complicada. Porém, Marcelo Oliveira não admite acomodação no time depois do triunfo sobre o Botafogo. “A vitória sempre gera tranqüilidade, mas não podemos acomodar, assim também como não podemos nos abater quando ela não vem. Temos que nos fortalecer e tirar proveito dela, tirar ensinamentos”, disse o treinador. Os cinco jogos restantes do Atlético no Brasileirão são: Vitória (fora), Vasco (casa), Sport (f), Santos (c) e Grêmio (f).
Segundo o site Chance de Gol, especialista em estatísticas de futebol, no momento, o Galo tem apenas 2,9% de chances de ser rebaixado à Série B. Para evitar que esse risco cresça nas cinco últimas rodadas, o técnico Marcelo Oliveira vai cobrar dos jogadores mais atenção durante as partidas. O treinador não gostou do erro da equipe no lance que resultou no gol do Botafogo.
“O pior de todos, e que eu vou cobrar dos jogadores, porque não admito, é você estar com a bola, vai bater uma falta e sabe que o adversário sai no contra-ataque com velocidade e técnica. Tem que resguardar atrás, fazer a falta se possível. Uma falta nossa virou gol do Botafogo. Uma desatenção que poderia ter mudado o destino do jogo”, ressaltou Marcelo Oliveira.
Vaga na Sul-Americana
À medida que se distancia da zona da degola, o Galo se aproxima de uma vaga na Copa Sul-Americana. Para isso, o time precisa terminar no máximo em 12º lugar, ou em 13º, caso o Sport figure na zona de classificação ao torneio. Isso porque o time pernambucano já tem vaga assegurada na Libertadores e não pode disputar a outra competição organizada pela Conmebol. Hoje, as chances de classificação do Atlético à Sul-Americana são de 68,4 %, segundo o Chance de Gol

Nenhum comentário: