01/10/2012 - 17h27
Queda de rendimento no returno afasta Atlético-MG do título, mas não da Libertadores
Do UOL, em Belo Horizonte
Apesar de ter somado apenas nove pontos no mês de setembro e de ter somente duas vitórias no returno do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG se vê próximo de conquistar a classificação à Libertadores, mas por outro lado está mais distante da briga pelo título nacional. As chances de confirmar vaga variam, no momento, de 94,4% a 98,9.
Depois de se mostrar aliviado com o fim do mês de setembro, em que o Atlético-MG fez oito jogos (venceu dois, perdeu três e empatou três) e perdeu a liderança do Campeonato Brasileiro, o técnico Cuca disse que a queda de rendimento do time mineiro, que não vence há quatro partidas, se deve ao desgaste físico, que resultou em contusões de atletas nesse período.
Com 53 pontos somados no Brasileiro, o Atlético precisa chegar aos 70 pontos para ter 99,99% de chances matemáticas para a classificação para a próxima Libertadores, segundo o site Chance de Gol. Dessa forma, o time alvinegro precisaria somar 17 pontos em 33 possíveis, aproveitamento pouco superior a 50% para voltar à competição internacional.
De acordo com o Chance de Gol, se a equipe chegar aos 68 pontos, terá 99% de chance de se classificar para a próxima Libertadores. Para este cenário pouco menos seguro, o time comandado pelo técnico Cuca precisaria de apenas 15 pontos nas 11 rodadas finais, aproveitamento de 45% dos pontos disputados.
Apesar de não vencer há quatro rodadas, permitindo ao Fluminense abrir seis pontos na liderança, o Atlético-MG, que já teve aproveitamento superior a 80%, tem aproveitamento percentual agora de 65%, e terá de sofrer queda ainda maior nas 11 rodadas finais do torneio nacional, para não se classificar para a Libertadores de 2013.
O site Chance de Gol dá ao alvinegro mineiro 98,9% de chances de classificação para a Libertadores. Já o site Probabilidades no Futebol, de um grupo de professores do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, dá 94,4% de possibilidades de conquista de vaga pelo Atlético-MG, que não disputa esse torneio desde 2000, portanto há 12 anos. Naquela ocasião, o time atleticano disputou a competição por ter sido vice do Brasileiro, atrás do campeão Corinthians.
Em relação à chance de comemorar o título brasileiro, a queda de rendimento no returno deixou o Atlético-MG mais distante. Na segunda colocação nas últimas sete rodadas, o time comandado pelo técnico Cuca tem apenas 11,5% de chance de título de acordo com o Chance de Gol. Já o site Infobola põe o Atlético-MG com 15 % de possibilidades de ser campeão brasileiro, o que só aconteceu em 1971. Para o site Probabilidades no Futebol, as chances atleticanas são de 15,4%.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário